Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fernando Pessoa multifacetado: escrita e criação de um documentário

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir o conceito de heteronímia e de ortonímia na obra de Fernando Pessoa.

Produzir um documentário sobre Fernando Pessoa e a riqueza de sua obra literária.

Ler e analisar algumas poesias de Fernando Pessoa e seus heterônimos.

Identificar as características de cada heterônimo de Fernando Pessoa e dele mesmo enquanto autor.

Pesquisar, problematizar e analisar outros possíveis heterônimos delegados a Fernando Pessoa, porém ainda não confirmados.

Desenvolver a capacidade de comentar criticamente o que leu, apoiando-se no material de estudo e construindo textos autônomos.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 5 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos conheçam:

. a obra de Fernando Pessoa.

. alguns dos poemas dos heterônimos de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

. as características da Primeira Geração do Modernismo Português - escola literária a qual Fernando Pessoa pertence

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Antes de iniciar as aulas, selecione alguns poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos, digite-os, faça fotocópias reduzidas e as transformem em "pílulas poéticas" a serem distribuídas aos alunos logo que chegarem à sala de aula. Veja:

http://ipt.olhares.com/data/big/265/2653883.jpg 

(Acesso em 18/06/2010)

Há um vídeo que explica melhor com que material se faz uma pílula poética. Veja:

http://www.youtube.com/watch?v=5ykPX4Bt-Nk&feature=related 

(Acesso em 20/06/2010)

Recomende o uso contínuo das "pílulas". Peça para que os alunos leiam e quem se dispuser a fazer uma leitura em voz alta, ouça-o. Observe a forma como se expressa; se possui a entonação, o ritmo e a fluência desejáveis para o seu nível de escolarização.

Não se esqueça de pedir aos alunos que leram os poemas, que destaquem o nome do autor.

Revele depois aos alunos, que todos os poemas pertencem a um único homem: Fernando Pessoa.

Mostre a eles a diferença que existe entre os conceitos de heteronímia e ortonímia.

he.te.rô.ni.mo

Nome de alguém usado por outrem para autoria do que não fez (literatura) personagem fictícia criada por escritores, (como o caso de Fernando Pessoa) cujo objetivo é tentar compreender e propagar diferentes maneiras de ver a realidade exterior/interior, tentando manter distância da visão da realidade ortônima. Vocábulo que mantém com outro relação de heteronímia. Adjetivo:  diz-se de livro ou peça literária que se publica sob o nome de outra pessoa que não o autor. Diz-se de autor que publica um livro sob o nome verdadeiro de outra pessoa. Diz-se de termos diferentes que expressam a mesma coisa. Diz-se de vocábulo que mantém com outro, relação de heteronímia.

http://pt.wiktionary.org/wiki/heter%C3%B4nimo  (Acesso em 18/06/2010)

or.tó.ni.mo

nome verdadeiro, nome real

http://pt.wiktionary.org/wiki/ort%C3%B3nimo#Etimologia  (Acesso em 18/06/2010)

Mostre também aos alunos, professor, o significado de pseudônimo.

pseudônimo

É um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente, é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artista que não queira ou não possa assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudônimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança de uma letra ou outra, frequentemente porque o portador acha seu nome de batismo "difícil". Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado pela lei, quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pseud%C3%B3nimo (Acesso em 18/06/2010)

Professor,

Peça que os alunos citem os autores dos poemas das pílulas poéticas e os classifique em heterônimo ou ortônimo.

Aproveite essa atmosfera poética que a sua sala de aula se transformou e mostre aos alunos um vídeo que melhor explicita a vida e a obra de Fernando Pessoa.

http://espacoliteratura.blogspot.com/2008/09/documentario-fernando-pessoa-o-poeta_03.html  (Acesso em 18/06/2010)

Aula 2

Professor,

Inicie as aulas, propondo uma discussão sobre a estrutura do filme que os alunos assistiram na aula anterior. Peça para que eles indiquem:

  1. O que foi apresentado?
  2. Tiveram dados biográficos? Que informações?
  3. Curiosidades? Quais?
  4. Algo sobre a obra literária de Fernando Pessoa? O quê?

Observe a forma que os alunos se manifestam. Veja o tipo de linguagem que apresentam, se há predominância da modalidade culta padrão, se há coerência e clareza no que falam, se os colegas compreendem o que é exposto.

Revele aos seus alunos que o vídeo que assistiram na aula anterior trata-se de um documentário que muito se difere de um longa metragem, de um curta metragem ou de uma animação.

Peça que eles estabeleçam algumas diferenças entre longa e curta metragem, animação e documentário.

Em Recursos Complementares, há referências de links que explicam a elaboração e as características do gênero documentáriol.

Divida a turma em grupos para que cada um fique encarregado de empreender pesquisa sobre os heterônimos de Fernando Pessoa e ele mesmo, enquanto autor.

Nessa pesquisa deverá constar:

. Nome do Heterônimo/Ortônimo

  1. Alberto Caeiro
  2. Álvaro de Campos
  3. Ricardo Reis
  4. Bernardo Soares
  5. Fernando Pessoa

. Surgimento de cada heterônimo

. Biografia (de cada um dos heterônimos e de Fernando Pessoa)

. Características da poesia de cada heterônimo e dele mesmo

. Curiosidades

. Seleção de poemas de Fernando Pessoa e de seus heterônimos: http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html  - (Acesso em 18/06/2010)

A pesquisa servirá de roteiro para a criação de um documentário sobre a obra literária de Fernando Pessoa, dando ênfase à questão da heteronímia e ortonímia.

Para isso, leve seus alunos tanto para a biblioteca da escola, quanto para o laboratório de informática.

Sugiro um site que contém grande parte da pesquisa acima:

http://www.cfh.ufsc.br/~magno/epigflash.html  (Acesso em 18/06/2010)

Aula 3

Professor,

É o momento de cada grupo selecionar e organizar os dados coletados da pesquisa empreendida na aula anterior para a criação do documentário.

Depois dos textos elaborados, promova a troca deles entre os grupos. Peça para que leiam e indiquem as possíveis alterações a serem feitas para que o texto fique mais coeso, coerente e sem problemas ortográficos. Ao serem posteriomente devolvidos para o grupo de origem, que este faça a retextualização.

Aula 4

Professor,

Os grupos deverão selecionar imagens e outros recursos audiovisuais para inserirem no documentário. Leve-os novamante para o laboratório de informática.

Cada heterônimo estudado, insira dentre outros links disponíveis na internet, estes a seguir, no documentário:

Poema de Alberto Caeiro declamado por Maria Bethânia - http://www.youtube.com/watch?v=gWI1gs0dJYk&feature=related  - (Acesso em 18/06/2010)   

Poema de Álvaro de Campo declamado por Maria Bethânia - http://www.youtube.com/watch?v=Km1_yEmWDUE&NR=1 - (Acesso em 18/06/2010)

Poema de Fernando Pessoa declamado por Paulo José - http://www.youtube.com/watch?v=6iHHvNI6OKQ&feature=related - (Acesso em 18/06/2010)

Poema de Bernardo Soares - http://www.youtube.com/watch?v=7H08F2MdFN0  - (Acesso em 18/06/2010)

Poema de Ricardo Reis declamado por Paulo Autran - http://www.youtube.com/watch?v=v8K39ZdNm_s&feature=related - (Acesso em 18/06/2010)

Depois que os alunos inserirem as imagens e os recursos audiovisuais, apresente o documentário pronto às outras turmas de sua escola.

O documentário criado também pode ser encaminhado a uma televisão da região para divulgar o trabalho dos alunos. Há, atualmente, um programa da grade de programação da TVEBrasil que enfatiza e valoriza os documentários, o Doc TV:

http://www.tvcultura.com.br/doctv/  (Acesso em 18/06/2010)

Assista-o e envie uma cópia do documentário criados pelos alunos para lá.

Recursos Complementares

Professor. os links a seguir enriquecerão as suas aulas:

http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/Escrevendo%20um%20documentario.pdf  (Acesso em 17/06/2010) - Como escrever um documentário

http://trintaporsegundo.wikispaces.com/file/view/doc_generoaudiovisual.pdf  (Acesso em 18/06/2010) - Características de um documentário

Avaliação

É importante que os alunos sejam observados e avaliados nos seguintes aspectos:  

. a capacidade de produção escrita, bem como sua interação com o grupo e contribuição em relação à aula; 

. a capacidade de planejamento de ações durante a elaboração textual; 

. sua habilidade em reconhecer a diferenciação (aspecto formal e conceitual dos textos) entre distintas propostas textuais; a

. a capacidade de fazer inferências pertinentes ao texto e que extrapolações ele consegue fazer em relação ao tema e a sua realidade imediata; 

. sua capacidade em revisar um texto e retextualizá-lo, para atender à norma culta de nossa língua.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SANDRELLI PASSOS DOS REIS, E M E F PROFESSOR JONATHAS PONTES ATHIAS , Pará - disse:
    sandrelipassos@hotmail.com

    24/08/2016

    Cinco estrelas

    A sugestão de aula é bem criativa e motivadora para a aprendizagem colaborativa dos alunos. Parabéns! A produção do documentário é interessante, pois os alunos estudarão a linguagem literária por meio do uso de diferentes linguagens também. Legal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.