15/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVOS:
Utilizar a representação de frações em situações que indicam a relação parte - todo;
Entender que em um inteiro pode-se extrair uma fração;
Conceituar fração;
Calcular uma fração de um todo.
Saber utilizar a divisão de números inteiros;
Perceber partes do inteiro.
1ª Atividade:
A professora fará oito partes de um círculo em papel cartão nas cores que desejar.
A turma e a professora irão até a quadra da escola, onde já estava desenhado um grande círculo no chão dividido em oito partes iguais. A professora pedirá que oito alunos escolham uma cor e fiquem em um espaço da divisão do círculo.
Será perguntado para os alunos: O que eles estão observando? Deixar que eles coloquem oralmente todas as próprias observações. A professora poderá perguntar: O que foi que ela representou ?
Eles irão perceber que há um círculo dividido em oito partes e que cada aluno que está em um pedaço tem uma parte do círculo com uma cor diferente. Assim irão elaborar o que significa essa pequena parte da divisão de um todo. Deverão chegar a conclusão, que é uma divisão e a professora irá perguntar: Alguém conhece o termo fração?
O termo fração terá que ser definido e construído pela turma. Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica.
Como segunda atividade os alunos que estão no círculo irão receber uma folha com a sua representação de sua parte, isto é, cada um receberá um papel com uma escrita de 1/8.
A professora perguntará o porquê.
Depois de debates e levantamento de hipóteses os alunos deverão construir o conceito de que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros. Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários.
Após a construção oral do conceito, a professora e os alunos farão outra atividade.
Observarão quantas partes o círculo está dividido e podem começar a fazer várias combinações com os cartões, como:
a) Cada cartão colorido corresponde a que fração do total ? 1/8
b) Ao juntar o vermelho com o laranja que fração será formada ? 2/8
c) Ao agrupar os cartões azul, roxo e verde que fração restará ? 3/8
f) Que fração corresponde o total de cores ? 8/8
A professora deverá discutir com os alunos o conceito de metade da fração pois é um conceito mais usado pelos alunos.
Se possível, conversar sobre outros inteiros que eles conhecem e outras metades em nomenclatura de fração.
3ª Atividade:
A professora, agora, fará a proposta de uma tarefa:
1 - Os alunos receberão 120 bandeirinhas cortadas em papel ofício na cor branca, e terão que divididas igualmente entre os 6 grupos;
2 - Os alunos deverão calcular para saber quantas bandeirinhas cada grupo terá que receber;
3 - Cada grupo terá que colorir as 20 bandeirinhas recebidas após a divisão feita, com as mesmas cores dos círculos que fizeram parte na 1ª atividade.
4 - Ao terminarem de colorir as bandeirinhas, os alunos deverão responder as seguintes questões:
a) Ao todo, quantas bandeirinhas foram coloridas? 120
b) Cada grupo coloriu quantas bandeirinhas? 20
c) Que fração representa cada grupo de 20 bandeirinhas ? 1/6
d) 3/6, correspondem a quantas bandeirinhas ? 60
Novamente a professora poderá debater sobre a formação de metade de um inteiro.
Após questões respondidas, os alunos juntarão as bandeirinhas coloridas, tendo a oportunidade de debater sobre a atividade proposta. Neste momento, os alunos deverão registrar em um caderno ou em uma folha ofício sobre as atividades e as conclusões construídas.
4ª Atividade:
A professora levará 18 ovos para a sala de aula, com a proposta de que os alunos se dividam em 3 grupos com 6 integrantes cada, para que os utilizem em três receitas diferentes.
a) O primeiro grupo deverá redigir uma receita de bolo, onde serão utilizados 1/6 dos ovos (3 );
b) O segundo grupo deverá redigir uma receita de torta, onde serão utilizados 1/2 dos ovos ( 9 );
c) O terceiro grupo deverá redigir uma receita de pudim, onde serão utilizados 1/3 de ovos (6 ).
Após a elaboração das receitas, um aluno escolhido de cada grupo, deverá ler a sua receita para a turma.
Recursos:
Papel cartão colorido;
Uma caixa de ovos;
Giz para desenhar no pátio da escola.
A avaliação ocorrerá em cada momento das atividades.
Em especial para última atividade. Como avaliação final da aula a professora fará uma pequena arguição:
a) Quantos ovos não foram utilizados na receita do primeiro grupo ? 15
b) Quantos ovos não foram utilizados na receita do segundo grupo ? 9
c) Quantos ovos não foram utilizados na receita do terceiro grupo ? 12
A professora estará avaliando os conceitos de fração e as operações de adição e subtração.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/05/2012
Cinco estrelasQuando colocamos o "Divertido" na aula tudo fica mais interessante! Parabéns!