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Números naturais virando números fracionários

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS:

Utilizar a representação de frações em situações que indicam a relação parte - todo;

Entender que em um inteiro pode-se extrair uma fração;

Conceituar fração;

Calcular uma fração de um todo.

Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber utilizar a  divisão de números inteiros;

Perceber  partes do inteiro.

Estratégias e recursos da aula

 1ª Atividade:

 A professora fará oito partes de um círculo  em papel cartão nas cores que desejar.

A turma e  a professora irão até a  quadra da escola, onde já estava desenhado um grande círculo no chão dividido em oito partes iguais.  A professora pedirá que oito alunos  escolham uma cor e fiquem em um espaço da divisão do círculo.

Será perguntado para os alunos: O que eles estão observando? Deixar que eles coloquem oralmente todas as próprias observações. A professora poderá perguntar: O que foi que ela representou ?

Eles irão perceber que há um círculo dividido em oito partes e que cada aluno que está em um pedaço tem uma parte do círculo com uma cor diferente. Assim irão elaborar o que significa essa pequena parte da divisão de um todo. Deverão chegar a conclusão, que é uma divisão e a professora irá perguntar: Alguém conhece o termo fração?

O termo fração terá que ser definido e construído pela turma. Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica.

Como segunda atividade os alunos que estão no círculo irão receber uma  folha com a sua representação de sua parte, isto é, cada um receberá um papel com uma escrita de 1/8.

A professora perguntará o porquê.

 Depois de debates e levantamento de hipóteses os alunos deverão construir o conceito de  que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros. Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários.

Após a construção oral do conceito, a professora e os alunos farão outra atividade.

Observarão quantas partes o círculo está dividido e podem começar a fazer várias combinações com os cartões, como:

a) Cada cartão colorido corresponde a que fração do total ? 1/8

b) Ao juntar o vermelho com o laranja que fração será formada ? 2/8

c) Ao agrupar os cartões azul, roxo e verde que fração restará ? 3/8

f) Que fração corresponde o total de cores ? 8/8

A professora deverá discutir com os alunos o conceito de metade da fração pois é um conceito  mais usado pelos alunos.

Se possível, conversar sobre outros inteiros que eles conhecem e outras metades em nomenclatura de fração.

3ª Atividade:

A professora, agora, fará a proposta de uma  tarefa:

1 - Os alunos receberão 120 bandeirinhas cortadas em papel ofício na cor branca, e terão que divididas igualmente entre os 6 grupos;

2 - Os alunos deverão calcular para saber quantas bandeirinhas cada grupo terá que receber;

3 - Cada grupo terá que colorir as 20 bandeirinhas recebidas após a divisão feita, com as mesmas cores dos círculos que fizeram parte na 1ª atividade.

4 - Ao terminarem de colorir as bandeirinhas, os alunos deverão responder as seguintes questões:

a) Ao todo, quantas bandeirinhas foram coloridas? 120

b) Cada grupo coloriu quantas bandeirinhas? 20

c) Que fração representa cada grupo de 20 bandeirinhas ? 1/6

d) 3/6, correspondem a quantas bandeirinhas ? 60

Novamente a professora poderá debater sobre a formação de metade de um inteiro.

 Após questões respondidas, os alunos juntarão as bandeirinhas coloridas, tendo a oportunidade de debater sobre a atividade proposta. Neste momento, os alunos deverão registrar em um caderno ou em uma folha ofício sobre as atividades e as conclusões construídas.

4ª Atividade:

A professora levará 18 ovos para a sala de aula, com a proposta de que os alunos se dividam em 3 grupos com 6 integrantes cada, para que os utilizem em três receitas diferentes.

a) O primeiro grupo deverá redigir uma receita de bolo, onde serão utilizados 1/6 dos ovos (3 );

b) O segundo grupo deverá redigir uma receita de torta, onde serão utilizados 1/2 dos ovos ( 9 );

c) O terceiro grupo deverá redigir uma receita de pudim, onde serão utilizados 1/3 de ovos (6 ).

 Após a elaboração das receitas, um aluno escolhido de cada grupo, deverá ler a sua receita para a turma.

Recursos:

Papel cartão colorido;

Uma caixa de ovos;

Giz para desenhar no pátio da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá em cada momento das atividades.

Em especial para última atividade. Como avaliação final da aula a professora fará uma pequena arguição:

a) Quantos ovos não foram  utilizados na receita do primeiro grupo ? 15

b) Quantos ovos não foram utilizados na receita do segundo grupo ? 9

c) Quantos ovos não foram utilizados na receita do terceiro grupo ?  12

A professora estará avaliando os conceitos de fração e as operações de adição e subtração.

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