11/10/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Identificar as características das provas a cerca das modalidades do atletismo – provas de pista: 100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metro com barreira e revezamento 4 x 100 metros;
· Vivenciar as diversas modalidades de corrida, recriando e adaptando suas regras para as realidades física, material e técnica da escola e dos alunos;
· Desenvolver vivências lúdicas e sociais, através das vivências adaptadas referente as proves de pista do atletismo (100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metros com barreira e 4 x 100 metros) e o trabalho de criação em grupo;
· Confrontar as perspectivas individualistas das provas de pista com a possibilidade de trabalhar em equipe (em coletivo).
Nenhum.
Atividade 1
Imagem de uma pista de atletismo: http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/144538-4a41070dac19d.jpg 16/06/2010.
1. 100 METROS RASOS (BOLT)
2. http://www.youtube.com/watch?v=mM7ehD_zdno 16/06/2010.
3. http://www.youtube.com/watch?v=9bUD4R-4nG0 16/06/2010.
4. http://www.youtube.com/watch?v=6CGeVV0quoU&feature=related 16/06/2010.
Obs.: Os materiais e recursos de fotos, vídeos e imagens ficam a critério do professor ou seguira a realidade física e material da escola.
Atividade 2:
Separar materiais como: garrafas pet vazias, pneus, cordas, giz branco, bolas de qualquer tipo, bambolês, bolinhas de gude, bolas de meias, latas vazias, entre outros matérias e mais aqueles que o professor achar pertinente.
Com base nos recursos de imagem, vídeo e foto propor que os alunos recriem e se necessário adaptem, usando os materiais citados acima, as provas de pista do atletismo.
O professor prosseguirá com a aula dividindo a turma em quatro grandes grupos, ficando cada um deles responsáveis por uma modalidade referente às provas de pistas do Atletismo.
1. Grupo responsável pela corrida de 100 metros rasos: criar no espaço disponível para a aula de educação física uma pista que permita a prática da corrida de 100 metros rasos. Fazer a seguinte observação para os alunos: a pista de corrida rápida não necessita ter exatamente 100 metros, pode haver um pouco menos ou mais, dependendo das adaptações necessárias para a conclusão da tarefa.
2. Grupo responsável pela corrida de 400 metros rasos: seguir o mesmo raciocínio do grupo anterior com a seguinte adição: a pista que será criada deve ser maior, fazendo com que os participantes percebam, em sua vivência, um tempo maior de atividade física para cumprir todo o percurso proposto. Fazer a mesma observação anterior (grupo 1), mas relembrando que a corrida de 400 metros não é tão rápida.
3. Grupo responsável pela corrida de obstáculos: a pista nessa tarefa – alem da distância – apresentará obstáculos (o número de obstáculos será decidido pelo grupo) a serem transposto no momento da corrida, podendo ser longa ou curta ficando a critério dos alunos ou da realidade física da escola.
4. Grupo responsável pela corrida de revezamento: adaptar um objeto para ser passado de mãos em mãos, caracterizando as corridas de revezamento. A pista pode ter o tamanho necessário para a conclusão da atividade.
Atividade 3:
Propor a prática de cada atividade criada pelos grupos na ATIVIDADE 2. Possibilitar que todos os grupos vivenciem os quatro tipos de corrida, trocando experiências com outros alunos modificando e dando sugestões nos trabalhos realizados.
Imagem de uma pista de atletismo:
http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/144538-4a41070dac19d.jpg 16/06/2010.
Identificar as modalidades de atletismo relativo às provas de pista: 100 metros rasos, 400 metros rasos, 110 metros rasos e 4 x 100 metros. Recriar essas modalidades para as vivencias dos alunos valorizando o brincar e se divertir, promovendo o trabalho em grupo e uma boa relação entre os alunos.
Trazer as provas de pista do atletismo para a prática dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental requer adaptações em suas regras e objetivos. Através de uma auto – avaliação perceber se as práticas atingiram esses objetivos da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!