02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVOS:
Somar e subtrair frações com denominadores iguais;
Utilizar o cálculo de frações no seu cotidiano;
Reconhecer frações por meio de situações problema.
Conhecer e utilizar os algoritmos da adição e subtração.
1ª Atividade:
A professora levará para a sala de aula uma barra de chocolate dividido em 30 quadradinhos, onde estes serão repartidos e colocados em diferentes sacos de papel e depois fechados.
Um aluno irá abrir um saco e encontrará 6 quadradinhos. a) Que fração do chocolate ele recebeu ? A turma deverá responder - 6/30 .
Um outro aluno abrirá um outro saco e encontrará 8 quadradinhos da barra de chocolate. b) Que fração do chocolate ele recebeu ? Somente as meninas da turma deverão responder - 8/30 .
Um terceiro aluno abrirá um outro saco e encontrará 7 quadradinhos da barra de chocolate. c) Que fração do chocolate ele recebeu ? Somente os meninos da turma deverão responder - 7/30.
Agora a professora continuará perguntando:
Que fração do chocolate recebeu o primeiro e o segundo alunos juntos ?
Os alunos deverão responder em dupla em uma folha de papel - 6/30 +8/30 = 14/30.
e) Que fração do chocolate recebeu o segundo e o terceiro ?
Os alunos deverão responder com a mesma dupla - 8/30 + 7/30 = 15/30.
2ª Atividade:
Agora a professora pedirá que os alunos formulem uma pergunta para a seguinte sentença envolvendo o que aconteceu com as barras de chocolate. Ela escreverá no quadro de giz - 30/30 - 7/30 = 17/30
Selecionará alguns alunos para apresentarem suas perguntas e colocar para serem discutidas pela turma.
3ª Atividade:
A professora esconderá embaixo de algumas carteiras alguns círculos.
Eles serão:
Os alunos depois de descobrirem os círculos escondidos debaixo das carteiras formularão perguntas pertinentes a divisão em oito partes e ao colorido. Deverão ser orientados pela professora a criarem situações problema para serem resolvidos pelo grupão. Esta atividade estará objetivando o desenvolvimento do raciocínio fracionário no cotidiano dos alunos.
RECURSOS:
Barra de chocolate;
Círculos coloridos em madeira; ( Círculos de Frações )
Cartolina branca;
Lápis de cor.
Os alunos demonstrarão seus conhecimentos durante a realização das atividades das propostas pela professora.
Todos os trabalhos realizados pelos alunos, serão expostos em murais, com o objetivo de fixar os conteúdos dados.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2011
Quatro estrelasAula muito boa. Parabéns