Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo um formigueiro

 

19/07/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

: Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto e Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o funcionamento de um formigueiro e sua ecologia.  

Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos Invertebrados, com ênfase nos artrópodes, bem como compreender características principais dos insetos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

As formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vive. São muitas vezes mencionadas como símbolo de cuidado e de esforço, porque muitas de suas espécies parecem exercer atividade incansável. O estudo das formigas atrai os naturalistas desde a antiguidade. Há formigas em quase todas as regiões do mundo, exceto as polares.

As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies de formigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras de alimentos.   

Adaptado de: http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga.htm (consultado em 08/06/10, às 20h45min).    

Nessa página há várias informações sobre formigueiros muito úteis para o professor se preparar para a aula:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga3.htm (consultado em 08/06/10, às 20h46min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos: 

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática de simulação de um formigueiro, bem como assistirão um desenho animado sobre a sociedade das formigas, verão vídeos sobre formigueiros reais e lerão textos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através de discussões que promoverá entre os alunos durante a atividade prática, apresentação de filme sobre a sociedade das formigas, bem como esclarecimento de dúvidas que os alunos trouxerem a respeito do assunto.   

Atividade prática: Entendendo como funciona um formigueiro             

Professor, num primeiro momento da aula, realize com a turma uma atividade que demonstrará a importância da atividade em grupo e a divisão de tarefas em um formigueiro, mas não comente com a turma que será uma simulação de um formigueiro.

Separe a turma em dois grupos. Para um dos grupos dê a seguinte instrução: cada aluno deverá carregar sozinho todas as mochilas dos colegas para um canto da sala. Marque o tempo que eles levarão para realizar esta tarefa.

Após o primeiro grupo terminar a tarefa, passe a instrução seguinte para o segundo grupo: os alunos deverão colocar as mochilas do lado de fora da sala, mas um deve ajudar o outro de alguma forma e ninguém deve fazer nada sozinho. Marque também o tempo que será necessário para a realização desta segunda tarefa.

Terminada essa primeira fase, peça à turma para voltar para seus lugares. Explique para os alunos que agora eles irão fazer uma representação de um formigueiro. Para isso, uma aluna deverá ser eleita para ser a rainha, outro aluno para ser o macho que irá reproduzir com a fêmea, e o restante dos alunos serão os trabalhadores e soldados.  

Após designar o que cada aluno irá representar, peça que pesquisem sobre as funções desempenhadas por cada membro do formigueiro, compreendendo seu funcionamento. Professor, os alunos deverão ter em mente as seguintes funções:

Rainha: não governa a sala, tem a função de pôr ovos. Sem ela, a sala e todos nela morrem. Isso porque apenas as rainhas são capazes de se reproduzir.

Machos: A maioria dos machos vive apenas algumas semanas ou anos. Eles não trabalham e morrem pouco depois de reproduzir com as jovens rainhas.

Trabalhadoras: fazem a maior parte do trabalho. Cuidam da rainha e dos filhotes. As trabalhadoras constroem e reparam a sala. Procuram comida e enfrentam inimigos.

Soldados: defendem a sala.

Agora peça novamente para os alunos se organizarem: as trabalhadoras irão levar as mochilas para perto da rainha e do macho. Os soldados defenderão a sala e as trabalhadoras. A rainha e o macho ficarão sentados nas carteiras observando a movimentação.

Após essa simulação, não discuta ainda com a turma sobre a atividade. Passe para eles assistirem um filme que retrata a sociedade das formigas: “Lucas, um intruso no formigueiro”.             

Abaixo segue o link que mostra o Trailer do filme, para que você possa conhecer previamente a história do desenho. Segue também o link da sinopse do filme: http://www.youtube.com/watch?v=hnX8DRoBkX8&feature=related (consultado em 08/06/10, às 20h59min).    

Sinopse: http://www.cinekids.net78.net/lucas-um-intruso-no-formigueiro/ (consultado em 08/06/10, às 21h10min).     

Após a apresentação do filme, discuta com a turma se eles identificaram alguma relação da atividade que eles realizaram com o que viram no filme. Instigue-os a pensar na distribuição de tarefas, organização e a importância disso para se viver em grupo. Deixe-os se manifestarem, incentivando a discussão.

Fale sobre o funcionamento de um formigueiro e sua importância para o meio ambiente. As formigas, quando abrem seus túneis subterrâneos, aumentam a quantidade de ar e água do solo, além de aumentar os nutrientes presentes no solo, pois levam folhas, cascas e todo tipo de matéria orgânica que poderá lhe servir de alimento e que, ao sofrer decomposição, libera nutrientes para o solo. Pergunte se algum aluno já viu formigas carregando outros insetos mortos para seu formigueiro. Deixe que os alunos comentem sobre seus conhecimentos prévios e experiências, aproveitando para explicar aspectos importantes da sociedade das formigas. 

Imagens de formigueiros:

http://i.olhares.com/data/big/180/1806906.jpg (Consultado em 16/06/10, as 21hrs14min).

http://serfranco.files.wordpress.com/2008/06/formigueiro.jpg (Consultado em 16/06/10, as 21hrs16min). 

Ferramentas tecnológicas 

Professor, após estas discussões sobre o formigueiro e seu funcionamento, passe para a turma mais alguns vídeos, desta vez retratando formigueiros reais e seu funcionamento. Após a apresentação destes vídeos, promova uma nova discussão na turma, esclarecendo dúvidas que surjam e solicitando que os alunos falem suas impressões sobre formigueiros e a sociedade das formigas. Abaixo seguem os links dos vídeos:   

CIDADE DAS FORMIGAS ( formigueiro por dentro): http://youtube.com/watch?v=FH0192DzYdg (consultado em 08/06/10, às 21h25min).    

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA (consultado em 08/06/10, às 21h30min).      

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related (consultado em 08/06/10, às 21h35min).    

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related (consultado em 08/06/10, às 21h40min).    

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related (consultado em 08/06/10, às 21h45min).    

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related (consultado em 08/06/10, às 21h50min).    

O mundo secreto das formigas [parte 6 de 7]: http://www.youtube.com/watch?v=ivLzpyygTbU (consultado em 14/07/10, às 20h37min).    

O mundo secreto das formigas [parte 7 de 7]: http://www.youtube.com/watch?v=Pjy180S4Qiw&feature=related (consultado em 08/06/10, às 21h55min). 

Texto para os alunos:  

Após a discussão sobre os vídeos, entregue para os alunos os textos abaixo (seguem links dos textos), que serão usados como forma de sistematizar os conhecimentos construídos na aula de hoje. Leia com os alunos na sala de aula, ou peça que levem para casa, para fazerem resumos, trazendo na próxima aula as impressões e opiniões sobre o que leram. Estes textos também serão úteis para os alunos terem um registro do que foi trabalhado na aula.  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/dezembro/visita-ao-formigueiro/?searchterm=formigas (consultado em 08/06/10, às 21h32min).      

http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286750.shtml (consultado em 08/06/10, às 21h42min). 

Discutindo sobre as formigas

Professor, após os alunos assistirem os vídeos e lerem os textos propostos, proponha uma pesquisa que responda algumas questões, de forma que os alunos possam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, bem como compreendam a importância de pesquisar para aprender mais.

As questões propostas são:

1) A qual grupo as formigas pertencem?

2) Qual a importância das formigas para o meio ambiente?

3) Para quê algumas espécies de formigas cultivam fungos? Quais são estas espécies?

4) Por que algumas espécies de formigas escravizam outros seres vivos?

5) Existe alguma relação entre formigas e pulgões?

6) Formigas podem transmitir doenças?

Num próximo encontro com a turma, reúna-os em semicírculo e incentive a discussão entre eles, em que contarão para os colegas o que conseguiram aprender mais sobre as formigas através da pesquisa.

Professor, o link abaixo explica como construir um formigueiro. Esta também poderá ser uma atividade de longo prazo de observação de como se estrutura a sociedade das formigas, e com ela os alunos poderão construir muito mais facilmente conhecimentos sobre estes insetos e sua organização.

http://200.144.189.54/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_10 (consultado em 14/07/10, às 21h01min).  

Recursos Complementares

Abaixo seguem outros links de recursos que poderão ser também usados na aula, ou como forma de acréscimo de informações para o professor.  

http://biointerativa.com/qual-a-maior-formiga-do-mundo/#more-5895 (consultado em 08/06/10, às 21h48min).    

http://biointerativa.com/a-organizada-sociedade-das-formigas/ (consultado em 08/06/10, às 21h49min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/191/voce-sabia-que-existem-formigas-que-escravizam/?searchterm=formigas (consultado em 08/06/10, às 21h50min).    

http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga4.htm (consultado em 08/06/10, às 21h51min).    

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_10 (consultado em 08/06/10, às 21h52min).    

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Proponha para a turma que eles organizem uma peça de teatro da história “A Cigarra e a Formiga”. Abaixo segue link da história, que poderá ser contada para a turma, ou entregue em forma de texto. http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9 (consultado em 08/06/10, às 21h51min).  

Observe a organização da turma, a divisão de tarefas para que a atividade seja cumprida. Oriente os alunos a representarem características da formiga que remetam à sociedade em que vivem. Avalie todas as considerações dos alunos, se conseguiram compreender o formato do formigueiro e sua organização, e como sistematizaram seus conhecimentos.

Abaixo seguem outras atividades que também poderão ser desenvolvidas para avaliação dos alunos:  

http://4.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/StI5ysvthyI/AAAAAAAAEdY/HLejaBAvX4o/s320/71.png (consultado em 08/06/10, às 21h45min).    

http://1.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/StI5reYbPCI/AAAAAAAAEdQ/0Rz1oIgPdL8/s320/72.png (consultado em 08/06/10, às 21h46min).    

http://3.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/StI5joMg5jI/AAAAAAAAEdI/wb4v1sKq8H4/s1600-h/73.png (consultado em 08/06/10, às 21h47min).    

http://2.bp.blogspot.com/_paX6JnTLibA/StI57r-bJwI/AAAAAAAAEdg/sAUsw2nYp1Q/s1600-h/70.png (consultado em 08/06/10, às 21h48min). 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.