Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Navio Negreiro: elaboração textual de um diário de bordo

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves.

Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’.

Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil.

Produzir um diário de bordo com os fatos relacionados no poema e os que historicamente constituem-se como fatos “reais”.

Empreender pesquisa sobre o contexto histórico-social e literário da época enfatizada no poema.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 5 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa proposta de aulas, é preciso que os alunos:

. conheçam as características da Terceira Geração Romântica - o Condoreirismo.

. saibam a estrutura de um diário de bordo, suas especificidades de registro e seu tipo textual.

. conheçam a importância dos escritores dessa Geração para o movimento abolicionista e da conquista da liberdade dos negros cativos, principalmente Castro Alves.

. saibam as caracterísicas de um poema épico narrativo e de sua constituição: cantos, tipos de versos, rimas, divisões em sílabas poéticas.

. discutam as questões históricas relacionadas com a escravidão e a abolição da escravatura, bem como as implicações e consequências sociais desses momentos tão distintos no Brasil e no mundo.

. compreendam a questão do tráfico negreiro e as questões que envolvem o preconceito racial nos dias de hoje.

. conheçam as figuras de linguagem.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie as aulas, convidando seus alunos para assistirem a uma declamação de um trecho do poema "Navio Negreiro". Os declamadores podem ser do grupo de teatro de sua escola ou, até mesmo, de um grupo de professores da área de Arte, Português, História, Sociologia e Geografia. Uma forma diferente de divulgar o texto original de Castro Alves e de mostrar o lado artístico dos professores. Promoverá, certamente, uma interação maior entre alunos e professores no convívio da sala de aula.

Se a escola tiver um teatro, um anfiteatro ou sala de multimídias, leve-os para assistir à apresentação.

Caso prefira, porfessor, apresente um vídeo do poema condoreiro, com cenas de um filme chamado "Amistad". Vale ressaltar que o filme que será apresentado, contém cenas reais do tormento dos homens enquanto escravos.

Ao optar por essa sugestão, convide o(a) professor(a) da área de História ou de Sociologia para assistirem também, para que possam contextualizar historicamente as cenas do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8 

(Acesso em 16/06/2010)

É importante, professor, enriquecer o poema com informações sobre a questão da escravidão no Brasil, as condições em que os negros eram trazidos, as humilhações sofridas, os maus tratos que sofriam em solo brasileiro, o tráfico de pessoas, as rotas marítimas mais usadas. Aproveite a presença do(a) colega de História e/ou de Sociologia para auxiliar nas explicações e exemplificações.

Há um outro vídeo que exemplifica e explica a questão do tráfico negreiro. Ei-lo:

http://www.youtube.com/watch?v=B0EwwRQ0xYI&feature=related 

(Acesso em 16/06/2010)

Mostre, por meio de imagens, como os negros vinham e em que condições ficavam nos navios negreiros.

Para cada imagem apresentada, ouça as impressões de seus alunos. Observe a forma em que se expressam. Verifique se há clareza e coerência em suas opiniões. Se falam com correção e objetividade.

 

http://maltabrasil.de/portugues/images/navio7.jpg 

(Acesso em 16/06/2010)

http://members.libreopinion.com/us/revision5/navnegros.gif 

(Acesso em 16/06/2010)

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/webquest/navionegreiro.gif  

(Acesso em 16/06/2010)

Aula 2

Professor,

Após as discussões sobre a questão da escravidão no Brasil, divida os alunos em 6 grupos, a mesma quantidade de Cantos que o poema Navio Negreiro possui.

No site a seguir, há reprodução do poema na íntegra:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf 

(Acesso em 16/06/2010)

Cada grupo, com o seu Canto escolhido, deverá analisá-lo nos seguintes aspectos:

  1. Vocabulário: assinalar as palavras de significados desconhecidos e consultar no dicionário.
  2. Espaço: Onde ocorre a narrativa épica.
  3. Personagens: Quais participam da narrativa épica do canto analisado ou que elementos da natureza são utilizados.
  4. Figuras de Linguagem utilizadas

Além disso, cada grupo deverá preparar uma leitura dramatizada do Canto, juntamente com elementos sonoros - fundo musical, sons da natureza.

Para a apresentação dos trabalhos, convide outra turma para assistir. É uma forma de se divulgar a leitura na escola.

Não se esqueça de registrar as apresentações, por meio de filmagens ou de fotografias. Tais registros podem ser enviados para o jornalzinho da escola ou até mesmo da localidade onde moram os alunos.

Aula 3

Professor,

Agora que todos os alunos conhecem o poema Navio Negreiro, proponha-lhes que façam um Diário de Bordo da viagem que o navio de Castro Alves fez.

O poema oferece algumas pistas textuais de como foi a viagem. É preciso retomar a discussão da aula inicial sobre as rotas utilizadas pelos mercadores de escravos, calcular o tempo em média que gastavam nas viagens. Essas informações serão importantes no momento de redigirem o diário de bordo. Em Recursos Complementares, há um link que explica melhor o gênero diário de bordo.

A elaboração do Diário de Bordo pode ser feita nos mesmos grupos da aula anterior. Assim, cada um fica responsável em escrever um trecho do Diário.

A correção pode ser feita coletivamente. Projete o que os grupos escreveram. Peça que alguns alunos façam a leitura. Assim, você, professor, pode verificar também a fluência e a entonação da leitura oral. Os outros podem apontar o que deveria ser modificado e o grupo que escreveu, registraria as sugestões para uma revisão posterior.

Aula 4

Professor,

Feitas as correções pelos grupos de origem, leve os alunos ao laboratório de informática. Lá, cada grupo deverá transformar a parte do diário de bordo escrita, em uma apresentação em slides ou em Power Point.

Faça a escolha de apenas um tipo de fonte de letra a ser utilizada para todos os grupos. Para trilha sonora da apresentação do Diário, eis algumas sugestões:

http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/o-navio-negreiro.html 

(Acesso em 16/06/2010)

http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/ya-ya-massemba.html 

(Acesso em 16/06/2010)

Convide outras turmas para assistirem à apresentação. Não se esqueça de chamar também os colegas da área de Humanas e de Artes que o ajudaram na primeira aula.

Antes da apresentação, peça que os grupos expliquem aos presentes o trabalho que foi realizado desde o início. Faça uma exposição de fotos de todo o processo de aprendizagem dos alunos em relação à esse tema estudado.

Vej se há possibilidades de expor os trabalhos dos alunos em alguma galeria. Divulgue essa proposta pedagógica na secretaria de cultura de sua cidade. Há inúmeros projetos governamentais e não-governamentais que atendem às pessoas que sofrem discriminação racial.

Eis uma sugestão de um Portal que poderia divulgar os trabalhos dos alunos: 

http://www.aprendebrasil.com.br/projetos/todosiguais_nova/home.asp 

(Acesso em 20/06/2010)

Recursos Complementares

Para enriquecer seu trabalho, professor, eis algumas sugestões de links:

http://febrace.org.br/projetos/diario-de-bordo/  (Acesso em 16/06/2010) - Como se faz um Diário de Bordo

http://www.youtube.com/watch?v=L6IKpC1SCQ4&feature=related (Acesso em 16/06/2010) -  Vídeo das características do Condoreirismo

Avaliação

Professor,

Observe se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas  leituras  e os usos sociais da língua e da escrita.

Verifique se a sequência de aulas proporcionou aos alunos o acesso aos mais variados recursos educacionais para a leitura, escrita, interpretação de textos variados, revisão e adequação textual.

Deve ser feita também uma avaliação individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realização das atividades.

Em relação ao uso da língua, observe a capacidade de identificar informações e de registrar de acordo com as especificidades de cada gênero textual estudado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rose Mary Carvalho Telles, Colégio Estadual de Magé , Rio de Janeiro - disse:
    rosecarvalhotelles@gmail.com

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    Olá, Cristiane! Achei a sua estratégia maravilhosa, enriquecedora, pena que trabalhamos só com dois tempos semanais para tantas atividades, mas com certeza vou tentar realizá-las. Parabéns! Abraços, Rose.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.