15/10/2010
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Reconhecer e identificar os elementos que caracterizam uma sinopse; perceber a função textual dos elementos identificados; perceber a função social do gênero estudado; produzir no gênero estudado.
Habilidades básicas de leitura e escrita
Atividade 1
A) Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar na expressão “sinopse”, se sabem o que ela significa.
B) Anote as sugestões dos alunos no quadro.
C) Em seguida, entregue a eles uma cópia da definição abaixo:
sinopse si.nop.se sf (gr synopsis) 1 Obra ou tratado que apresenta em síntese o conjunto de uma ciência. 2 Descrição abreviada. 3 Compêndio, resumo, síntese, sumário. 4 Visão de conjunto.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sinopse (Acesso em 12/06/2010).
D) Leia a definição com os alunos e solicite a eles que deem exemplos de onde podemos encontrar uma sinopse.
Atividade 2
A) Inicie a aula entregando aos alunos uma cópia dos textos abaixo:
TEXTO 1
P.S. EU TE AMO
Holly Kennedy (Hilary Swank) é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry (Gerard Butler). Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: P.S. I Love You . A mãe de Holly (Kathy Bates) e as melhores amigas dela, Sharon (Gina Gershom) e Denise (Lisa Kundrow), estão preocupadas porque as cartas mantêm a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.
http://br.cinema.yahoo.com/filme/14932/sinopse/pseuteamo (Acesso em 12/06/2010)
TEXTO 2
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.
http://br.cinema.yahoo.com/filme/15508/sinopse/omeninodopijamalistrado (Acesso em 12/06/2010).
TEXTO 3
FORÇA G
Esquadrão de porquinhos da Índia recebe missão do governo norte-americano para deter os planos maquiavélicos de um bilionário, que planeja dominar o planeta.
http://br.cinema.yahoo.com/filme/15933/sinopse/forcag3d (Acesso em 12/06/2010)
TEXTO 4
SORTE NO AMOR
Ashley (Lindsay Lohan) é conhecida por seus amigos como a garota mais sortuda que existe. Por outro lado, Jake (Chris Pine) é o rapaz mais azarado que circula pelas ruas de Nova York. Quando os dois se conhecem numa festa e trocam um beijo, a sorte dos dois vira como num passe de mágica.
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13725/sinopse/sortenoamor (Acesso em 12/06/2010)
B) Peça aos alunos que leiam os textos com atenção e, em seguida, entregue a eles uma cópia dos exercícios abaixo:
1) Do que trata os textos: 1? 2? 3? 4?
2) O que é apresentado em cada um desses textos?
3) Podemos classificar os textos lidos como resumo ou resenha? Justifique.
4) Os textos lidos são sinopses de filme. O que seria, na sua opinião, uma sinopse?
5) Qual seria a função comunicativa do gênero sinopse?
6) O texto que aparece geralmente atrás da capa dos DVDs, nas locadoras, podem ser classificados como sinopse? Justifique.
7) Levante hipóteses: quais seriam as características do gênero sinopse? Que elementos básicos constituem o gênero?
C) Dê um tempo para que os alunos realizem as atividades.
D) Após esse tempo, discuta as respostas com os alunos.
Atividade 3
A) Entregue aos alunos uma cópia do texto abaixo:
O resumo, a resenha, a recensão, a síntese, a sinopse, a epítome, a súmula e o sumário são os principais processos de contração de texto. Dada a dificuldade de distinção destes vários processos, propomos as seguintes definições: O resumo é exposição abreviada de uma sucessão de acontecimentos, das características gerais de alguma coisa, etc., tendente a favorecer a sua visão global. Resumir ou contrair um texto obedece a certas regras. Um esquema aceitável seria: 1. Segmentação - selecionar as frases, expressões ou palavras mais importantes do texto, isto é, aquelas que contêm as ideias significativas sem as quais o texto seria ilegível; 2. Agrupamento - analisar os segmentos de significado e agrupá-los por conjuntos que possuam uma lógica semântica entre si; 3. Hierarquização - fazer um plano esquemático com os segmentos de significado, hierarquizando-os e distinguindo as partes em que o texto eventualmente se divide. As únicas diferenças entre resumo e sinopse dizem respeito ao local de ocorrência e à pessoa que os redige: o resumo aparece em publicação à parte e é redigido por outra pessoa que não o autor do trabalho resumido; a sinopse é uma visão de conjunto redigida pelo autor, ou por um redator da revista ou livro periódico onde sai o trabalho, e é geralmente posta entre o título e o texto. Uma resenha ou recensão é um resumo crítico que obriga a apresentar juízos e comentários pessoais a par da descrição objetiva do texto recenseado.
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/contraccao_texto.htm (Acesso em 12/06/2010)
B) Leia o texto com os alunos e questione: segundo o texto, o que é sinopse? Qual a diferença entre sinopse e resumo?
C) Em seguida, entregue aos alunos uma cópia do texto abaixo:
Apresentação e características da SINOPSE
A sinopse é um texto EXPOSITIVO que apresenta de forma resumida o conteúdo de um objeto cultural, geralmente com a intenção de antecipar o que é a obra. Quem resume deve exprimir, em estilo objetivo, os elementos essenciais da obra. Por isso não cabem, numa sinopse, comentários ou julgamentos ao que está sendo condensado. Leia, a seguir, uma sinopse a respeito do mesmo filme, publicada em O Estado de S. Paulo.
O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, EUA/2005, 134 min.) – Drama. Dir. Ang Lee. Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Randy Quaid, Anne Hathaway, Michelle Williams. Enquanto cuidam de um rebanho de ovelhas, isolados em uma região montanhosa, dois jovens rancheiros se apaixonam. Ao voltar à civilização, não será fácil manter as aparências em uma sociedade conservadora e preconceituosa. 16 anos.
Uma sinopse deve apresentar dados técnicos referentes à obra, e também pode servir para despertar a atenção de quem a lê. Nesse sentido, é importante contar a história, mas deixar o leitor com curiosidade para saber mais. É aconselhável:
- elaborar as frases na ordem direta e na voz ativa;
- usar a 3ª pessoa do singular;
- eliminar detalhes que não são fundamentais para a compreensão da obra;
- evitar o uso abusivo de adjetivos;
- substituir formas mais extensas por outras mais curtas;
- manter o encadeamento do texto através de conectores (mas, então, assim, já que, embora...) para que haja articulações lógicas entre as partes.
http://www.cei.santacruz.g12.br/~redacao/machuca0.htm (Acesso em 12/06/2010).
D) Leia o texto com os alunos e questione: quais os elementos característicos da sinopse?
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa avaliação contará com um tempo maior para sua realização. Sugira aos alunos que escrevam uma novela (ou encenem um teatro, como as crônicas do Luis Fernando Veríssimo ou de Moacir Sclyar). Para tanto, marque algumas aulas para a elaboração da mesma em sala de aula. Ao final da produção, os alunos deverão escrever a sinopse da novela (ou dos teatros) e apresentá-la para outras turmas. O professor deverá marcar uma data para que os alunos encenem o texto criado. Assim poderá avaliar se o conteúdo da novela é coerente com o que foi apresentado na sinopse.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/07/2013
Quatro estrelasGOSTEI DA PESQUISA REALIZADA NO SITE, POIS DISPONIBILIZOU IDEIA DE COMO ABORDAR O ASSUNTO DE FORMA CLARA E PRECISA PARA A MINHA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, VOCÊS APRESENTAM UMA MANEIRA DE MEDIAR O CONTEÚDO COM UMA CERTA LEVEZA, PARA QUEM ENSINA E PARA QUEM APRENDE. VALE RESSALTAR QUE EM SE TRATANTO DE ALUNO DE UMA ESCOLA DE POUCO RECURSO DIDÁTICO, REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. INFELIZMENTE O PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DEVE BUSCAR RECURSOS BARATOS,PORÉM DE MUITA SIGNIFICAÇÃO.
19/05/2013
Cinco estrelasachei muito interessante. gostei muito, e através dessa página encontrei tudo o estava procurando, me ajudou muito agora sim vou poder terminar meu trabalho..
23/07/2011
Cinco estrelasAndrea, você é uma professora muito dedicada,gosta do que faz,e faz com carinho!!! Obrigada pela sua amizade!!! De sua aluna que te admira muito:Sabrina do 7° ano Alaranjado *-*
15/10/2010
Cinco estrelasEssa aula é superinteressante.