30/07/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Redigir convite observando: formato, destinatário, objetivo e remetente;
Elaborar coletivamente roteiro de entrevista observando: tempo, local, objetivo e tema da entrevista;
Investigar sobre as características dos animas: mamíferos, répteis e anfíbios;
Expressar de forma clara e coerente;
Sistematizar as informações coletadas na entrevista em um relatório.
Professor, resgate o conhecimento que os alunos têm sobre seres vivos. Consulte nossa aula postada no Portal do Professor: “INTRODUZINDO O TEMA ANIMAIS POR MEIO DA LITERATURA”, ela contribuirá para enriquecer seu trabalho.
Professor, vamos utilizar o tema “animais”, como pretexto. Sabemos que as atividades interdisciplinares possibilitam uma aprendizagem mais ampla, pois ao dialogar com as diferentes áreas de conhecimento estamos também aproveitando melhor o tempo de ensino e aprendizagem. Para isso, propomos as seguintes atividades:
1-Aula interativa: resgatando conhecimentos;
3- Redação de um convite observando: o formato, destinatário, objetivo e remetente;
4- Elaboração coletiva de um roteiro de entrevista observando: tempo, local, objetivo e tema da entrevista;
5- Entrevista com um profissional sobre animais, convidado pela turma;
6- Elaboração do relatório sobre a entrevista.
Recursos que vamos utilizar:
-Caderno para o registro das atividades;
-Máquina fotográfica, gravador ou filmadora;
-Folha de papel em branco;
-Lápis preto e lápis de cor:
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
-Depois de explorar o que eles conhecem sobre os seres vivos, animais e suas características, questione-os sobre como poderemos conhecer mais sobre este tema.
-Procure induzir as respostas de forma que sejam eles que apontem a solução. Para isto, sua condução é fundamental, questionando-os direcionando o debate.
Professor, explique aos seus alunos que o convite deve conter algumas informações importantes tais como:
DESTINATÁRIO, OBJETIVO (MOTIVO DO CONVITE), LOCAL, HORÁRIO E REMETENTE.
Registre na lousa para que eles possam consultar.
-Solicite que elaborem o convite e depois faça uma votação para escolher qual será enviado.
-Se achar necessário, distribua a metade de uma folha de papel para cada aluno elaborar seu convite.
Você pode fornecer folha de papel contendo uma moldura ou então sugerir que façam uma:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA
Professor, depois de elaborar e enviar o convite trabalhe com o roteiro da entrevista. Ele é fundamental para se ter uma boa organização, pois direciona as perguntas para não fugir do objetivo do trabalho.
-Sabemos que as crianças são curiosas, por isto é importante que elas perguntem, mas a organização vai possibilitar maior aprendizagem sobre o tema pesquisado.
-Faça um levantamento das questões que eles querem saber. Escreva a pergunta e quem vai fazê-la.
-Reserve um tempo ao final para que eles possam perguntar o que não estava no roteiro, pois é importante para eles.
Professor, o sucesso do trabalho depende muito da organização e preparação. Estabeleça normas para a entrevista, como por exemplo:
-Professor, o seu papel enquanto mediador é fundamental, mas procure dar autonomia para os alunos, pois a elaboração do roteiro e a organização prévia te possibilitarão isto.
-Procure registrar este momento, se possível fotografe ou grave a entrevista. Se perceber que seus alunos podem desempenhar este papel, delegue para eles a função de registrar, fotografando, gravando ou filmando.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o relatório vai possibilitar que você sistematize as informações obtidas durante a entrevista, para isso você poderá fazer um amplo debate sobre a ela ou caso tenha gravado ou filmado poderá assistir ou ouvir com os alunos, à medida que forem elaborando o relatório.
RELATÓRIO: ENTREVISTA
Hoje, dia__ de ________ de 2010, ás _____horas, em nossa sala de aula, entrevistamos _____________________________________________________. Nós descobrimos que_________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Minha opinião sobre a entrevista__________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ |
SOCIALIZAÇÃO:
Professor, é fundamental a divulgação dos resultados, por isso faça um painel com as fotos ou divulgue os relatórios, assim os alunos vão perceber a importância do trabalho realizado, sua relevância social.
Professor, se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio http://www.pucrs.br/edipucrs/online/ganhatempo/classificacoes/classifica1.html Jogo das Classificações .
Este é um jogo sobre a classificação dos animais. Eles vão adorar!
Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura de um convite (formato, destinatário, data, horário, objetivo e remetente), para isto verifique os convites que elaboraram para a pessoa que entrevistaram. A melhor maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e fazer as adequações metodológicas necessárias para uma melhor aprendizagem.
Verifique se eles entenderam o que é um roteiro de entrevista, sua importância e estrutura. Ao fazer o relatório procure observar se os objetivos foram alcançados, se eles conseguiram se expressar de forma clara durante o diálogo com o entrevistado.
Avalie o relatório elaborado a partir da entrevista e verifique se as principais informações foram privilegiadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!