Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem quer comprar a prestação, sem juros e sem tostão?

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS:

IDENTIFICAR O SISTEMA MONETÁRIO BASEADO EM NUMERAÇÃO DECIMAL;

IDENTIFICAR O REAL COMO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;

MANUSEAR CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;

Duração das atividades
Três tempos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os  quatro algoritmos: adição, subtração, multiplicação e divisão;

O aluno deverá reconhecer cédulas e moedas do nosso sistema monetário.

Conhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro.

Ter noção de adição, subtração e números decimais.

Estratégias e recursos da aula

 1ª Atividade:

 A professora dividirá a turma em 3 grupos com 6 componentes cada, e apresentará em folha de papel cartão branca a lista de material escolar utilizado pelos alunos no decorrente ano e cédulas e moedas comprados em papelaria.

MATERIAL                                VALOR

Livro de Língua Portuguesa          R$ 60,00

Livro de Matemática                    R$ 70,00

Caderno                                     R$ 15,00

Lápis                                         R$ 1,50

Borracha                                    R$ 2,00 

Apontador                                  R$ 3, 00 

No segundo momento, a professora formulará algumas perguntas onde cada grupo registrará suas respostas e cálculos, em meia folha de cartolina.

a) Quem comprar o Livro de Matemática e 2 cadernos, quanto irá gastar ? Os alunos deverão debater sobre as diferentes formas de chegar a resposta.

Pode ser aceito: o preço do livro de Matemática mais o preço de um caderno vezes dois ou o preço do Livro de Matemática mais o preço de um caderno mais o preço de um caderno. A resposta correta será  R$ 100,00.

b) Quanto receberia de troco se o aluno desse uma nota de R$ 10,00 na compra de 1 lápis e um apontador ? Pedir para somente um grupo responder e justificar a resposta correta que é de R$ 5,50.

c) Quanto o aluno gastará na compra de todo o material escolar? Solicitar que somente um outro grupo responda. Pedir para que um terceiro grupo avalie a resposta que é de R$ 151,50.

d) Se o aluno comprar todo o material com 4 notas de R$ 50,00  quanto ele receberá de troco? Pedir para que o quinto grupo responda e a correção ficará por conta do sexto grupo. A resposta correta é de R$ 48,50.

No terceiro momento, os grupos discutirão sobre os cálculos realizados para responder os questionamentos feitos pela professora.

A professora fará a proposta de que os alunos respondam oralmente as seguintes indagações:

a) Que cálculo foram realizados para chegarem as respostas? Adição, subtração e multiplicação.

b) Algum grupo obteve resultados diferentes? Caso afirmativo, onde erraram?

2ª Atividade

 A professora fará a proposta de que cada grupo aproveitando a lista de material dada por ela, formule em uma folha de cartolina, 5 questionamentos a respeito da mesma ( lista de material).

No segundo momento, os grupos trocarão suas folhas de cartolina com um outro grupo, que deverá responderas perguntas elaboradas pelos colegas.

No terceiro momento, cada grupo apresentará a turma os cálculos e as respostas dadas pelos alunos.

3ª Atividade:

A professora dividirá a turma em 3 grupos com 6 componentes cada.

Após a divisão, a professora apresentará para cada grupo encartes de eletro domésticos das seguintes lojas: Ponto Frio, Casas Bahia e Tele-Rio.

A professora pedirá para cada grupo pesquisar as condições de pagamento a prestação de uma geladeira Eletrolux 460 litros.

Os grupos após a pesquisa realizada, chegarão a seguinte conclusão:

a) 1º grupo: Ponto Frio 12 x  R$ 157,00 (R$1.884,00)

 à vista - R$1.884,00

b)2º grupo: Casas Bahia 17 x R$ 99,00 ( resposta correta R$ 1.683,00)

à vista - R$ 1.600,00

c)Tele - Rio 10 x R$ 198,00 ( R$ 1.980,00)

á vista - R$ 1.740,00

A professora levantará os seguintes questionamentos:

a) Em qual loja a geladeira é mais cara, quando se paga à vista?  Na Tele - Rio.

b) Qual a diferença de preço da geladeira das lojas Ponto Frio e Tele - Rio no pagamento a prestação ? R$ 96,00

c) Qual a diferença de preço da geladeira nas Casas Bahia e Tele - Rio no pagamento a prestação ? R$ 297,00

d) Qual a loja que a prestação é a mais barata e o total de preço é o mais baixo? Casa Bahia.

A professora conduzirá os debates de qual a operação que será realizada para cada etapa das perguntas.

Ao final dessa tarefa, cada grupo ficará responsável pela elaboração de um cartaz do produto mencionado, com o preço estabelecido pela loja pesquisada.

 A turma elegerá o melhor cartaz promocional, fazendo a exposição no mural da sala.

RECURSOS:

Folha de papel cartão branca;

Folha de cartolina;

Cédulas e moedas comprados em papelaria;

 Encartes de lojas de eletro domésticos.

Bloco de anotações;

Lápis.

Recursos Complementares
Avaliação

A professora agendará uma visita a uma loja de frutas, onde os alunos deverão gastar R$ 5,00 na compra de frutas.

Na loja, os alunos terão a oportunidade de manusear cédulas e moedas do nosso sistema monetário.

 No momento em que efetuarem as compras, anotarão os preços, para que no caixa, recebam o troco corretamente.

Estas frutas serão levadas para a escola, e será feita uma deliciosa salada de frutas pelos alunos.

Como outra atividade de avaliação a professora fará com que cinco alunos sejam os proprietários de uma loja que vendem a prestações. Os cinco alunos devem fazer suas ofertas á vista e a prazo para "vender" para a turma.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Devisson Santos Ferreira, Escola Classe 08 Ceilandia , Distrito Federal - disse:
    devissonsf@gmail.com

    24/07/2013

    Três estrelas

    Uma boa aula, simples e muito coerente com os objetos. No entanto, as sugestões de avaliação não deixa muito claro os conhecimentos que serão avaliados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.