23/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O aluno por meio desta aula poderá listar atitudes e comportamentos favoráveis à escolha e consumo dos alimentos.
Noções básicas sobre alimentos.
Instruções:
I. Professor, distribua aos alunos este pequeno texto informativo e as ilustrações.
Fast food é o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes. O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food e teve sua origem na Itália, no ano de 1986. Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast food.
Adaptado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast-food
Fonte: http://falando-peloscotovelos.blogspot.com/2010/07/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_24.html
1. Após a leitura em voz alta, explore o texto junto aos alunos. Questione os alunos sobre as refeições que fazem fora de casa, a frequência destas refeições, o que comem, os lugares frequentados (restaurantes, lanchonetes, na rua), os motivos que os levam a fazer tais refeições, etc.
2. Solicite aos alunos: (todas as respostas deverão ser registradas no caderno).
a. redigirem um título para o texto.
b. procurarem o significado das palavras destacadas no texto (se for possível, solicite parceria com o professor de inglês). Utilize dicionários ou peça aos alunos elaborarem a partir do próprio texto).
c. listarem os motivos que levam as crianças ao consumo de refeições do tipo fast food.
d. identificarem os tipos de refeições citadas no texto e listarem as suas vantagens e desvantagens.
e. relacionarem o texto com a ilustração.
e. comentarem a frase: O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX.
II. Peça aos alunos para relacionarem a imagem com o texto apresentado identificando o tipo de refeição oferecida pelos escravos. Solicite parceria com o professor de história para contextualizar historicamente esta atividade. Abaixo segue um texto de apoio para o professor.
A partir de meados do século XVIII, com o crescimento da população e da economia, os escravos passaram a ser utilizados nas cidades em funções distintas daquelas a que se haviam dedicado até então. Os escravos de ganho eram empregados ou alugados por seus senhores para produzir, vender ou prestar serviços a terceiros. Para complementar o orçamento doméstico de seus senhores, escravas - principalmente aquelas que moravam em Salvador e Rio de Janeiro - saíam da cozinha para as ruas, levando comidas feitas em casa: eram vendedoras ambulantes, que percorriam as cidades com tabuleiros, vendendo beijus, cuscuzes, bolinhos e outras iguarias.
Fonte da imagem e do texto de apoio: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/147/95/
III. Professor, assista ao vídeo Fast food comida rápida e perigosa que pode ser acessado pelo site:
http://www.youtube.com/watch?v=nTj29W5A3c0&NR=1
1. Proponha para os alunos as seguintes questões:
a. Quais as características das refeições servidas em fast food?
b. Quais as consequências do fast food para a saúde humana?
2. Professor, assista ao vídeo com a turma. Ele pode ser acessado pelo site:
http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4&feature=fvw
Proponha a seguinte questão para os alunos:
O que representa o anjo neste vídeo? (uma das possíveis interpretações seria que o anjo representa nosso conhecimento, nossa consciência que deveria nortear nossas escolhas para uma alimentação mais saudável). O que representa o diabo? (uma das possíveis interpretações seria que o diabo representa nosso comodismo, nossa preguiça que nos faz apreciar e escolher o que é mais prático, mais bonito, mais cheiroso para nossa alimentação, embora saibamos o que é certo e errado na alimentação).
3. Professor, solicite aos alunos que descrevam as.mensagens dos filmes assistidos.
(Basicamente os vídeos veiculam a importância da adoção de hábitos saudáveis para a escolha e o consumo dos alimentos e a sua implicação para a saúde humana).
Sites para aprofundamento do tema:
Professor, solicite aos alunos registrarem 10 informações sobre fast food que foram veiculadas pelos vídeos. Avalie a elaboração e a coerência das frases com o conteúdo estudado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!