17/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
a) Conhecer a dinâmica geral do Beisebol;
b) Conhecer em linhas gerais a origem do Beisebol;
c) Vivenciar possibilidades de variações do Beisebol.
Conceito de esporte e os elementos que caracterizam essa prática social.
Atividade 1: O que é Beisebol?
Reunir a turma e questionar se alguém sabe o que é Beisebol, se ouviram falar ou se conhecem alguém que pratica. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=847S1RXTrD0 (acesso em 19/06/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=OYeULV-AO9A (acesso em 19/06/2010).
Após apreciação do vídeo, explicar à turma que o Beisebol é um esporte composto por duas equipes que atacam e defendem alternadamente. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o batedor. Todos os jogadores da equipe atuam como batedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelo técnico antes do início da partida. O campo de jogo tem formato de um diamante e o objetivo é que o rebatedor rebata a bola o mais longe possível para que possa correr e avançar nas quatro bases do campo para marcar um ponto antes que a defesa consiga pegar a bola e trazê-la para a base. Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele para naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases.
Atividade 2: Sobre a origem do Beisebol
Destacar para a turma que, historicamente, podemos observar que determinados esportes foram criados a partir de algumas práticas corporais já existentes. Este é o caso do Beisebol, que tem suas raízes na Inglaterra, originado do cricket ou do Rounders. Estudos apontaram como pioneiros meninos norte-americanos que jogavam com bolas de cricket e bastão em forma de bat, utilizando como "base" duas estacas de 1,25m de altura e efetuando-se ponto quando o rebatedor era atingido pela bola lançada por um defensor. Em 1846 foram criadas as regras que regeriam o esporte. O beisebol, então, foi levado ao Japão e demais países asiáticos e chegou no Brasil em São Paulo, através de funcionários norte-americanos de empresas que aqui vieram trabalhar. No início, o jogo era disputado apenas como forma de lazer. Foi somente com a imigração japonesa que o beisebol brasileiro se desenvolveu. No Brasil, este é um esporte bastante praticado por descendentes de japoneses.
EQUIPAMENTOS DO BEISEBOL:
Campo de jogo
http://www.conteudoglobal.com/esportes/beisebol/index.asp?action=regras_beisebol&nome=Regras+do+Beisebol (acesso em 19/06/2010).
Bola e luva de beisebol
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/Y/I/ZR/MCOHPA/1249148390240_bigPhoto_0.jpg (acesso em 19/06/2010).
Taco beisebol
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/guiadobrinquedo/images/filmes-0001-470.jpg (acesso em 19/06/2010).
Para maiores informações sobre regras de beisebol ver: http://www.conteudoglobal.com/esportes/beisebol/index.asp?action=regras_beisebol&nome=Regras+do+Beisebol (acesso em 19/06/2010).
Atividade 3: Jogando Beisebol de forma adaptada
Neste momento da aula, convidar a turma para jogar Beisebol. Questioná-los de que forma podemos realizar este jogo a partir das condições objetivas que se apresentam no espaço escolar. Como adaptar os equipamentos e o campo de jogo. O professor deverá ouvir as respostas e fazer as adaptações sugeridas, sempre que possível. No entanto, sugerimos as seguintes adaptações:
1) O campo de jogo poderá ser (no caso da escola possuir quadra) a quadra de handebol ou, se escola não possuir quadra, marcado no chão com giz (em formato de diamante ou mesmo retangular);
2) A bola poderá ser qualquer uma de borracha, um pouco maior que a de tênis (tipo "dente de leite" pequena);
3) O taco poderá ser substituido por uma garrafa pet grande fechada com a tampinha (a criança deverá segurar pelo gargalo da garrafa);
4) Para este jogo adaptado não são necessárias luvas.
Passo a passo para começar o jogo:
a) Dividir a turma em dois grupos e definir quem começará como defesa e como ataque;
b) Definir com o primeiro grupo de ataque a ordem dos rebatedores;
c) Definir quatro pontos ao redor da quadra para serem as bases;
d) Definir e posicionar o local onde o rebatedor se posicionará;
e) Definir o local onde o lançador se posicionará (jogador neutro);
f) Definir com os jogadores de defesa suas posições no campo.
Para dar início ao jogo, o professor deverá explicar que o objetivo é que o lançador, que é neutro na partida - ou seja, não faz parte de nenhum dos dois times - lance a bola de forma que o rebatedor possa acertá-la. Nesse momento, o rebatedor terá que correr para alcançar a base enquanto a defesa tenta pegar a bola e colocá-la na base para impedi-lo de continuar correndo. Quando isso acontecer, antes que o rebatedor alcance as quatro bases, este deverá ficar parado na base que chegou (tornando-se agora corredor) e outro colega do grupo de ataque será o novo rebatedor, e, assim, sucessivamente. O jogo termina quando todos os componentes do grupo passaram pela posição de rebatedor. Então, troca-se de posição: quem era defesa vira ataque. Ganha o grupo que fizer mais pontos ao final das duas rodadas.
OBS: Cada ponto é marcado toda vez que um jogador completa a volta nas quatro bases.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basebol/historia-do-basebol.php (acesso em 19/06/2010).
Faça uma pesquisa no site http://www.conteudoglobal.com/esportes/beisebol/index.asp?action=regras_beisebol&nome=Regras+do+Beisebol e destaque:
1) Três regras oficias de Beisebol;
2) Um fato histórico que você acha interessante sobre o Beisebol;
3) Quatro palavras mais usadas no Beisebol e o que significam.
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