Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ENTREVISTA COMO RECURSO DIDÁTICO: AMPLIANDO CONHECIMENTOS SOBRE ANIMAIS

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Redigir convite observando:  formato, destinatário, objetivo e remetente;

Elaborar coletivamente roteiro de entrevista observando: tempo, local, objetivo e tema da entrevista;

Investigar sobre as características dos animas: mamíferos, répteis e anfíbios;

Expressar de forma clara e coerente;

Sistematizar as informações coletadas na entrevista em um relatório.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, resgate o conhecimento que os alunos têm sobre seres vivos. Consulte nossa  aula postada no Portal do Professor: “INTRODUZINDO O TEMA ANIMAIS POR MEIO DA LITERATURA”,  ela contribuirá para enriquecer seu trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Professor, vamos utilizar o tema “animais”, como pretexto. Sabemos que as atividades interdisciplinares possibilitam uma aprendizagem mais ampla, pois ao dialogar com as diferentes áreas de conhecimento estamos também aproveitando melhor o tempo de ensino e aprendizagem. Para isso, propomos as seguintes atividades:

1-Aula interativa: resgatando conhecimentos;

3- Redação de um convite observando: o formato, destinatário, objetivo e remetente;

4- Elaboração coletiva de um roteiro de entrevista observando: tempo, local, objetivo e tema da entrevista;

5- Entrevista com um profissional sobre animais, convidado pela turma;

6- Elaboração do relatório sobre a entrevista.   

Recursos que vamos utilizar:

-Caderno para o registro das atividades;

-Máquina fotográfica, gravador ou filmadora;

-Folha de papel em branco;

-Lápis preto e lápis de cor:   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

-Depois de explorar o que eles conhecem sobre os seres vivos, animais e suas características, questione-os sobre como poderemos conhecer mais sobre este tema.

-Procure induzir as respostas de forma que sejam eles que apontem a solução. Para isto, sua condução é fundamental, questionando-os direcionando o debate.

  1. - Onde poderemos pesquisar e aprender sobre animais?
  2. - Em livros, revistas, sítios da internet? Onde mais?
  3. - Qual o nome do profissional que estuda sobre animais? (biólogo, veterinário, zoólogo).
  4. - Quem conhece algum destes profissionais?
  5. - Que tal  convidar algum deles para vir até a escola para ser entrevistado por nós?

Professor, explique aos seus alunos que o convite deve conter algumas informações importantes tais como:

DESTINATÁRIO, OBJETIVO (MOTIVO DO CONVITE), LOCAL, HORÁRIO E REMETENTE.

Registre na lousa para que eles possam consultar.

-Solicite que elaborem o convite e depois faça uma votação para escolher qual será enviado.

-Se achar necessário, distribua a metade de uma folha de papel para cada aluno elaborar seu convite.

Você pode fornecer folha de papel contendo uma moldura ou então sugerir que façam uma:  

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA   

Professor, depois de elaborar e enviar o convite trabalhe com o roteiro da entrevista. Ele é fundamental para se ter uma boa organização, pois direciona as perguntas para não fugir do objetivo do trabalho.

 -Sabemos que as crianças são curiosas, por isto é importante que elas perguntem, mas a organização vai possibilitar maior aprendizagem sobre o tema pesquisado.

-Faça um levantamento das questões que eles querem saber. Escreva a pergunta e quem vai fazê-la.

-Reserve um tempo ao final para que eles possam perguntar o que não estava no roteiro,  pois é importante para eles.

Professor, o sucesso do trabalho depende muito da organização e preparação. Estabeleça normas para a entrevista, como por exemplo:

  •  Durante a entrevista não é permitido sair para ir ao banheiro ou beber água, a não ser em situação de urgência.
  • Para falar ou perguntar deve-se levantar a mão e aguardar a sua vez.
  • Respeitar a ordem das perguntas estabelecidas no roteiro.
  • Só depois de feitas todas as perguntas é que serão permitidas perguntas que não estejam no roteiro.
  • Não são permitidas brincadeiras que atrapalhem a entrevista.

 -Professor, o seu papel enquanto mediador é fundamental, mas procure dar autonomia para os alunos, pois a elaboração do roteiro e a organização prévia te possibilitarão isto.

 -Procure registrar este momento, se possível fotografe ou grave a entrevista. Se perceber que seus alunos podem desempenhar este papel, delegue para eles a função de registrar, fotografando, gravando ou filmando.   

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o relatório vai possibilitar que você sistematize as informações obtidas durante a entrevista, para isso você poderá fazer um amplo debate sobre a ela ou caso tenha gravado ou filmado poderá assistir ou ouvir com os alunos, à medida que forem elaborando o relatório.  

RELATÓRIO: ENTREVISTA

Hoje, dia__ de ________ de  2010, ás _____horas, em    nossa  sala de aula,  entrevistamos _____________________________________________________. Nós descobrimos que_________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Minha opinião sobre a entrevista__________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

SOCIALIZAÇÃO:

Professor, é fundamental a divulgação dos resultados, por isso faça um painel com as fotos ou divulgue os relatórios, assim os alunos vão perceber a importância do trabalho realizado, sua relevância social.

Recursos Complementares

Professor, se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio  http://www.pucrs.br/edipucrs/online/ganhatempo/classificacoes/classifica1.html  Jogo das Classificações .

Este é um jogo sobre a classificação dos animais. Eles vão adorar!   

Avaliação

Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura de um convite (formato, destinatário, data, horário, objetivo e remetente), para isto verifique os convites que elaboraram para a pessoa que entrevistaram. A melhor maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e fazer as adequações metodológicas necessárias para uma melhor aprendizagem.

Verifique se eles entenderam o que é um roteiro de entrevista, sua importância e estrutura. Ao fazer o relatório procure observar se os objetivos foram alcançados, se eles conseguiram se expressar de forma clara durante o diálogo com o entrevistado.

Avalie o relatório elaborado a partir da entrevista e verifique se as principais informações foram privilegiadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.