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Chega aqui, chega lá: calculando com números racionais

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS:

Somar e subtrair frações com denominadores iguais;

Utilizar o cálculo de frações no seu cotidiano;

Reconhecer frações por meio de situações problema.

Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer e utilizar os algoritmos da adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

A professora levará para a sala de aula uma barra de chocolate dividido em  30 quadradinhos, onde estes serão repartidos e colocados em diferentes sacos de papel e depois fechados.

Um aluno irá abrir um saco e encontrará 6 quadradinhos. a) Que fração do chocolate ele recebeu ? A turma deverá responder - 6/30 .

Um outro aluno abrirá um outro saco e encontrará 8  quadradinhos da barra de chocolate. b) Que fração do chocolate ele recebeu ?  Somente as meninas da turma deverão responder - 8/30 .

Um terceiro aluno  abrirá um outro saco e encontrará 7  quadradinhos da barra de chocolate. c) Que fração do chocolate ele recebeu ?  Somente os meninos da turma deverão responder - 7/30.

Agora a professora continuará perguntando:

Que fração do chocolate recebeu o primeiro e o segundo alunos juntos ?

Os alunos deverão responder em dupla em uma folha de papel -  6/30 +8/30 = 14/30.

e) Que fração do chocolate recebeu o segundo e o terceiro ?

Os alunos deverão responder com a mesma dupla - 8/30 + 7/30 = 15/30.

2ª Atividade:

Agora a professora pedirá que os alunos formulem uma pergunta para a seguinte sentença envolvendo o que aconteceu com as barras de chocolate. Ela escreverá no quadro de giz - 30/30 - 7/30 = 17/30

 Selecionará alguns alunos para apresentarem suas perguntas e colocar para serem discutidas pela turma.

3ª Atividade:

A professora esconderá embaixo de algumas carteiras alguns círculos.

Eles serão:

  •  três círculos divididos em 8 partes e  2 partes coloridas ;
  •  quatro círculos divididos em 8 partes e   5 partes coloridas ;
  •  dois círculos divididos em 8 partes e   1 parte colorida ;

Os alunos depois de descobrirem os círculos escondidos debaixo das carteiras formularão perguntas pertinentes a divisão em oito partes e ao colorido. Deverão ser orientados pela professora a criarem situações problema para serem resolvidos pelo grupão. Esta atividade estará objetivando o desenvolvimento do raciocínio fracionário no cotidiano dos alunos.

RECURSOS:

Barra de chocolate;

Círculos coloridos em madeira; ( Círculos de Frações )

Cartolina branca;

Lápis de cor.

Recursos Complementares
Avaliação

 Os alunos demonstrarão seus conhecimentos durante a realização das atividades das propostas pela professora.

Todos os trabalhos realizados pelos alunos, serão expostos em murais, com o objetivo de fixar os conteúdos dados.

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