Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o Atletismo – Provas de pista na ou para a escola.

 

11/10/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar as características das provas a cerca das modalidades do atletismo – provas de pista: 100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metro com barreira e revezamento 4 x 100 metros;

·         Vivenciar as diversas modalidades de corrida, recriando e adaptando suas regras para as realidades física, material e técnica da escola e dos alunos;

·         Desenvolver vivências lúdicas e sociais, através das vivências adaptadas referente as proves de pista do atletismo (100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metros com barreira e 4 x 100 metros) e o trabalho de criação em grupo;

·         Confrontar as perspectivas individualistas das provas de pista com a possibilidade de trabalhar em equipe (em coletivo).

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Imagem de uma pista de atletismo: http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/144538-4a41070dac19d.jpg 16/06/2010.

1.    100 METROS RASOS (BOLT) 

http://mais.uol.com.br/view/oif8xgqxomyu/os-segundos-mais-fantsticos-de-uma-olimpada-04023160D0895326?types=A 16/06/2010.  

2.    http://www.youtube.com/watch?v=mM7ehD_zdno 16/06/2010.  

3.    http://www.youtube.com/watch?v=9bUD4R-4nG0 16/06/2010.

4.    http://www.youtube.com/watch?v=6CGeVV0quoU&feature=related 16/06/2010.    

Obs.: Os materiais e recursos de fotos, vídeos e imagens ficam a critério do professor ou seguira a realidade física e material da escola.   

Atividade 2:   

Separar materiais como: garrafas pet vazias, pneus, cordas, giz branco, bolas de qualquer tipo, bambolês, bolinhas de gude, bolas de meias, latas vazias, entre outros matérias e mais aqueles que o professor achar pertinente.

Com base nos recursos de imagem, vídeo e foto propor que os alunos recriem e se necessário adaptem, usando os materiais citados acima, as provas de pista do atletismo.

O professor prosseguirá com a aula dividindo a turma em quatro grandes grupos, ficando cada um deles responsáveis por uma modalidade referente às provas de pistas do Atletismo.

1.    Grupo responsável pela corrida de 100 metros rasos: criar no espaço disponível para a aula de educação física uma pista que permita a prática da corrida de 100 metros rasos. Fazer a seguinte observação para os alunos: a pista de corrida rápida não necessita ter exatamente 100 metros, pode haver um pouco menos ou mais, dependendo das adaptações necessárias para a conclusão da tarefa.

2.    Grupo responsável pela corrida de 400 metros rasos: seguir o mesmo raciocínio do grupo anterior com a seguinte adição: a pista que será criada deve ser maior, fazendo com que os participantes percebam, em sua vivência, um tempo maior de atividade física para cumprir todo o percurso proposto.  Fazer a mesma observação anterior (grupo 1), mas relembrando que a corrida de 400 metros não é tão rápida.

3.    Grupo responsável pela corrida de obstáculos: a pista nessa tarefa – alem da distância – apresentará obstáculos (o número de obstáculos será decidido pelo grupo) a serem transposto no momento da corrida, podendo ser longa ou curta ficando a critério dos alunos ou da realidade física da escola.

4.    Grupo responsável pela corrida de revezamento: adaptar um objeto para ser passado de mãos em mãos, caracterizando as corridas de revezamento. A pista pode ter o tamanho necessário para a conclusão da atividade.

Atividade 3:

Propor a prática de cada atividade criada pelos grupos na ATIVIDADE 2. Possibilitar que todos os grupos vivenciem os quatro tipos de corrida, trocando experiências com outros alunos modificando e dando sugestões nos trabalhos realizados.

Recursos Complementares

Imagem de uma pista de atletismo:

http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/144538-4a41070dac19d.jpg 16/06/2010.

Avaliação

Identificar as modalidades de atletismo relativo às provas de pista: 100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metros rasos e 4 x 100 metros. Recriar essas modalidades para as vivencias dos alunos valorizando o brincar e  se divertir, promovendo o trabalho em grupo e uma boa relação entre os alunos.

Trazer as provas de pista do atletismo para a prática dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental requer adaptações em suas regras e objetivos. Através de uma auto – avaliação perceber se as práticas atingiram esses objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.