Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FAST FOOD: ALIMENTAÇÃO RÁPIDA E PERIGOSA!

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno por meio desta aula poderá listar atitudes e comportamentos favoráveis à escolha e consumo dos alimentos.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre alimentos.

Estratégias e recursos da aula

Instruções:

I. Professor, distribua aos alunos este pequeno texto informativo e as ilustrações.

Fast food é o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes. O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food e teve sua origem na Itália, no ano de 1986. Alimentos servidos nas ruas, por vendedores ambulantes, conhecida também como street food é uma prática que remonta à Antiguidade e tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno e que pode ser considerada uma forma de fast food.

Adaptado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast-food  

Fonte: http://falando-peloscotovelos.blogspot.com/2010/07/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_24.html   

1. Após a leitura em voz alta, explore o texto junto aos alunos. Questione os alunos sobre as refeições que fazem fora de casa, a frequência destas refeições, o que comem, os lugares frequentados (restaurantes, lanchonetes, na rua), os motivos que os levam a fazer tais refeições, etc.

2. Solicite aos alunos: (todas as respostas deverão ser registradas no caderno).

a. redigirem um título para o texto.

b. procurarem o significado das palavras destacadas no texto (se for possível, solicite parceria com o professor de inglês).  Utilize dicionários ou peça aos alunos elaborarem a partir do próprio texto).

c. listarem os motivos que levam as crianças ao consumo de refeições do tipo fast food.

d. identificarem os tipos de refeições citadas no texto e listarem as suas vantagens e desvantagens.

e. relacionarem o texto com a ilustração.

e. comentarem a frase:  O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX.

II. Peça aos alunos para relacionarem a imagem com o texto apresentado identificando o tipo de refeição oferecida pelos escravos. Solicite parceria com o professor de história para contextualizar historicamente esta atividade. Abaixo segue um texto de apoio para o professor.

A partir de meados do século XVIII, com o crescimento da população e da economia, os escravos passaram a ser utilizados nas cidades em funções distintas daquelas a que se haviam dedicado até então. Os escravos de ganho eram empregados ou alugados por seus senhores para produzir, vender ou prestar serviços a terceiros. Para complementar o orçamento doméstico de seus senhores, escravas - principalmente aquelas que moravam em Salvador e Rio de Janeiro - saíam da cozinha para as ruas, levando comidas feitas em casa: eram vendedoras ambulantes, que percorriam as cidades com tabuleiros, vendendo beijus, cuscuzes, bolinhos e outras iguarias.

Fonte da imagem e do texto de apoio:  http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/147/95/  

III. Professor, assista ao vídeo Fast food comida rápida e perigosa que pode ser acessado pelo site: 

http://www.youtube.com/watch?v=nTj29W5A3c0&NR=1

1. Proponha para os alunos as seguintes questões:

a. Quais as características das refeições servidas em fast food?

b. Quais as consequências do fast food para a saúde humana?   

2. Professor, assista ao vídeo com a turma. Ele pode ser acessado pelo site:

http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4&feature=fvw 

Proponha a seguinte questão para os alunos:

O que representa o anjo neste vídeo? (uma das possíveis interpretações seria que o anjo representa nosso conhecimento, nossa consciência que deveria nortear nossas escolhas para uma alimentação mais saudável). O que representa o diabo? (uma das possíveis interpretações seria que o diabo representa nosso comodismo, nossa preguiça que nos faz apreciar e escolher o que é mais prático, mais bonito, mais cheiroso para nossa alimentação, embora saibamos o que é certo e errado na alimentação).   

3. Professor, solicite aos alunos que descrevam as.mensagens dos filmes assistidos.

(Basicamente os vídeos veiculam a importância da adoção de hábitos saudáveis para a escolha e o consumo dos alimentos e a sua implicação para a saúde humana).

Recursos Complementares

Sites para aprofundamento do tema:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast-food 

Avaliação

Professor, solicite aos alunos registrarem 10 informações sobre fast food que foram veiculadas pelos vídeos. Avalie a elaboração e a coerência das frases com o conteúdo estudado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.