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Conhecendo as estrelas-do-mar

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características do grupo dos equinodermos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Invertebrados, bem como suas características principais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Os Echinoderma (gr. echinos, espinhos + derma, pele) constituem um dos filos mais facilmente reconhecíveis do Reino Animal. Incluem as bem conhecidas estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ouriços-do-mar, serpentes-do-mar, bolachas-da-praia e lírios-do-mar. Todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial.

Praticamente todos têm hábitos bentônicos (que vivem sobre o substrato de rios e mares) e são presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. São animais que não apresentam cabeça, têm um esqueleto interno, larvas bilaterais que sofrem metamorfose e dão origem a animais adultos de simetria radial. Todos os equinodermos são marinhos e são comuns e abundantes em todos os oceanos do mundo.   

Algumas características   

1- Proteção  

Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas. Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.   

2- Sustentação e locomoção            

Possuem endoesqueleto de placas calcárias móveis (articuladas) ou fixas, frequentemente com espinhos. As placas podem ser distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar. Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos.   

3 - Reprodução

São animais de sexos separados e de fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, aparecendo em cada classe um tipo característico de larva: bipinária (nas estrelas-do-mar), pluteus (ofiúros e ouriço), dolidária (crinóides) e auriculária (pepino-do-mar).   

Importância para o homem   

Os equinodermos são pouco usados como alimento; no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço-do-mar. As paredes do corpo do pepino-do-mar, após serem fervidas e secas, produzem o “trepang” usado para fazer sopas. As vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes; entretanto, estrelas-do-mar podem danificar culturas comerciais de ostras e mexilhões, trazendo sérios prejuízos aos criadores. Está nas pesquisas biológicas a maior utilidade dos equinodermos. Muitos são os ensaios experimentais sobre fecundação e desenvolvimento feitos com o ouriço-do-mar.   

Adaptado de: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/equino/Introducao.htm (consultado em 14/06/10, às 17h46min). 

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade lúdica de escuta de história (lenda sobre a estrela-do-mar), discussões sobre a história, além de vídeos e texto sobre os equinodermos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de contação de história para os alunos (lenda sobre a estrela-do-mar), discussão e interpretação da lenda, apresentação de vídeos para os alunos, bem como texto informativo e discussões sobre o mesmo.   

Atividade de Sensibilização:

Uma história sobre as Estrelas-do-mar Professor, disponha os alunos em círculo na sala e conte para eles a lenda japonesa sobre a origem da estrela-do-mar. Faça esta leitura em sala, num formato de contação de história, de maneira que os alunos fiquem empolgados e curiosos para saber mais sobre o assunto. Abaixo segue a lenda:   

A origem da estrela-do-mar

Texto: Claudio Seto

Uma antiga lenda da província de Okinawa conta que, certa ocasião, o deus Estrela Polar e a deusa Cruzeiro do Sul resolveram trazer vida para a Terra. Então, quando a deusa Cruzeiro do Sul estava pronta para dar à luz, ela perguntou ao deus Poderoso do Céu onde poderia ter seus bebês. O deus Poderoso do Céu olhou para a Terra e avistou uma pequena ilha chamada Taketomi-jima, onde existia, ao sul, um belo mar de coral. Então, ele disse à deusa Cruzeiro do Sul: – Vá ao lado sul de Taketomi-jima, pois lá existe uma praia com águas mornas e ondas mansas, isso será muito bom para seus bebês.

Assim, a deusa Cruzeiro do Sul desceu da Alta Planície Celeste e dirigiu-se à ilha, conforme sugerira o deus Poderoso do Céu. Lá chegando, deu à luz a várias estrelinhas cintilantes. A deusa estava muito feliz, pois realmente aquela praia tinha a água morna e uma temperatura perfeita para que suas filhas pudessem passar os primeiros anos de suas vidas.

– Assim que crescerem, elas subirão a Alta Planície Celeste para se encontrar comigo e viveremos cintilantes no céu. Disse a deusa retornando ao seu lugar.

Entretanto, o deus Sete Dragões do Mar ficou irritado, porque a deusa Cruzeiro do Sul não lhe pediu permissão e usou a praia para parir seus filhos. Ele então chamou uma das suas serviçais, a dona Serpente Gigante, e ordenou:

– Não admito que ninguém dê à luz em meu oceano sem minha permissão. Vá e devore todos os bebês que encontrar na região sul da ilha.

A dona Serpente Gigante, obediente à ordem de seu amo, engoliu todos os bebês da deusa Cruzeiro do Sul com sua enorme bocarra, matando-os todos. Em seguida, cuspiu seus corpos.

As estrelinhas mortas flutuaram no mar até alcançarem uma praia chamada Higashi Misaki, no lado leste da ilha Taketomi. As estrelinhas, empurradas pelas ondas, pararam na praia e ficaram com o corpo salpicado de areia. Nessa localidade, havia um santuário onde vivia a semideusa Amável. Quando encontrou as estrelinhas sem vida, Amável sentiu muita pena delas e levou-as para o santuário.

- Oh! Pobres estrelinhas, vou colocá-las no incensório. Assim, quando os aldeões vierem me trazer oferendas durante o festival e queimarem os incensos, suas almas poderão subir ao céu junto à fumaça. Lá, na Alta Planície Celeste, poderão reencontrar sua mãe.

Conforme a semideusa Amável planejou, quando chegou o dia do festival, os aldeões queimaram muitos incensos e as almas dos bebês-estrelas subiram ao céu levadas pelas fumaças.

Esta é a origem lendária da estrela-do-mar. Em Taketomi-jima, apesar de séculos terem se passado, ainda hoje é possível encontrar estrelas-do-mar com corpos salpicados de areia nas belas praias que ficam ao sul da ilha de Okinawa. Elas são conhecidas como Hoshi-suna (estrelas de areias), nome que nasceu em referência a esta lenda.   

Retirado de: http://caldeiraodeideias.spaces.live.com/blog/cns!8E793040742E0154!394.entry (consultado em 14/06/10, às 17h57min).    

Discutindo o assunto

Depois da leitura da lenda para a turma, converse com eles sobre o que acharam: será que é verdade que as estrelas-do-mar surgiram assim? Elas são seres vivos ou não? Deixe que os alunos se manifestem, incentive-os a falar sobre suas experiências, a contarem se já viram estrelas-do-mar, como elas eram, dentre outras coisas.

Comente com os alunos sobre um grupo de animais muito interessante, os equinodermos. Quem já ouviu falar deles? É possível que os alunos não conheçam este nome. Cite exemplos, como o ouriço-do-mar, pepino-do-mar, estrela-do-mar, e reveja se algum aluno conhece algum destes espécimes.             

Leve para a sala de aula algumas imagens de equinodermos e apresente para os alunos, mostre-os e se possível entregue uma imagem para cada aluno, de forma que possam observar atentamente as características dos animais e colar no caderno. Peça que eles desenhem no caderno algum exemplo de equinodermo visto na aula de hoje e destaquem as características principais deste animal.             

Abaixo seguem exemplos de fotografias de equinodermos que poderão ser usadas na aula:

http://www.planetavivo.org/drupal/files/ProgramasInvestigacion/LibroDeCiencias/HistoriaVidaTierra/Cap2_Cuerpos/Diapo3_Equinodermos.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://3.bp.blogspot.com/_PMLYSQ7gE0c/SPpbLsVsxLI/AAAAAAAAAIM/qLneGIk1Je0/s400/estrela_do_mar1.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://www.trilhasemergulho.com.br/mergulho/biologia-outros/Estrela-do-Mar-01.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://www.infoescola.com/files/2009/08/8afaourico.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://centros3.pntic.mec.es/cp.valvanera/esoanim/equinodermos.jpg  (consultado em 14/06/10, às 18h10min).

http://w3.impa.br/~luis/fotos/0711_macros-2/ourico-071117-P+R2_14253a.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/equino/Bolacha.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://www.cenemar.org.br/foto_do_dia/foto_01.jpg   (consultado em 14/06/10, às 18h10min).

http://lablogatorios.com.br/rainha/files/2008/07/pepino_do_mar.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://www.rmarinhos.com.br/loja/images/Pepino%20do%20mar%20R$%2015,00.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://alogicadosabino.files.wordpress.com/2008/11/crinoide.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://image55.webshots.com/55/4/65/98/430446598uvFmDl_ph.jpg (consultado em 14/06/10, às 18h10min).   

http://www.neotropicalbrasil.com/images/ofiuro.JPG (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

http://farm4.static.flickr.com/3181/2952632139_c3342686e7.jpg?v=0 (consultado em 14/06/10, às 18h10min). 

Ferramentas tecnológicas             

Após os alunos observarem as fotografias de equinodermos e escreverem características que percebem nestes animais, apresente para a turma os vídeos abaixo.   

Equinodermos - iPED

http://www.youtube.com/watch?v=VmE_SiYe-yM    

Estrelas-do-Mar e Companhia (Retratos do Reino Animal)

http://www.youtube.com/watch?v=gwOthFvI5IM    

EQUINODERMOS: Ofiuroideos

http://www.youtube.com/watch?v=08TE8JN1EGU&feature=related    

EQUINODERMOS: Diversidad 1

http://www.youtube.com/watch?v=7c7aFPZmjBg&feature=related   

Vida de Bolacha

http://www.youtube.com/watch?v=bj3rOo0eGRs    

Erizos y estrellas de mar (vídeo em espanhol, mas de fácil entendimento e com imagens interessantes)

http://www.youtube.com/watch?v=fsJ1tq7dvDc    

Sea Cucumber (vídeo em inglês, mas que deve ser usado para mostrar as imagens)

http://www.youtube.com/watch?v=vsLBOkYLLeI&feature=related    

Após assistirem os vídeos, destaque com a turma alguns aspectos: quem são os outros equinodermos? Como eles vivem? Quais são as semelhanças e diferenças entre cada um deles?

Peça para os alunos pegarem o desenho de equinodermo que fizeram no caderno e apontarem as características daquele animal, fazendo uma ficha de identificação do mesmo, como sugere o exemplo abaixo:   

Reino: Animalia

Filo ou grupo: Echinoderma

Nome do animal: Estrela-do-mar

Reprodução: Sexuada ou assexuada

Alimentação: Moluscos, crustáceos, vermes e outros invertebrados

Respiração: Branquial

Onde vive: Substrato marinho

Importância: Equilíbrio ecológico

Herbívoro ou carnívoro? Carnívoro   

Para isso, leve para a sala algumas revistas e enciclopédias, para que os alunos possam pesquisar sobre os equinodermos. Divida-os em grupos e oriente esta pesquisa.

Ao final da atividade, entregue o texto abaixo para a turma, ele poderá ser usado para ajudá-los a preencher a ficha de identificação.   

Texto para os alunos:   

Os equinodermos são os seres do filo Echinoderma (echinos, espinho; derma, pele), geralmente encontrados em grandes profundidades.

São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis).

Como exemplo, podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria ou pepino-do-mar, lírio-do-mar, bolachas-da-praia, ofiúro e ouriço-do-mar. Este filo surgiu no período Cambriano recente e possui cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.

Estes seres vivos possuem um sistema nervoso central bastante simples, não possuem cérebro e apresentam uma limitada rede nervosa, cujos neurônios não estão conectados aos órgãos centrais.

Apesar de possuírem sexos diferentes, estes seres se reproduzem sem contato físico, ou seja, sua reprodução se dá através da liberação de óvulo e espermatozóide dentro da água, sendo assim, a fertilização ocorre externamente.

Muitos equinodermos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, como por exemplo, a estrela-do-mar, que ao ser cortada em muitas partes, é capaz de se regenerar após alguns meses.

Echinoderma é o maior filo animal que não possui nenhuma representação em água doce e nem em vida terrestre.   

Adaptado de: http://www.todabiologia.com/zoologia/equinodermos.htm (consultado em 14/06/10, às 19h40min).                

Discuta com os alunos o texto, esclareça as dúvidas deles. Eleja alguns alunos para que escrevam no quadro como fez a sua ficha de identificação, peça que os colegas comentem sobre as características principais dos equinodermos.  Instigue os alunos a pensarem sobre o hábito destes animais, onde vivem, e direcione a discussão para os alunos relacionarem os hábitos exclusivamente marinhos destes animais com seu tipo de alimento, dentre outros aspectos. Esclareça que os equinodermos podem viver livres ou presos no substrato.             

Os vídeos mostram o Sistema Ambulacral deste filo (como por exemplo o vídeo Estrelas-do-Mar e Companhia), então peça que os alunos expliquem como estes animais se locomovem e se alimentam. Oriente a discussão de forma que eles relacionem com o sistema hidrovascular (chamado ambulacral), que é uma característica peculiar do filo e desempenha funções de locomoção, fixação e captura de alimentos. Além disso, auxilia na respiração e excreção. Ele consiste em canais cheios de água marinha, que penetram no corpo por uma placa perfurada denominada madreporito, e se comunicam com os pés ambulacrais, presentes na superfície do corpo. A pressão exercida na água pelos pés ambulacrais permite a locomoção, fixação e captura de alimentos destes animais. Se for preciso, retome os vídeos com os alunos, para que relembrem estas características.          

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem links de atividades e textos que poderão ser usados em sua aula, caso seja necessário, ou para ampliar as informações que você necessite para ministrar a aula.   

http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u38.jhtm (consultado em 14/06/10, às 20h16min).    

http://www.biologados.com.br/fotos/equinodermos/equinodermos_fotos.htm (consultado em 14/06/10, às 20h17min).    

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioequinodermos.php (consultado em 14/06/10, às 20h18min).    

http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/nemo_-_estrela.jpg (consultado em 14/06/10, às 20h19min).    

http://www.youtube.com/watch?v=84rcwVt3odA&feature=related (consultado em 14/06/10, às 20h20min).    

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1662 (consultado em 14/06/10, às 20h21min).    

http://bmfunchal.blogs.sapo.pt/15945.html (consultado em 14/06/10, às 20h22min). 

Avaliação

Como forma de avaliar se os objetivos da aula foram atingidos, propomos uma atividade lúdica, em que os alunos, brincando, poderão fixar os conhecimentos.             

Dança dos equinodermos (adaptação da dança das cadeiras)

Leve a turma para o pátio da escola e coloque cadeiras em forma de círculo (a quantidade de cadeiras deve ser um número a menos que o número de alunos da turma).

Coloque uma música e os alunos têm que andar em volta das cadeiras. Quando a música parar, os alunos devem assentar-se, e aquele que ficar em pé deverá responder uma questão sobre o assunto equinodermos. Se o aluno acertar a questão ele continuará na brincadeira, se errar ele deverá sair e uma cadeira deverá ser retirada. Vence o aluno que ficar no final.

O professor poderá adaptar as questões de acordo com o que foi trabalhado em sala.

Exemplos de questões:   

1- Dê dois exemplos de animais do grupo dos equinodermos.

2 – Cite uma característica das estrelas-do-mar.

3 – Qual a estratégia de defesa do pepino-do-mar?

4 – Explique a afirmativa: “Quase todos os representantes do grupo dos equinodermos são móveis”.

5 - De que maneira os equinodermos podem indicar se um ambiente está poluído?

6- Como ocorre a locomoção nos equinodermos?

7- Como os equinodermos respiram?

8- Como é o corpo dos ouriços-do-mar?

9 – Como é o corpo das estrela-do-mar?

10 – Como é o corpo dos pepino-do-mar?

11 – Como é o corpo dos ofiúros?

12- Como é o corpo das bolachas-da-praia?

13- Como são os crinóides?

14 – Cite quais equinodermos são carnívoros.

15 – Onde podemos encontrar os equinodermos?

16- Qual a importância da estrela-do-mar para o ambiente que ela vive?

17 – “Os equinodermos são capazes de se regenerar”. Explique essa afirmação com um exemplo.

18 – Qual a importância dos equinodermos para o homem?

19 – Como é o sistema nervoso dos equinodermos?

20 – Explique como ocorre a fecundação dos equinodermos.

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