Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Tchoukball

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conhecer a dinâmica geral do jogo de Tchoukbol;

b) Conhecer em linhas gerais a origem do jogo de Tchoukol;

c) Construir e experimentar possibilidades de adaptação do jogo de Tchoukbol.

Duração das atividades
60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender que os esportes são manifestações corporais historicamente construídas que foram institucionalizadas e que possuem um conjunto de regras, técnicas e táticas peculiares a cada modalidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é Tchoukball?

Iniciar a aula convidando a turma a aprender sobre um novo esporte: O Tchoukball. Questioná-los se já ouviram falar ou já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=UQhrzDMhXOO

http://www.youtube.com/watch?v=DzE-CJ5dQM0

(Acesso em 16/06/2010).

Após a exibição dos vídeos explicar à turma que trata-se de um esporte que se caracteriza por combinar elementos do handebol, do voleibol e da pelota basca mas que não permite contato físico. O nome vem da união de "tchouk" - o barulho que a bola faz ao bater no quadro - e "ball" - bola em inglês. O objetivo do jogo é acertar a bola nos quadros com rede situados um em cada lado da quadra, próximos da linha de fundo. Os pontos podem ser marcados por qualquer uma das equipes tanto num quadro quanto no outro. Ao longo da explicação sobre a dinâmica geral desse esporte o professor poderá exibir as imagem abaixo como forma de ilustração.  

QUADRO DE THOUCKBOL

http://www.gamesandfun.pt/content/img/894.jpg (Acesso em 16/06/2010).

CAMPO DE TCHOUKBOL  

http://2.bp.blogspot.com/_8M9krNqE1q8/Rx4VDRkAuGI/AAAAAAAAAH4/GNEP0f3H7wg/s400/tchoukball+ludantaro+desegno.JPG (Acesso em 16/06/2010).

Atividade 2: Sobre a origem do Tchoukbol   

Neste momento da aula, o professor explicará que o Tchoukbol é um esporte  criado em Genebra na década de 1960 com um propósito bastante interessante: No decorrer de seu trabalho, um médico chamado Hermann Brandt se deparou com um grande número de atletas que se machucavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, dentre outras coisas, que esses traumas se deviam às várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações. Assim, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar um esporte que permitisse que o indivíduo adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico, mental e social.

http://esperanto-tc.blogspot.com/2008/07/histria-do-tchoukball.html

(Acesso em 16/06/2010).

Após a explicação sobre as origens do esporte, destacar algumas regras:

  1. A área recomendada para a prática do jogo é um retângulo de 40m x 20m. Ela consiste em um campo de jogo e duas áreas proibidas;
  2. Os lados com 40m são conhecidos como laterais e os lados com 20m como linhas de fundo;
  3. O campo de jogo é dividido em duas zonas pela linha central no meio das laterais;
  4. A zona "proíbida" é um semicírculo com 3m de raio, medido a partir do centro de cada linha de fundo;
  5. A base frontal do quadro é posicionada no meio do diâmetro desta zona;
  6. Todas as linhas são partes da área; elas delimitam as laterais e as linhas de fundo ao longo do campo de jogo;
  7. Uma equipe pode ser composta por até 15 jogadores, mas em qualquer situação, apenas 12 podem estar na súmula do jogo;
  8. Dos 12 jogadores, apenas 9 podem jogar simultaneamente a qualquer momento, restando 3 substitutos. Retirado de:  http://esperanto-tc.blogspot.com/search/label/Regras (Acesso em 16/06/2010).

Atividade 3: Jogando Tchoukbol de forma adaptada   

Neste momento da aula, convidar a turma para experimentar o tchoukbol. Questioná-los de que forma podemos realizar este jogo a partir das condições objetivas que se apresentam no espaço escolar. Como adaptar o quadro onde os arremessos são realizados para marcar pontos? Após as respostas dadas pela turma, caso não apareçam outras soluções, o professor poderá propor o seguinte:   

a) Utilização das paredes para fazer os arremessos. Definir então, em quais paredes serão desenhados dois quadrados (um em cada) simulando os quadros de rede do tchoukbol;

b) Dividir a turma em dois times;

c) Desenhar no chão o campo de jogo (com divisão central, linhas laterais, de fundo e semicírculos de zonas proibidas) como mostra a imagem na atividade 1;

O professor poderá utilizar as seguintes regras para o jogo.  

 a) Uma falta é penalizada por uma parada em favor da equipe adversária quando:

- A bola tocar na perna;

- Dar mais de 3 passos segurando a bola;

- Deixar a bola cair durante um passe;

- Obstruir o movimento de um adversário que está recebendo a bola, arremessando ou passando;

- Tocar na bola rebatida na parede após um companheiro arremessar e a bola cair dentro do campo de jogo;

- Entrar em contato com a zona proibida antes de soltar a bola;

- Arremessar, após uma pontuação, antes que a bola cruze a linha central.

b) Um jogador marca um ponto quando a bola:

- Tocar o campo de jogo antes que um defensor a pegue;

- Tocar em um defensor que não consegue controlá-la, deixando-a cair no chão ou colocando-a fora de jogo.

c) Um jogador concede um ponto se:

- Ele arremessa e erra o quadro;

- Após um arremesso, a bola rebatida da parede cai fora de campo ou dentro da zona proibida;

- Um jogador arremessa e a volta rebate nele;

- Ele pisa dentro da zona proibida ou fora do campo de jogo, enquanto tenta pegar a bola.

OBS: As regras podem e devem ser discutidas e adaptadas de acordo com as especificidades do grupo envolvido.

Recursos Complementares
Avaliação

Crie e descreva uma forma diferenciada de jogar tchoukbol. Você deve pensar como adaptar o quadro de rede, como adaptar as regras que acha que podem ser mudadas, dentre outros aspectos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.