21/07/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor inicie a aula informando aos alunos as principais características da Floresta Amazônica. Como material de apoio o professor poderá utilizar o texto “Breve historia da Amazônia” alojado no endereço eletrônico abaixo.
http://www.webartigos.com/articles/4746/1/breve-historia-da-amazonia/pagina1.html
Dica: Fica a critério de o professor adotar o texto “Breve história da Amazônia” como leitura inicial em sua aula, para uma posterior discussão entre os alunos e destes com o professor. Na sequência, apresente aos alunos os vídeos alojados nos respectivos endereços eletrônicos abaixo. Estes recursos áudio-visuais trazem informações importantes sobre o desmatamento na Amazônia, que poderão ser utilizadas em sala de aula.
http://www.youtube.com/watch?v=w96xbcMkxWU
http://www.youtube.com/watch?v=uUun3zh-32I
Após a apresentação dos vídeos algumas questões poderão ser lançadas para os alunos. Segue alguns exemplos que poderão ser adotados pelo professor abaixo.
1. Nos vídeos apresentados qual é o maior foco explorado?
2. No primeiro vídeo alguns dados são apresentados sobre a extração ilegal de madeira na Floresta Amazônica. Quantas árvores são extraídas ilegalmente na Amazônia? Caso achar necessário, assista novamente o vídeo e preencha a tabela abaixo.
3. Ainda no primeiro vídeo apresentado, foi ressaltado que a área desmatada diariamente na Amazônia equivale a 8600 vezes a área do gramado do Estádio do Maracanã. Considerando que o gramado do Maracanã possui a forma de um retângulo com 110 metros de comprimento por 75 metros de largura. Como podemos calcular a área do Maracanã?
Professor aguarde um determinado intervalo de tempo e na sequência organize um grupo de discussão para debater as estratégias criadas pelos alunos. Após discutirem sobre as possíveis formas para obter a área do gramado do Maracanã apresente aos alunos a animação digital Áreas-1. Este objeto educacional digital apresenta uma didática para o cálculo de áreas de diferentes figuras geométricas, por meio da utilização de pequenos quadrados com área de 1m² compondo o interior de alguns exemplos de figuras geomé trica planas. Para descarregar a animação digital nos computadores utilizados neste trabalho, acesse o endereço eletrônico a seguir:
http://www.genmagic.net/educa/cd/matesportugues.rar
Ao descompactar o recurso digital utilizando os programas “Winrar” ou “Winzip” acione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone “GENMAGIC2.exe”. Surgirá uma tela com diversos recursos. Posicione e acione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone “Áreas”
Tela da animação digital “Áreas-1”
Após o trabalho com a animação digital proposta, retome a questão 3 e proponha para os alunos descobrirem a área desmatada, equivalente à 8600 vezes o gramado do Maracanã, na Floresta Amazônica. Outras questões são propostas a seguir.
4. Sabendo – se que uma árvore em media ocupa um terreno com área equivalente a 2 m² e tendo como base os dados anotados na tabela acima. Qual é o tamanho da área desmatada na Floresta Amazônica durante 1 segundo?
5. Faço o mesmo cálculo para descobrir o tamanho da área desmatada durante 1 minuto e 1 hora.
6. A máquina apresentada no segundo vídeo é um cabeçote para corte de árvores. Este equipamento tem a capacidade de retirar cerca de 50 árvores por hora. Sabendo-se que as árvores apresentadas no vídeo ocupam um espaço de 3m², qual será a área desmatada em uma hora de funcionamento desta máquina?
7. Caso uma área de 80 m², com largura de 10 metros e comprimento medindo 8 metros, fosse reflorestada com mudas de árvores que, para desenvolverem, necessitam de um espaço de 2m² quadrados. Este espaço é formado por um retângulo com 2 metros de largura por 1 metro de comprimento. Quantas mudas de árvore poderiam ser plantadas neste local?
Dicas e sugestões:
O texto alojado no endereço eletrônico abaixo apresenta o trabalho com os frutos de uma das mais importantes espécies de árvores encontrada na região do Amazonas. Entregue o texto aos alunos para uma leitura e proponha o seguinte problema: as 300 mil quebradeiras de coco de babaçu do Maranhão trabalham em média 22 dias por mês quebrando 6 quilos de coco por dia. Qual seria a produção de cocos se as mesmas quebradeiras trabalhassem apenas 11 dias por mês?
http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=846
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