09/07/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações.
1° MOMENTO - Conversando com as crianças sobre os possíveis movimentos da terra.
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo com perguntas sobre os movimentos da terra. Será que a terra se movimenta? Se sim, como? Como podemos chamar esses movimentos?
De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.
Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre os movimentos da terra.
2° MOMENTO – Assistindo o vídeo: De onde vem o dia e a noite?
O professor reúne a turma e apresenta o vídeo: De onde vem o dia e a noite?
Após a apresentação é importante que o professor retome a discussão e solicite das crianças oralmente o que elas entenderam dos vídeos, depois essa avaliação poderá se dar de forma escrita.
3º MOMENTO – Experimentando com os corpos das crianças os movimentos de translação e rotação.
Depois da apresentação e discussão sobre o vídeo o professor sugere que a turma se agrupe em pares e assim orienta que uma das crianças seja o Sol e a outra a Terra. Nesse momento é orientado para o grupo que as crianças que se intitularam Terra iniciem o movimento de rotação, depois o de translação. Após esse momento o professor também pode sugerir o seguinte desafio, se as crianças conseguem realizar os dois movimentos ao mesmo tempo. As duplas poderão traçar as funções para que todas as crianças vivenciem os movimentos.
Após a vivência é importante que o grupo discuta em sala como foi a atividade e depois registre, através do desenho e da escrita esse momento.
4º MOMENTO - Construindo o conceito de rotação e translação.
Diante das várias observações trazidas pelas crianças nas vivencias realizadas e no vídeo assistido, o professor sugere a leitura coletiva de algumas informações que as crianças trouxeram (material solicitado pelo professor). Após essas leituras o docente conduz a construção de um texto coletivo falando sobre o que é rotação e translação.
Esses textos poderão ser reproduzidos deixando um espaço para as ilustrações realizadas pelas crianças, podendo estes serem fixados nos cadernos das crianças.
Nome | Tipo |
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De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |
Orientamos também a utilização dos seguintes materiais:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 2 classificações
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27/03/2020
Cinco estrelasAchei excelente, bem criativa e na idade correta para as devidas atividades. Parabéns...
02/06/2015
Cinco estrelasÉ uma aula elaborada, planejada, de excelência, onde pode-se trabalhar também de forma lúdica, sendo seu conteúdo bem rico, norteando as principais temáticas dentro do sistema solar e destacando seus principais eixos paulatinamente. Essa aula é um verdadeiro mimo para-nos docentes. Obrigada a todos que contribuem para que e elaboram aulas abrangentes.