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CONSTRUINDO AS REGRAS COLETIVAS: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ouvir e falar de forma coerente sobre as regras de convivência;

Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo;

Relacionar a história (vídeo) com a realidade da turma;

 Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo;

Confeccionar cartazes ilustrando as normas elaboradas pelo grupo;

Socializar por meio de cartazes as normas construídas pelo grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante resgatar com os alunos os (pré)conceitos que eles possuem relativos a convivência, solidariedade, respeito e outros. Mas, isto poderá ser feito no decorrer das atividades.

Nossa equipe  tem algumas aulas postadas no Portal do Professor intituladas de: “Direitos e Deveres – Parte 1” e “Direitos e Deveres – Parte 2”, que também podem ser consultadas para enriquecer seu trabalho.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a melhor forma de ensinar é propiciar vivências, por isso este trabalho parte do pressuposto de que a cidadania deve ser experimentada, assim o aluno aprende a importância de compreender e de respeitar o direito do outro. Para isso, vamos utilizar as seguintes atividades:  

 1- Aula interativa: assistindo e discutindo sobre o vídeo.

 2- Dinâmica: QUE BOM, QUE PENA E QUE TAL

– discutindo o cotidiano.

3- Levantando dados: elaborando o consolidado.

4- Confeccionando cartazes.

5- Socialização: divulgação dos resultados.   

Recursos que vamos utilizar: 

- Vídeo com a animação da música: “Errar é Humano” - Toquinho.

-Televisão, DVD ou Data Show.

-Caderno para o registro das atividades.

 -Cartolina e cola.

-Revistas, jornais ou livros usados.

 -Lápis preto e lápis de cor, canetas ou pincel atômico.   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Professor, esta aula poderá ser realizada em qualquer época do ano, principalmente quando perceber que estão acontecendo situações que dificultam a convivência com o grupo ou têm alunos que estão fugindo das normas estabelecidas pela escola.

Prepare a sala colocando as carteiras em círculo, se possível leve uma televisão para sala

Convide antecipadamente, todos os professores e outros profissionais que também trabalham com a turma para participar.   

 REALIZANDO O FÓRUM

Inicie o Fórum explicando o seu significado, ou seja, que estamos todos reunidos para discutirmos sobre nós, sobre a escola que temos e a escola que queremos. Esse momento é importante porque todos têm a oportunidade de expor sua opinião sobre o assunto, dizendo pontos positivos, negativo e de que maneira podemos melhorar.

-Questione os alunos se entenderam o que será feito.

-Tire as dúvidas, dê exemplos caso seja necessário.

-Informe que em primeiro lugar eles falarão suas opiniões e os demais participantes estarão ouvindo. Após o encerramento das observações será a vez dos professores fazerem suas observações e eles deverão apenas ouvir. Esse procedimento se repetirá durante os itens levantados, ou seja, que bom, que pena e que tal. Estabeleça alguns combinados, tais como:

  • Durante o Fórum não é permitido sair para ir ao banheiro ou beber água, a não ser em situação de urgência.
  • Para falar, deve-se levantar a mão e aguardar sua vez.
  • Não é permitido dizer o nome de colegas.
  • Devem-se respeitar colegas e professores.

Sensibilização: Professor coloque o DVD: Mundo da Criança e passe o vídeo: “Errar é Humano”, mas se não tiver o DVD, acesse o sítio: http://vagalume.uol.com.br/toquinho/videos/errar-e-humano.html  nele você encontrará o vídeo. 

Após assistirem ao vídeo discuta com eles sobre o tema: errar é humano. No vídeo mostra três crianças em diferentes situações, dentre elas um menino que tenta andar de bicicleta sem as rodinhas de apoio e cai, até que na terceira vez ele consegue andar sozinho. Discuta sobre o “erro” e a importância em aprendermos com ele.  

 DINÂMICA: QUE BOM, QUE PENA, QUE TAL

-Professor, aproveite que você mobilizou valores e sentimentos e discuta com os alunos sobre as relações: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/ambiente escolar. Para isso, utilize à dinâmica: que bom, que pena e que tal.

-Solicite que um dos professores ou outro profissional que trabalha com a turma e que esteja participando do Fórum, faça o registro.

-Se tiver um computador e um Data Show, poderá projetar o registro que o  professor/relator estiver fazendo simultaneamente.   

QUE BOM: 

Professor, primeiro ouça os alunos, o que acham de bom, com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo em todas as aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros. Depois ouça os professores e demais profissionais que trabalham com a turma e estejam participando, inclusive você, deve falar o que acha que está bom levando-se em conta estes aspectos.   

QUE PENA

Professor, utilize a mesma estratégia, primeiro ouça os alunos. O que eles acham que não está bom com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo em todas as aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros. Depois ouça todos os professores e profissionais que estejam participando, o que acham que não está bom levando-se em conta os aspectos mencionados.   

QUE TAL

 Esta é uma etapa fundamental, pois apresenta soluções, encaminhamentos para problemas apontados. Utilize a mesma dinâmica. Primeiro os alunos se colocam, depois os professores ou os outros profissionais.  

 AVALIANDO O FÓRUM

Antes de encerrar o Fórum solicite que os alunos avaliem oralmente o trabalho, se gostaram ou não e justifiquem sua resposta.  

  

Fonte: acervo da professora. Fórum de avaliação qualitativa realizado em 24/05/2010.

 Alunos e professores do 2º ano B. Escola de Educação Básica da UFU.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 Levantando dados: elaborando o consolidado.   

Professor, depois de realizado o Fórum faça o consolidado. De posse do relatório feito pelo professor relator, discuta com os alunos o que mais foi falado no Fórum, por exemplo: quantas vezes foram citadas as frases “que pena que tem colega que empurra o outro na fila”, ou “que bom que nossa turma é amiga”. Procure ressaltar o que é relevante, se for possível quantifique, mas se não for possível apenas ressalte estas questões. Você poderá apresentar o consolidado em um quadro. Para melhor visualização você poderá projetá-lo em Data Show ou imprimir em cartaz grande e explorar com os alunos.

Veja o exemplo reduzido, de um consolidado de um Fórum realizado na Eseba - Escola de Educação Básica com uma turma de 2º ano, no dia 24/05/2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA -  ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA  

 FÓRUM DE CLASSE 2º ANO B

Participação: Denize D Campos Rizzotto (Assessora/Vice Diretora), Pérola Pereira (Professora Regente), Lucas (Professor de Educação Física), Manuel e Vitor (Professores de Artes), Caroline (Professora de Filosofia), Venilton (Professor de Informática). Coordenadora: Eliana Aparecida Carleto (coordenadora da Área) Relatora: Cleyciane Alves de Faria (setor de apoio – SEAPPS)

DATA: 24/05/2010 Obs: Apresentamos apenas algumas falas como exemplo do consolidado.

QUE BOM/ ALUNOS

QUE BOM/PROFESSORES

  • · A gente faz amizade. Aqui na escola ficamos alegres uns com os outros.
  • · Na aula de Educação Física a gente aprende: brincadeiras, músicas, danças, exercícios, ritmos, gincanas “conta quem está cantando”, corrida, montar coreografia e praticar muitos esportes.
  • · Fazer projeto. Ler, pois quanto mais a gente aprende mais a gente vai conseguir as coisas.
  •  A nossa professora regente ensina a gente a ler e a escrever, a gente a adora. Às vezes ela é meio nervosa, mas a gente gosta muito dela. Ela ajuda a gente.
  • · Alguns alunos são muito interessados, se envolvem de verdade e assim têm um resultado bem melhor do que o esperado.
  • Turma amiga, companheira e bem participativa. ·Companheirismo, uns respeitam os outros, não perdem tempo na aula, fazem tudo bem feito nas aulas e ultrapassam as expectativas.
  • ·Turma especial e acredita que vai melhorar cada vez mais

QUE PENA/ALUNOS

QUE PENA/PROFESSORES

  •  Tem gente que: fica fofocando, faz bagunça e depois chora, mente, fica na porta para ver se o professora está vindo, faz gracinha na hora errada, fica fazendo bagunça na hora errada, não quer participar de algumas atividades.
  • · Na  aula de a Informática quando um colega está tentando digitar o outro vem e completa ou acha a letra antes atrapalha, o professor fica gritando com quem faz gracinha.
  • ·Tem gente que: não participa direito da aula, fica fazendo brincadeiras ruins, não respeita o ritmo do colega, atrapalha e não deixa o professor explicar.                                  
  • · Quando vai discutir algo, alguns ficam falando demais e não estão sabendo dividir o tempo para que a aula possa render.
  •  · Tem problema com a conversa, tem alguns alunos que não estão sabendo sobre a forma correta de se falar na sala de aula. Falam junto com o professor e não têm a conduta combinada no início do ano, mas a maioria respeita.
  •  ·Realmente é uma turma que gosta de conversar.      

QUE TAL/ALUNOS

QUE TAL/PROFESSORES

  • ·Todos devem: andar ao invés de correr e contribuir com todo mundo
  •  ·Sair por ordem de tamanho para o lanche e para ir embora.
  • ·Pedir para os colegas grandes que não fiquem batendo nos menores.
  • ·Colocar placa no lanche: “Por favor, não corra”.
  • ·Dar descarga quando for ao banheiro e colocar placas no banheiro lembrando as pessoas.
  • · Todos devem pensar se conseguem resolver certos problemas sozinhos.
  • · Parar e pensar nas nossas atitudes e saber sobre as horas certas para se fazer cada coisa. Refletir sobre o comportamento e prestar atenção.
  •  · Respeitar as regras estabelecidas, para não atrapalhar os colegas e assim não reduzir o tempo da aula. Cumprir os combinados, respeitar os colegas e fazer a aula render. ·

AVALIAÇÃO/ALUNOS

AVALIAÇÃO/PROFESSORES

  • ·  Gostamos, pois todos os professores vieram e falaram o que acham da gente. ·  É um bom momento para falar sobre as coisas da escola.
  • ·Aprendeu que ninguém é perfeito e que às vezes alguém erra
  • ·Gostou  pois foi o primeiro fórum e tinha muita coisa para falar  
  • · momento fantástico de reflexão e que agora podemos melhorar e fazer isso sempre e que os professores conhecem a individualidade dos alunos
  •  . bom momento para propor soluções e propor melhorias para as aulas e juntos pensar no que pode ser feito
  •   momento importante para fazer com que todos pensem não só na sala e que em outros espaços podem apontar as coisas que não são legais.   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

CONFECCIONANDO CARTAZES E SOCIALIZANDO OS RESULTADOS.

-Professor, depois de explorar o consolidado é hora de agir, ou seja, verifique os encaminhamentos e procure implementar ações que foram apontados no decorrer do Fórum (Que Tal).

-Outra coisa importante é fazer cartazes com as normas que foram estabelecidas pelo grupo, assim todos os professores e profissionais que trabalham com a turma terão mais respaldo para lembrar os alunos sobre os combinados.

-Leve cartolinas, pincéis, lápis de cor, revistas, jornais ou livros usados, para os alunos ilustrarem os cartazes.

-Solicite aos alunos que confeccionem cartazes socializando o que ficou de mais importante relativo à convivência e às normas.

-Cole os cartazes em diferentes pontos da escola para que todos possam ver.

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor, o Fórum é um excelente espaço para você avaliar não apenas as normas da escola, mas a convivência entre os alunos e os demais profissionais da escola; a escola como um todo; o currículo; a organização; as relações interpessoais; além de observar como aluno se expressa, se ele fala de forma coerente sobre os diversos temas abordados; se consegue se posicionar, defender suas ideias.

 -Caso verifique que tem algum aluno que não está participando, questione-o, solicite a sua opinião e valorize a sua participação.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Flávia Rodrigues de Almeida, Escola Estadual Sinhaninha Gonçalves , Minas Gerais - disse:
    flavia_coroaci@msn.com

    04/08/2013

    Quatro estrelas

    Interessante e dinâmica a forma de se abordar questões da rotina da turma e da escola, sendo elas agradáveis ou não para os alunos. Esta aula possibilita uma reformulação das regras de conduta da turma e da escola, ressaltando o que dá certo e modificando, se possível, o que não for legal para os alunos e professores, além de, é claro, aceitar as diferenças como normais e parte da harmonia, pois são elas que nos fazem crescer e melhorar enquanto cidadãos.


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