Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando uma resenha.

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero resenha; identificar os elementos que caracterizam o gênero em questão; comparar a resenha com o texto fonte.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia do texto abaixo:

Essa é a nossa primeira resenha aqui no Gostei Disso. Muito foi falado sobre esse filme “2012”; um filme catastrófico baseado na profecia Maia que dizem que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012. O grande diretor Rolland Emmerich consegue mais uma vez surpreender nesse longa de quase 3 horas de duração. O filme apesar de ser longo não é cansativo, com uma ótima história onde o Dr. Adrian Helmsley descobre que o fim está próximo depois que seu amigo na Índia mostra o aquecimento central da terra. O Filme é um dos melhores quando se trata de fim do mundo, sem contar nos efeitos especiais aonde mais uma vez a tecnologia chega a nos surpreender. Talvez um dos pontos fracos do filme, é que vendo o trailer parece ter muito mais cenas de desgraça (não que eu tenha gostado de ver a desgraça dos outros), mas pelo tamanho do filme poderiam destruir mais coisas. O filme tem romance, tem aquele drama entre família pelo fato de Jackson Curtis (John Cusack) não se dar com seu filho por causa da separação com sua esposa, e que agora trabalha como motorista particular devido a sua carreira de escritor mal sucedido. Como é o estilo desse tipo de filme as cenas são bastante rápidas e fazem com que o público se contorça na cadeira e vibre com cada escapada da família Cusack contra o deslocamento terrestre, fazendo você realmente entrar no clima do filme. Mas não é isso, em “2012″ mostra um lado humanista da coisa e não poderia deixar de ser um filme tocante. Para finalizar nós do Gostei Disso recomendamos esse filme, e não se trata de apenas mais um filme de fim dos tempos e sim um filme bem produzido, com atores competentes e efeitos visuais excelentes. Se você ainda está na dúvida de ver ou não ver esse filme com medo de que seja igual ao “Independence Day” ou o “Dia depois do Amanhã”  não fique, pode ir sem medo, porque nós do Gostei Disso Gostamos.

http://www.gosteidisso.com.br/index.php/2009/11/17/resenha-de-filme-2012/ (Acesso em 12/06/2010)

B) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e, em seguida, entregue a eles uma cópia dos exercícios abaixo:   

- Sobre o que trata o texto?

- Você já assistiu ao filme “2012”? Em caso afirmativo, resuma-o com suas palavras.

- Há alguma opinião do autor explícita no texto? Comprove sua resposta com uma frase do texto.

- Retire do texto:

a) uma opinião positiva sobre o filme.

b) uma opinião negativa sobre o filme.

- Na sua opinião, com que finalidade esse texto foi escrito?

- O texto lido é uma resenha. Na sua opinião, o que seria uma resenha? Quais seriam suas características?   

C) Peça aos alunos que façam as atividades em silêncio e, depois, discuta oralmente cada uma das questões.

Atividade 2   

A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia do texto abaixo:

LUA NOVA Por Ana Lúcia Santana

Algumas tramas apenas sugeridas em Crepúsculo despertam com força total em Lua Nova, a eletrizante sequência da saga de Stephenie Meyer, especialmente o tão esperado triângulo amoroso protagonizado por Bella, Jacob e Edward. Outra personagem, que apenas promete seu retorno no primeiro livro, ressurge aqui de forma arrebatadora, deixando atrás de si um rastro de sangue, a vampira Victória. Ao contrário do esperado na continuação de uma obra que ocupou por muito tempo o primeiro lugar na lista dos mais vendidos nos mais conceituados veículos literários, Lua Nova é ainda mais eletrizante, hipnótico e sedutor, conquistando o leitor desde as primeiras linhas. É praticamente impossível deixar de navegar por suas páginas até que finalmente se alcance, sem fôlego, as últimas palavras, as quais pairam no ar, na mais fiel tradição de Scherazade, a autora das Mil e Uma Noites, conduzindo inevitavelmente o leitor até o terceiro livro da série, Eclipse. Em Lua Nova a autora remete seus personagens a um passado longínquo, às origens de sua própria história. Os mitos quileutes apenas esboçados anteriormente ganham forma concreta neste livro. Assim, outras criaturas míticas se somam aos vampiros, levando Jacob a uma jornada sem volta aos segredos que envolvem sua família e seus amigos, especialmente o enigmático Sam Uley. Por outro lado, Edward também realiza uma viagem rumo ao desconhecido, na mesma direção do destino que marca a relação entre amantes que se vêem sem saída, no melhor estilo Romeu e Julieta. Esta história clássica, de repente, parece transportar Bella e seu amado à mesma trajetória de desencontros, mal-entendidos, ameaças e morte. E leva a protagonista a mergulhar sua existência em um estado de completo vazio emocional, um árduo caminho que, através da dor, a conduz inevitavelmente à maturidade. Neste contexto aparecem na trama novos e fascinantes vampiros, simultaneamente aterrorizantes e sedutores, a medieval família Volturi, guardiã da cidade de Volterra, localizada na Itália. Seus três integrantes – Caius, Aro e Marcus -, antigos companheiros de Carlisle, líder do clã dos Cullen, acrescentam novos e mais picantes ingredientes à já complexa relação de Bella com Edward. No segundo livro a protagonista se vê dividida entre dois universos míticos. Seu coração oscila diante de um cruel dilema, escolher entre adversários milenares, amores distintos e intensos, cada um a sua maneira. A amizade e a lealdade são colocadas à prova e Bella tem que optar por um lado. Afinal, como conciliar crenças e interesses tão antagônicos? Bella, mais que nunca, intensifica seu distanciamento das outras pessoas, particularmente na escola. Como Zoey, a protagonista de Marcada – da série House of Night -, ela tem uma crescente dificuldade de interação com os humanos e se sente constantemente deslocada no seu círculo social. Talvez por isso ambas se sintam tão à vontade junto a criaturas míticas e imortais. Stephenie Meyer parece mesmo ter encontrado a fórmula do sucesso, combinando irresistivelmente em Lua Nova as doses certas de romance, fantasia, suspense e o resgate de criaturas míticas com novas vestes, bem mais atraentes e fascinantes. O resultado é um livro de tirar o fôlego, inspirado, segundo a autora, em músicas do circuito alternativo, especialmente em bandas como Muse, Coldplay, Linkin Park, My Chemical Romance, entre outras. E a sequência, Eclipse, promete ainda mais.

http://www.infoescola.com/livros/lua-nova/  (Acesso em 12/06/2010)

B) Peça aos alunos que leiam o texto em silêncio e, em seguida, entregue a eles uma cópia das questões abaixo:

1) Sobre o que trata o texto?

2) Na sua opinião, há alguma crítica presente no texto? Justifique com uma frase do texto.

3) A leitura do texto desperta em você o interesse em ler o livro mencionado na crítica? Por quê?

4) Leia novamente o texto. Podemos afirmar que ele é dividido em duas partes essenciais. Levante hipóteses: que partes são essas?   

C) Conceda um tempo para que os alunos realizem as atividades e, em seguida, abra um espaço para discussão, de tal forma que os alunos interajam entre si sobre as questões apresentadas.

Atividade 4   

A) Com base nas discussões realizadas nas atividades anteriores, peça aos alunos que, com o auxilio do professor, respondam:

- O que é uma resenha?

- Quais são suas características fundamentais?

- Qual a sua função comunicativa?   

B) Ouça a sugestão de todos os alunos e forme, de acordo com as sugestões deles, um texto coerente acerca do assunto.

      

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Avaliação

Solicite aos alunos que elaborem um “mural cultural” para pregar no mural da escola. Esse mural deverá conter resenhas de livros e filmes, produzidas pelos alunos, para exposição e consulta de funcionários e alunos da escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSELMA DOS SANTOS SOARES, ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR PAULO SOUTO , Bahia - disse:
    profjo10@hotmail.com

    14/11/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI AS SUGESTÕES, APLIQUEI E REALMENTE FOI UM SUCESSO. OBRIGADA E CONTINUE POSTANDO SUGESTÕES QUE VENHAM SOMAR O NOSSO SISTEMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.