02/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
OBJETIVOS:
IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL;
IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;
MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;
Conhecer os quatro algoritmos: adição, subtração, multiplicação e divisão;
O aluno deverá reconhecer cédulas e moedas do nosso sistema monetário.
Conhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro.
Ter noção de adição, subtração e números decimais.
1ª Atividade:
A professora dividirá a turma em 3 grupos com 6 componentes cada, e apresentará em folha de papel cartão branca a lista de material escolar utilizado pelos alunos no decorrente ano e cédulas e moedas comprados em papelaria.
MATERIAL VALOR
Livro de Língua Portuguesa R$ 60,00
Livro de Matemática R$ 70,00
Caderno R$ 15,00
Lápis R$ 1,50
Borracha R$ 2,00
Apontador R$ 3, 00
No segundo momento, a professora formulará algumas perguntas onde cada grupo registrará suas respostas e cálculos, em meia folha de cartolina.
a) Quem comprar o Livro de Matemática e 2 cadernos, quanto irá gastar ? Os alunos deverão debater sobre as diferentes formas de chegar a resposta.
Pode ser aceito: o preço do livro de Matemática mais o preço de um caderno vezes dois ou o preço do Livro de Matemática mais o preço de um caderno mais o preço de um caderno. A resposta correta será R$ 100,00.
b) Quanto receberia de troco se o aluno desse uma nota de R$ 10,00 na compra de 1 lápis e um apontador ? Pedir para somente um grupo responder e justificar a resposta correta que é de R$ 5,50.
c) Quanto o aluno gastará na compra de todo o material escolar? Solicitar que somente um outro grupo responda. Pedir para que um terceiro grupo avalie a resposta que é de R$ 151,50.
d) Se o aluno comprar todo o material com 4 notas de R$ 50,00 quanto ele receberá de troco? Pedir para que o quinto grupo responda e a correção ficará por conta do sexto grupo. A resposta correta é de R$ 48,50.
No terceiro momento, os grupos discutirão sobre os cálculos realizados para responder os questionamentos feitos pela professora.
A professora fará a proposta de que os alunos respondam oralmente as seguintes indagações:
a) Que cálculo foram realizados para chegarem as respostas? Adição, subtração e multiplicação.
b) Algum grupo obteve resultados diferentes? Caso afirmativo, onde erraram?
2ª Atividade
A professora fará a proposta de que cada grupo aproveitando a lista de material dada por ela, formule em uma folha de cartolina, 5 questionamentos a respeito da mesma ( lista de material).
No segundo momento, os grupos trocarão suas folhas de cartolina com um outro grupo, que deverá responderas perguntas elaboradas pelos colegas.
No terceiro momento, cada grupo apresentará a turma os cálculos e as respostas dadas pelos alunos.
3ª Atividade:
A professora dividirá a turma em 3 grupos com 6 componentes cada.
Após a divisão, a professora apresentará para cada grupo encartes de eletro domésticos das seguintes lojas: Ponto Frio, Casas Bahia e Tele-Rio.
A professora pedirá para cada grupo pesquisar as condições de pagamento a prestação de uma geladeira Eletrolux 460 litros.
Os grupos após a pesquisa realizada, chegarão a seguinte conclusão:
a) 1º grupo: Ponto Frio 12 x R$ 157,00 (R$1.884,00)
à vista - R$1.884,00
b)2º grupo: Casas Bahia 17 x R$ 99,00 ( resposta correta R$ 1.683,00)
à vista - R$ 1.600,00
c)Tele - Rio 10 x R$ 198,00 ( R$ 1.980,00)
á vista - R$ 1.740,00
A professora levantará os seguintes questionamentos:
a) Em qual loja a geladeira é mais cara, quando se paga à vista? Na Tele - Rio.
b) Qual a diferença de preço da geladeira das lojas Ponto Frio e Tele - Rio no pagamento a prestação ? R$ 96,00
c) Qual a diferença de preço da geladeira nas Casas Bahia e Tele - Rio no pagamento a prestação ? R$ 297,00
d) Qual a loja que a prestação é a mais barata e o total de preço é o mais baixo? Casa Bahia.
A professora conduzirá os debates de qual a operação que será realizada para cada etapa das perguntas.
Ao final dessa tarefa, cada grupo ficará responsável pela elaboração de um cartaz do produto mencionado, com o preço estabelecido pela loja pesquisada.
A turma elegerá o melhor cartaz promocional, fazendo a exposição no mural da sala.
RECURSOS:
Folha de papel cartão branca;
Folha de cartolina;
Cédulas e moedas comprados em papelaria;
Encartes de lojas de eletro domésticos.
Bloco de anotações;
Lápis.
A professora agendará uma visita a uma loja de frutas, onde os alunos deverão gastar R$ 5,00 na compra de frutas.
Na loja, os alunos terão a oportunidade de manusear cédulas e moedas do nosso sistema monetário.
No momento em que efetuarem as compras, anotarão os preços, para que no caixa, recebam o troco corretamente.
Estas frutas serão levadas para a escola, e será feita uma deliciosa salada de frutas pelos alunos.
Como outra atividade de avaliação a professora fará com que cinco alunos sejam os proprietários de uma loja que vendem a prestações. Os cinco alunos devem fazer suas ofertas á vista e a prazo para "vender" para a turma.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/07/2013
Três estrelasUma boa aula, simples e muito coerente com os objetos. No entanto, as sugestões de avaliação não deixa muito claro os conhecimentos que serão avaliados.