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Como são as minhocas?

 

15/07/2010

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características gerais do grupo dos anelídeos, através do estudo das minhocas.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos invertebrados e suas características.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Os anelídeos são seres vivos de corpo alongado dividido em anéis, encontrados em ambientes terrestres, marinhos e dulcícolas.             

Os seus anéis são chamados de segmentos ou metâmeros (do grego meta, sucessão; meros, parte). Nos anelídeos a metameria apresenta-se tanto externa como internamente, uma vez que cada anel abriga diversos órgãos individualizados, como nervos, estruturas musculares e unidades excretoras. As minhocas, as sanguessugas e as nereidas são exemplos de anelídeos.

Características gerais dos anelídeos             

Os anelídeos possuem simetria bilateral (órgãos duplicados). A cavidade interna possui um líquido que atua como veículo de transporte de nutrientes, gases e resíduos do metabolismo entre o sistema cardiovascular e as do organismo.             

O corpo dos anelídeos é revestido por um tecido epitelial simples, que secreta uma cutícula delicada, protegendo o organismo contra a desidratação. A parede do corpo contém uma musculatura bem desenvolvida e capaz de permitir o movimento do animal.             

Muitos anelídeos são dotados de cerdas quitinosas, estruturas existentes na parede do corpo e que, expandindo-se e retraindo-se, conferem, respectivamente, aspecto liso e áspero ao animal. Esses movimentos das cerdas, associados à ação muscular e nervosa, participam do mecanismo locomotor.             

A maioria dos anelídeos tem respiração cutânea, isto é, as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente são efetuadas através da pele. Mas alguns representantes aquáticos respiram através de brânquias, filamentos delicados, dotados de vasos sanguíneos que, por difusão, retiram gás oxigênio dissolvido na água.             

Nos anelídeos surge o sistema cardiovascular, ou circulatório, pela primeira vez na escala evolutiva dos animais. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma.             

Os anelídeos possuem sistema digestório completo, com boca e ânus. A excreção é realizada por estruturas denominadas nefrídios, que eliminam as excretas através de poros que se abrem na superfície do corpo.             

As minhocas são hermafroditas, podendo apresentar um segmento produtor de óvulos, e outro produtor de espermatozóides. O segmento reprodutivo masculino possui um par de dutos espermáticos para a saída dos espermatozóides, enquanto o segmento feminino possui um par de ovidutos, para a saída dos óvulos. As espermatecas são parte do sistema feminino, e são câmaras de armazenamento do sêmen. O clitelo é uma estrutura reprodutiva que consiste de determinados segmentos do corpo nos quais a epiderme fica enormemente inchada com glândulas que formam uma cintura envolvendo o corpo do animal, geralmente na região dos poros genitais.             

O acasalamento ocorre por cópula, em que há uma transferência mútua de esperma. Os poros genitais masculinos de um verme se aproximam das espermatecas do outro verme, havendo assim a transmissão de sêmen de um para outro, que pode ser simultânea ou não. Poucos dias após a cópula, secreta-se um casulo para a deposição dos ovos. O clitelo secreta um material resistente e envolvente, que forma o casulo. Quando o casulo encontra-se completamente formado, ele desliza para a frente, e os ovos são descarregados no interior do casulo a partir dos gonóporos femininos. Em seguida, o esperma é depositado no casulo quando ele passa sobre as espermatecas, ocorrendo a fertilização externa no casulo. À medida em que o casulo desliza sobre a cabeça do verme e se libera do corpo, as extremidades são seladas, guardando os ovos em desenvolvimento. Os oligoquetas jovens emergem do casulo após oito dias a vários meses de desenvolvimento.   

Adaptado de: http://amora.cap.ufrgs.br/test/svivos/anelideos/os_anelideos.htm (consultado em 09/06/10, às 09h29min).  

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade experimental com observação de espécimes de minhoca, bem como montagem de modelo de uma minhoca, texto e vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de orientação de discussões entre os alunos durante a atividade experimental, montagem de modelos de minhocas, com observação das características do grupo, bem como apresentação de vídeos e texto sobre o assunto.   

Atividade Experimental: Observando minhocas             

Professor, num primeiro momento da aula, proponha aos alunos uma atividade experimental de observação de minhocas. Para tanto, se a escola contar com um jardim ou horta, leve a turma para este espaço, munidos de pequenas pás, para a procura dos espécimes. Oriente os alunos a fazer esta procura de forma cuidadosa, para não machucar as minhocas que encontrarem. Colete algumas minhocas, uma para cada quatro alunos, e leve para o laboratório de ciências, ou sala de aula, devidamente preparada para realizar a atividade experimental.             

Divida a turma em grupos de quatro alunos e entregue para cada grupo um exemplar de minhoca e um pequeno roteiro de observação do animal:

Roteiro para observação das minhocas  

1)     Pegue delicadamente a minhoca e sinta seu corpo com as mãos, reparando se ela é um vertebrado ou invertebrado. Escreva abaixo suas observações. ____________________________________________________________________________________________________________________

2)     Perceba quais as características do animal, como é seu corpo. Escreva abaixo suas observações. ____________________________________________________________________________________________________________________  

3)     Localize a cabeça, observe os anéis do corpo. São muitos ou poucos anéis? É fácil localizar a cabeça?

____________________________________________________________________________________________________________________   

4)     Agora coloque a minhoca sobre a mesa e observe seus movimentos. Como ela se locomove? Ela tem pés? ____________________________________________________________________________________________________________________

5)     Observe a figura abaixo. O que você acha que está acontecendo? ____________________________________________________________________________________________________________________

Retirado de: http://belutkadut.files.wordpress.com/2008/09/lumbricus_copulation.jpg (consultado em 09/06/10, às 09h53min  ).

6)     Do que você acha que as minhocas se alimentam? ____________________________________________________________________________________________________________________               

Após a observação das minhocas pelos alunos e o preenchimento dos roteiros pelos grupos, comece na sala uma discussão sobre as impressões dos alunos quanto a este grupo de animais. Deixe que eles falem suas opiniões, instigando o raciocínio e busca de conhecimentos prévios e experiências pessoais de cada um. Discuta sobre as questões do roteiro, explicando que as minhocas não possuem coluna vertebral, por isso são consideradas animais invertebrados. Seu corpo é alongado e com vários segmentos ou anéis, que podem ser sentidos no toque. A cabeça é difícil de localizar, pois os dois extremos do corpo são muito parecidos. Seus movimentos são muito rápidos, em serpenteio, o que mostra que elas têm músculos desenvolvidos, mas não possuem pés.             

Comente com a turma que as minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas. Tal característica/fato já era conhecida no Egito antigo. A rainha Cleópatra e seus contemporâneos a chamavam de animal sagrado, por dar fertilidade às margens do rio Nilo. Minhocas têm sido usadas para transformar excremento humano dos esgotos em adubo inodoro - as fezes da minhoca não fedem. As minhocas se alimentam de organismos mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra (húmus). Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra. São muito usadas na pesca como iscas pelos pescadores. A respiração da minhoca ocorre pela pele (respiração cutânea). Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozóides.   

Adaptado de: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_242728.shtml (consultado em 09/06/10, às 10h25min) & http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/minhoca.htm (consultado em 09/06/10, às 10h26min). 

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões sobre as minhocas e suas características, entregue para cada aluno um texto informativo sobre o assunto, fazendo posteriormente à leitura e discussão na sala de aula, sondando se os alunos conseguiram construir novos conhecimentos sobre este grupo de animais. Revise o que eles já aprenderam e esclareça dúvidas que surgirem. Abaixo segue sugestão de texto:

Muito mais do que isca

Embarque em uma viagem subterrânea pelo mundo curioso das minhocas 

Por: Júlio Molica, Ciência Hoje das Crianças             

Hoje é dia de fazer uma viagem subterrânea! Vamos conhecer um dos mais importantes e incompreendidos animais da natureza: a minhoca. Mas pode guardar a vara de pescar, porque esse bicho é muito mais do que um simples ajudante na caça aos peixes.             

A minhoca contribui de várias maneiras para melhorar as propriedades do solo. Para começar, os buracos que ela faz na terra ajudam a arejá-la e permitem que a água circule melhor por ali. Além disso, o seu cocô é cheio de nutrientes que enriquecem o solo. Tudo isso é bom para as plantas, que retiram da terra a água e os nutrientes que precisam para crescer.             

A presença de minhocas em um solo, porém, não garante, necessariamente, a sua qualidade. “As minhocas contribuem para a melhoria da terra, mas não são tão eficientes quanto um fertilizante, por exemplo”, explica George Brown, agrônomo da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa). Tanto é que existem minhocas na Amazônia, apesar de ser comprovado que o solo de lá, em geral, é pobre.            

Mas não é só na Amazônia que existem minhocas. Elas ocupam grande parte do território nacional e em quantidade. O Brasil é o terceiro país com maior número de minhocas do mundo. São cerca de 300 espécies já conhecidas espalhadas por aí. Porém, como são poucos os especialistas que as estudam, a expectativa é que existam muito mais espécies. Pelos cálculos de George, cerca de mil.             

Ele e sua equipe encontraram 45 novas espécies em poucos meses de busca. Uma delas, do gênero Rhinodrilus , com impressionantes 60 centímetros, chamou a atenção pelas cores, uma mistura de azul com cinza. O que os anima nessa procura é o fato de que muitas minhocas só existem nas proximidades do local onde foram encontradas, ou seja, são endêmicas. “Por isso, é muito provável que se achem novas espécies em lugares nunca antes visitados”, explica.

Pesca, uma ameaça             

Porém, enquanto não achamos novas espécies, temos que proteger as que já conhecemos. Você lembra do início do texto quando falamos sobre pesca? Pareceu brincadeira, né? Pois saiba que a pesca é um risco para esses bichos subterrâneos. Isso porque os pescadores descobriram que muitos peixes têm preferência por um tipo especial de minhoca de tamanho grande, os chamados minhocuçus.             

Dessa forma, muitos minhocuçus – como o minhocuçu-do-cerrado (Rhinodrilus alatus), que pode medir mais de 50 centímetros –, são caçados e utilizados como isca. Como consequência, essa espécie está na lista de animais ameaçados de extinção. Para tentar mudar essa situação, George propõe algumas soluções, como a coleta limitada e a utilização de iscas artificiais ou de minhocas criadas em cativeiro, como a gigante africana ou a vermelha da Califórnia. “Porém, a tarefa é complicada, já que nem todos os peixes gostam delas”.             

Por falar em isca, sabia que muitos pescadores cortam as minhocas em vários pedaços para render mais? Tudo porque a maioria das minhocas pode regenerar grande parte do corpo. Mas há um detalhe: o animal não resiste se for cortado na altura dos seus órgãos principais, como o coração. Eles ficam perto da cabeça do animal, que por sua vez fica próxima de uma parte mais gorda da minhoca, o clitelo, seu órgão reprodutor.             

Essa característica permite às minhocas resistir aos ataques de aves, que muitas vezes cortam esses bichos pela metade com o bico. Mas também serve para mostrar como são curiosos esses animais que vivem embaixo da terra. Você não acha?

Retirado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/muito-mais-do-que-isca/?searchterm=minhocas (consultado em 09/06/10, às 10h32min). 

Ferramentas tecnológicas             

Após a discussão sobre o texto, apresente para a turma alguns vídeos interessantes sobre os anelídeos, como forma de sistematizar o que aprenderam na aula de hoje e construir novos conceitos.

Abaixo seguem os links:   

Minhocas transformam lixo em adubo: http://videos.sapo.pt/fEKLRNAetE4AP8IFO2Aa (consultado em 09/06/10, às 10h36min).  

Minhoca e companhia (Retratos do Reino Animal): http://www.youtube.com/watch?v=wq4-N2zPHNQ (consultado em 09/06/10, às 10h37min).   

Annelida / Earthworm / Regenwurm (vídeo sem som, que demonstra o movimento da musculatura, que permite que as minhocas se locomovam): http://www.youtube.com/watch?v=eBAn0TXGe_0&feature=related (consultado em 09/06/10, às 10h38min).   

Momento Ambiental Minhocas: http://www.youtube.com/watch?v=RGzI_yDWsgg (consultado em 09/06/10, às 10h39min).   

Depois de assitirem os vídeos, peça aos alunos que produzam um texto abordando os pontos principais que eles julgarem mais importantes e interessantes dos vídeos e da aula.

Peça que pesquisem sobre estes pontos do texto produzido, e nesta pesquisa poderão ser investigadas as seguintes temáticas: Características principais do grupo, Importância ecológica das minhocas, Relação da fertilidade do solo com a presença de minhocas, dentre outros.

Discuta com os alunos sobre os temas escolhidos para pesquisa, e produza junto com a turma um mural expondo o resultado da discussão e da pesquisa, podendo usar figuras, textos de jornais e revistas, desenhos dos alunos, textos produzidos pelos alunos, dentre outros recursos. Através desta atividade, os alunos poderão divulgar suas investigações para as outras turmas da escola, o que os ajudará a fixar os conhecimentos construídos.

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem outros recursos que você poderá usar na aula, como complemento, ou mesmo para aprender mais sobre os anelídeos. Filme: “Barry e a banda das minhocas”

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=cL4F3S4829U  (consultado em 09/06/10, às 10h46min).    

Barry (Peter Frödin) é uma jovem minhoca que não aceita o futuro ao qual está destinado, de ser gerente na indústria de adubos. Um dia ele encontra um antigo vinil de disco music, que faz com que ele conheça o prazer de dançar. É quando ele decide montar uma banda, chamada Barry e Suas Minhocas, na intenção de fazer com que todos os insetos também sintam o ritmo. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/barry-e-a-banda-das-minhocas/ (consultado em 09/06/10, às 10h47min).    

http://www.youtube.com/watch?v=oH8NMYi7qqw&feature=related (consultado em 09/06/10, às 10h48min).  

http://www.youtube.com/watch?v=DIpMomEpa0Q&feature=related (consultado em 09/06/10, às 10h49min).  

http://www.youtube.com/watch?v=K4wbdvPPJuY (consultado em 09/06/10, às 10h50min).  

http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u39.jhtm (consultado em 09/06/10, às 10h51min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Proponha para os grupos que construam modelos de minhocas, utilizando:

tubos sanfonados, usados em construção civil, para representar o movimento do animal, além de seu corpo segmentado;

gel de cabelo, para representar a umidade para respiração e deslizamento do animal;

outros artifícios, à escolha dos alunos, que poderão usar para representar da melhor forma possível as características dos anelídeos.       

Através desta montagem de modelos, você poderá avaliar se os alunos conseguiram construir novos conhecimentos sobre o grupo dos anelídeos, de acordo com o que representarem em seus modelos.         

Depois de os modelos estarem prontos e avaliados, você poderá sugerir aos alunos que exponham suas obras na escola, divulgando seu trabalho e dando a outras turmas a oportunidade de aprender mais sobre as minhocas.

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