30/07/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ouvir e falar de forma coerente sobre as regras de convivência;
Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo;
Relacionar a história (vídeo) com a realidade da turma;
Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo;
Confeccionar cartazes ilustrando as normas elaboradas pelo grupo;
Socializar por meio de cartazes as normas construídas pelo grupo.
Professor, é importante resgatar com os alunos os (pré)conceitos que eles possuem relativos a convivência, solidariedade, respeito e outros. Mas, isto poderá ser feito no decorrer das atividades.
Nossa equipe tem algumas aulas postadas no Portal do Professor intituladas de: “Direitos e Deveres – Parte 1” e “Direitos e Deveres – Parte 2”, que também podem ser consultadas para enriquecer seu trabalho.
Professor, a melhor forma de ensinar é propiciar vivências, por isso este trabalho parte do pressuposto de que a cidadania deve ser experimentada, assim o aluno aprende a importância de compreender e de respeitar o direito do outro. Para isso, vamos utilizar as seguintes atividades:
1- Aula interativa: assistindo e discutindo sobre o vídeo.
2- Dinâmica: QUE BOM, QUE PENA E QUE TAL
– discutindo o cotidiano.
3- Levantando dados: elaborando o consolidado.
4- Confeccionando cartazes.
5- Socialização: divulgação dos resultados.
Recursos que vamos utilizar:
- Vídeo com a animação da música: “Errar é Humano” - Toquinho.
-Televisão, DVD ou Data Show.
-Caderno para o registro das atividades.
-Cartolina e cola.
-Revistas, jornais ou livros usados.
-Lápis preto e lápis de cor, canetas ou pincel atômico.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, esta aula poderá ser realizada em qualquer época do ano, principalmente quando perceber que estão acontecendo situações que dificultam a convivência com o grupo ou têm alunos que estão fugindo das normas estabelecidas pela escola.
Prepare a sala colocando as carteiras em círculo, se possível leve uma televisão para sala
Convide antecipadamente, todos os professores e outros profissionais que também trabalham com a turma para participar.
REALIZANDO O FÓRUM
Inicie o Fórum explicando o seu significado, ou seja, que estamos todos reunidos para discutirmos sobre nós, sobre a escola que temos e a escola que queremos. Esse momento é importante porque todos têm a oportunidade de expor sua opinião sobre o assunto, dizendo pontos positivos, negativo e de que maneira podemos melhorar.
-Questione os alunos se entenderam o que será feito.
-Tire as dúvidas, dê exemplos caso seja necessário.
-Informe que em primeiro lugar eles falarão suas opiniões e os demais participantes estarão ouvindo. Após o encerramento das observações será a vez dos professores fazerem suas observações e eles deverão apenas ouvir. Esse procedimento se repetirá durante os itens levantados, ou seja, que bom, que pena e que tal. Estabeleça alguns combinados, tais como:
Sensibilização: Professor coloque o DVD: Mundo da Criança e passe o vídeo: “Errar é Humano”, mas se não tiver o DVD, acesse o sítio: http://vagalume.uol.com.br/toquinho/videos/errar-e-humano.html nele você encontrará o vídeo.
Após assistirem ao vídeo discuta com eles sobre o tema: errar é humano. No vídeo mostra três crianças em diferentes situações, dentre elas um menino que tenta andar de bicicleta sem as rodinhas de apoio e cai, até que na terceira vez ele consegue andar sozinho. Discuta sobre o “erro” e a importância em aprendermos com ele.
DINÂMICA: QUE BOM, QUE PENA, QUE TAL
-Professor, aproveite que você mobilizou valores e sentimentos e discuta com os alunos sobre as relações: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/ambiente escolar. Para isso, utilize à dinâmica: que bom, que pena e que tal.
-Solicite que um dos professores ou outro profissional que trabalha com a turma e que esteja participando do Fórum, faça o registro.
-Se tiver um computador e um Data Show, poderá projetar o registro que o professor/relator estiver fazendo simultaneamente.
QUE BOM:
Professor, primeiro ouça os alunos, o que acham de bom, com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo em todas as aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros. Depois ouça os professores e demais profissionais que trabalham com a turma e estejam participando, inclusive você, deve falar o que acha que está bom levando-se em conta estes aspectos.
QUE PENA
Professor, utilize a mesma estratégia, primeiro ouça os alunos. O que eles acham que não está bom com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo em todas as aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros. Depois ouça todos os professores e profissionais que estejam participando, o que acham que não está bom levando-se em conta os aspectos mencionados.
QUE TAL
Esta é uma etapa fundamental, pois apresenta soluções, encaminhamentos para problemas apontados. Utilize a mesma dinâmica. Primeiro os alunos se colocam, depois os professores ou os outros profissionais.
AVALIANDO O FÓRUM
Antes de encerrar o Fórum solicite que os alunos avaliem oralmente o trabalho, se gostaram ou não e justifiquem sua resposta.
Fonte: acervo da professora. Fórum de avaliação qualitativa realizado em 24/05/2010.
Alunos e professores do 2º ano B. Escola de Educação Básica da UFU.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Levantando dados: elaborando o consolidado.
Professor, depois de realizado o Fórum faça o consolidado. De posse do relatório feito pelo professor relator, discuta com os alunos o que mais foi falado no Fórum, por exemplo: quantas vezes foram citadas as frases “que pena que tem colega que empurra o outro na fila”, ou “que bom que nossa turma é amiga”. Procure ressaltar o que é relevante, se for possível quantifique, mas se não for possível apenas ressalte estas questões. Você poderá apresentar o consolidado em um quadro. Para melhor visualização você poderá projetá-lo em Data Show ou imprimir em cartaz grande e explorar com os alunos.
Veja o exemplo reduzido, de um consolidado de um Fórum realizado na Eseba - Escola de Educação Básica com uma turma de 2º ano, no dia 24/05/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FÓRUM DE CLASSE 2º ANO B
Participação: Denize D Campos Rizzotto (Assessora/Vice Diretora), Pérola Pereira (Professora Regente), Lucas (Professor de Educação Física), Manuel e Vitor (Professores de Artes), Caroline (Professora de Filosofia), Venilton (Professor de Informática). Coordenadora: Eliana Aparecida Carleto (coordenadora da Área) Relatora: Cleyciane Alves de Faria (setor de apoio – SEAPPS)
DATA: 24/05/2010 Obs: Apresentamos apenas algumas falas como exemplo do consolidado.
QUE BOM/ ALUNOS |
QUE BOM/PROFESSORES |
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QUE PENA/ALUNOS |
QUE PENA/PROFESSORES |
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QUE TAL/ALUNOS |
QUE TAL/PROFESSORES |
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AVALIAÇÃO/ALUNOS |
AVALIAÇÃO/PROFESSORES |
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3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO CARTAZES E SOCIALIZANDO OS RESULTADOS.
-Professor, depois de explorar o consolidado é hora de agir, ou seja, verifique os encaminhamentos e procure implementar ações que foram apontados no decorrer do Fórum (Que Tal).
-Outra coisa importante é fazer cartazes com as normas que foram estabelecidas pelo grupo, assim todos os professores e profissionais que trabalham com a turma terão mais respaldo para lembrar os alunos sobre os combinados.
-Leve cartolinas, pincéis, lápis de cor, revistas, jornais ou livros usados, para os alunos ilustrarem os cartazes.
-Solicite aos alunos que confeccionem cartazes socializando o que ficou de mais importante relativo à convivência e às normas.
-Cole os cartazes em diferentes pontos da escola para que todos possam ver.
-Professor, o Fórum é um excelente espaço para você avaliar não apenas as normas da escola, mas a convivência entre os alunos e os demais profissionais da escola; a escola como um todo; o currículo; a organização; as relações interpessoais; além de observar como aluno se expressa, se ele fala de forma coerente sobre os diversos temas abordados; se consegue se posicionar, defender suas ideias.
-Caso verifique que tem algum aluno que não está participando, questione-o, solicite a sua opinião e valorize a sua participação.
Quatro estrelas 1 classificações
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04/08/2013
Quatro estrelasInteressante e dinâmica a forma de se abordar questões da rotina da turma e da escola, sendo elas agradáveis ou não para os alunos. Esta aula possibilita uma reformulação das regras de conduta da turma e da escola, ressaltando o que dá certo e modificando, se possível, o que não for legal para os alunos e professores, além de, é claro, aceitar as diferenças como normais e parte da harmonia, pois são elas que nos fazem crescer e melhorar enquanto cidadãos.