Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A TERRA E SEUS MOVIMENTOS

 

09/07/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Construir os conceitos de rotação e translação.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.  

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO - Conversando com as crianças sobre os possíveis movimentos da terra.

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo com perguntas sobre os movimentos da terra. Será que a terra se movimenta? Se sim, como? Como podemos chamar esses movimentos?

De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.

Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre os movimentos da terra.

 2° MOMENTO – Assistindo o vídeo: De onde vem o dia e a noite?

O professor reúne a turma e apresenta o vídeo: De onde vem o dia e a noite?   

De onde vem o dia e a noite? 

Após a apresentação é importante que o professor retome a discussão e solicite das crianças oralmente o que elas entenderam dos vídeos, depois essa avaliação poderá se dar de forma escrita.   

3º MOMENTO – Experimentando com os corpos das crianças os movimentos de translação e rotação. 

Depois da apresentação e discussão sobre o vídeo o professor sugere que a turma se agrupe em pares e assim orienta que uma das crianças seja o Sol e a outra a Terra. Nesse momento é orientado para o grupo que as crianças que se intitularam Terra iniciem o movimento de rotação, depois o de translação. Após esse momento o professor também pode sugerir o seguinte desafio, se as crianças conseguem realizar os dois movimentos ao mesmo tempo. As duplas poderão traçar as funções para que todas as crianças vivenciem os movimentos.

 Após a vivência é importante que o grupo discuta em sala como foi a atividade e depois registre, através do desenho e da escrita esse momento.   

4º MOMENTO -  Construindo o conceito de rotação e translação.   

Diante das várias observações trazidas pelas crianças nas vivencias realizadas e no vídeo assistido, o professor sugere a leitura coletiva de algumas informações que as crianças trouxeram (material solicitado pelo professor). Após essas leituras o docente conduz a construção de um texto coletivo falando sobre o que é rotação e translação.

Esses textos poderão ser reproduzidos deixando um espaço para as ilustrações realizadas pelas crianças, podendo estes serem fixados nos cadernos das crianças.    

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Recursos Complementares

Orientamos também a utilização dos seguintes materiais:

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u3.jhtm 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção dos conceitos de rotação e translação;
  • Participaram da vivência dos movimentos da Terra;
  • Construíram os registros solicitados sejam individuais ou coletivos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.