Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Áreas de desmatamento

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Por meio de uma experiência ligada à ecologia, poderá aprender o conceito de cálculo da área de uma figura geométrica plana. Esta aula permite que os conceitos de razão e proporção também sejam trabalhados. O aluno poderá obter informações sobre as ações do homem no meio ambiente, tendo por objetivo gerar uma conscientização de preservação da natureza.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Números naturais e suas operações, além de noções sobre o reconhecimento da forma de figuras geométricas planas.
Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula informando aos alunos as principais características da Floresta Amazônica. Como material de apoio o professor poderá utilizar o texto “Breve historia da Amazônia” alojado no endereço eletrônico abaixo.


http://www.webartigos.com/articles/4746/1/breve-historia-da-amazonia/pagina1.html 

 
Dica: Fica a critério de o professor adotar o texto “Breve história da Amazônia” como leitura inicial em sua aula, para uma posterior discussão entre os alunos e destes com o professor. Na sequência, apresente aos alunos os vídeos alojados nos respectivos endereços eletrônicos abaixo. Estes recursos áudio-visuais trazem informações importantes sobre o desmatamento na Amazônia, que poderão ser utilizadas em sala de aula.


http://www.youtube.com/watch?v=w96xbcMkxWU 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2113/imagens/desmatamaz.bmp

http://www.youtube.com/watch?v=uUun3zh-32I 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2113/imagens/maqamaz.bmp

Após a apresentação dos vídeos algumas questões poderão ser lançadas para os alunos. Segue alguns exemplos que poderão ser adotados pelo professor abaixo.
1. Nos vídeos apresentados qual é o maior foco explorado?
2. No primeiro vídeo alguns dados são apresentados sobre a extração ilegal de madeira na Floresta Amazônica. Quantas árvores são extraídas ilegalmente na Amazônia? Caso achar necessário, assista novamente o vídeo e preencha a tabela abaixo.
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2113/imagens/Tabdesmat.bmp

3. Ainda no primeiro vídeo apresentado, foi ressaltado que a área desmatada diariamente na Amazônia equivale a 8600 vezes a área do gramado do Estádio do Maracanã. Considerando que o gramado do Maracanã possui a forma de um retângulo com 110 metros de comprimento por 75 metros de largura. Como podemos calcular a área do Maracanã?
Professor aguarde um determinado intervalo de tempo e na sequência organize um grupo de discussão para debater as estratégias criadas pelos alunos. Após discutirem sobre as possíveis formas para obter a área do gramado do Maracanã apresente aos alunos a animação digital Áreas-1. Este objeto educacional digital apresenta uma didática para o cálculo de áreas de diferentes figuras geométricas, por meio da utilização de pequenos quadrados com área de 1m² compondo o interior de alguns exemplos de figuras geomé trica planas. Para descarregar a animação digital nos computadores utilizados neste trabalho, acesse o endereço eletrônico a seguir:

http://www.genmagic.net/educa/cd/matesportugues.rar  

Ao descompactar o recurso digital utilizando os programas “Winrar” ou “Winzip” acione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone “GENMAGIC2.exe”. Surgirá uma tela com diversos recursos. Posicione e acione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone “Áreas”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2113/imagens/telaareas.bmp

Tela da animação digital “Áreas-1”


Após o trabalho com a animação digital proposta, retome a questão 3 e proponha para os alunos descobrirem a área desmatada, equivalente à 8600 vezes o gramado do Maracanã, na Floresta Amazônica. Outras questões são propostas a seguir.
4. Sabendo – se que uma árvore em media ocupa um terreno com área equivalente a 2 m² e tendo como base os dados anotados na tabela acima. Qual é o tamanho da área desmatada na Floresta Amazônica durante 1 segundo?
5. Faço o mesmo cálculo para descobrir o tamanho da área desmatada durante 1 minuto e 1 hora.
6. A máquina apresentada no segundo vídeo é um cabeçote para corte de árvores. Este equipamento tem a capacidade de retirar cerca de 50 árvores por hora. Sabendo-se que as árvores apresentadas no vídeo ocupam um espaço de 3m², qual será a área desmatada em uma hora de funcionamento desta máquina?
7. Caso uma área de 80 m², com largura de 10 metros e comprimento medindo 8 metros, fosse reflorestada com mudas de árvores que, para desenvolverem, necessitam de um espaço de 2m² quadrados. Este espaço é formado por um retângulo com 2 metros de largura por 1 metro de comprimento. Quantas mudas de árvore poderiam ser plantadas neste local?
 

Dicas e sugestões:

O texto alojado no endereço eletrônico abaixo apresenta o trabalho com os frutos de uma das mais importantes espécies de árvores encontrada na região do Amazonas. Entregue o texto aos alunos para uma leitura e proponha o seguinte problema: as 300 mil quebradeiras de coco de babaçu do Maranhão trabalham em média 22 dias por mês quebrando 6 quilos de coco por dia. Qual seria a produção de cocos se as mesmas quebradeiras trabalhassem apenas 11 dias por mês?

http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=846  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2113/imagens/arvoreamaz.bmp

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer a partir da participação dos alunos diante as questões propostas durante toda a atividade, bem como, o uso da animação digital. Espera-se que o aluno ao final desta atividade seja capaz de executar cálculos para descobrir a medida da área de figuras geométrica planas. Além de desenvolver uma consciência ecológica em relação ao desmatamento na Floresta Amazônica.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.