19/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Discutir o conceito de heteronímia e de ortonímia na obra de Fernando Pessoa.
Produzir um documentário sobre Fernando Pessoa e a riqueza de sua obra literária.
Ler e analisar algumas poesias de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Identificar as características de cada heterônimo de Fernando Pessoa e dele mesmo enquanto autor.
Pesquisar, problematizar e analisar outros possíveis heterônimos delegados a Fernando Pessoa, porém ainda não confirmados.
Desenvolver a capacidade de comentar criticamente o que leu, apoiando-se no material de estudo e construindo textos autônomos.
É preciso que os alunos conheçam:
. a obra de Fernando Pessoa.
. alguns dos poemas dos heterônimos de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.
. as características da Primeira Geração do Modernismo Português - escola literária a qual Fernando Pessoa pertence
Professor,
Antes de iniciar as aulas, selecione alguns poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos, digite-os, faça fotocópias reduzidas e as transformem em "pílulas poéticas" a serem distribuídas aos alunos logo que chegarem à sala de aula. Veja:
http://ipt.olhares.com/data/big/265/2653883.jpg
(Acesso em 18/06/2010)
Há um vídeo que explica melhor com que material se faz uma pílula poética. Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=5ykPX4Bt-Nk&feature=related
(Acesso em 20/06/2010)
Recomende o uso contínuo das "pílulas". Peça para que os alunos leiam e quem se dispuser a fazer uma leitura em voz alta, ouça-o. Observe a forma como se expressa; se possui a entonação, o ritmo e a fluência desejáveis para o seu nível de escolarização.
Não se esqueça de pedir aos alunos que leram os poemas, que destaquem o nome do autor.
Revele depois aos alunos, que todos os poemas pertencem a um único homem: Fernando Pessoa.
Mostre a eles a diferença que existe entre os conceitos de heteronímia e ortonímia.
Nome de alguém usado por outrem para autoria do que não fez (literatura) personagem fictícia criada por escritores, (como o caso de Fernando Pessoa) cujo objetivo é tentar compreender e propagar diferentes maneiras de ver a realidade exterior/interior, tentando manter distância da visão da realidade ortônima. Vocábulo que mantém com outro relação de heteronímia. Adjetivo: diz-se de livro ou peça literária que se publica sob o nome de outra pessoa que não o autor. Diz-se de autor que publica um livro sob o nome verdadeiro de outra pessoa. Diz-se de termos diferentes que expressam a mesma coisa. Diz-se de vocábulo que mantém com outro, relação de heteronímia.
http://pt.wiktionary.org/wiki/heter%C3%B4nimo (Acesso em 18/06/2010)
nome verdadeiro, nome real
http://pt.wiktionary.org/wiki/ort%C3%B3nimo#Etimologia (Acesso em 18/06/2010)
Mostre também aos alunos, professor, o significado de pseudônimo.
É um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente, é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artista que não queira ou não possa assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudônimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança de uma letra ou outra, frequentemente porque o portador acha seu nome de batismo "difícil". Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado pela lei, quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pseud%C3%B3nimo (Acesso em 18/06/2010)
Professor,
Peça que os alunos citem os autores dos poemas das pílulas poéticas e os classifique em heterônimo ou ortônimo.
Aproveite essa atmosfera poética que a sua sala de aula se transformou e mostre aos alunos um vídeo que melhor explicita a vida e a obra de Fernando Pessoa.
http://espacoliteratura.blogspot.com/2008/09/documentario-fernando-pessoa-o-poeta_03.html (Acesso em 18/06/2010)
Professor,
Inicie as aulas, propondo uma discussão sobre a estrutura do filme que os alunos assistiram na aula anterior. Peça para que eles indiquem:
Observe a forma que os alunos se manifestam. Veja o tipo de linguagem que apresentam, se há predominância da modalidade culta padrão, se há coerência e clareza no que falam, se os colegas compreendem o que é exposto.
Revele aos seus alunos que o vídeo que assistiram na aula anterior trata-se de um documentário que muito se difere de um longa metragem, de um curta metragem ou de uma animação.
Peça que eles estabeleçam algumas diferenças entre longa e curta metragem, animação e documentário.
Em Recursos Complementares, há referências de links que explicam a elaboração e as características do gênero documentáriol.
Divida a turma em grupos para que cada um fique encarregado de empreender pesquisa sobre os heterônimos de Fernando Pessoa e ele mesmo, enquanto autor.
Nessa pesquisa deverá constar:
. Nome do Heterônimo/Ortônimo
. Surgimento de cada heterônimo
. Biografia (de cada um dos heterônimos e de Fernando Pessoa)
. Características da poesia de cada heterônimo e dele mesmo
. Curiosidades
. Seleção de poemas de Fernando Pessoa e de seus heterônimos: http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html - (Acesso em 18/06/2010)
A pesquisa servirá de roteiro para a criação de um documentário sobre a obra literária de Fernando Pessoa, dando ênfase à questão da heteronímia e ortonímia.
Para isso, leve seus alunos tanto para a biblioteca da escola, quanto para o laboratório de informática.
Sugiro um site que contém grande parte da pesquisa acima:
http://www.cfh.ufsc.br/~magno/epigflash.html (Acesso em 18/06/2010)
Professor,
É o momento de cada grupo selecionar e organizar os dados coletados da pesquisa empreendida na aula anterior para a criação do documentário.
Depois dos textos elaborados, promova a troca deles entre os grupos. Peça para que leiam e indiquem as possíveis alterações a serem feitas para que o texto fique mais coeso, coerente e sem problemas ortográficos. Ao serem posteriomente devolvidos para o grupo de origem, que este faça a retextualização.
Professor,
Os grupos deverão selecionar imagens e outros recursos audiovisuais para inserirem no documentário. Leve-os novamante para o laboratório de informática.
Cada heterônimo estudado, insira dentre outros links disponíveis na internet, estes a seguir, no documentário:
Poema de Alberto Caeiro declamado por Maria Bethânia - http://www.youtube.com/watch?v=gWI1gs0dJYk&feature=related - (Acesso em 18/06/2010)
Poema de Álvaro de Campo declamado por Maria Bethânia - http://www.youtube.com/watch?v=Km1_yEmWDUE&NR=1 - (Acesso em 18/06/2010)
Poema de Fernando Pessoa declamado por Paulo José - http://www.youtube.com/watch?v=6iHHvNI6OKQ&feature=related - (Acesso em 18/06/2010)
Poema de Bernardo Soares - http://www.youtube.com/watch?v=7H08F2MdFN0 - (Acesso em 18/06/2010)
Poema de Ricardo Reis declamado por Paulo Autran - http://www.youtube.com/watch?v=v8K39ZdNm_s&feature=related - (Acesso em 18/06/2010)
Depois que os alunos inserirem as imagens e os recursos audiovisuais, apresente o documentário pronto às outras turmas de sua escola.
O documentário criado também pode ser encaminhado a uma televisão da região para divulgar o trabalho dos alunos. Há, atualmente, um programa da grade de programação da TVEBrasil que enfatiza e valoriza os documentários, o Doc TV:
http://www.tvcultura.com.br/doctv/ (Acesso em 18/06/2010)
Assista-o e envie uma cópia do documentário criados pelos alunos para lá.
Professor. os links a seguir enriquecerão as suas aulas:
http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/Escrevendo%20um%20documentario.pdf (Acesso em 17/06/2010) - Como escrever um documentário
http://trintaporsegundo.wikispaces.com/file/view/doc_generoaudiovisual.pdf (Acesso em 18/06/2010) - Características de um documentário
É importante que os alunos sejam observados e avaliados nos seguintes aspectos:
. a capacidade de produção escrita, bem como sua interação com o grupo e contribuição em relação à aula;
. a capacidade de planejamento de ações durante a elaboração textual;
. sua habilidade em reconhecer a diferenciação (aspecto formal e conceitual dos textos) entre distintas propostas textuais; a
. a capacidade de fazer inferências pertinentes ao texto e que extrapolações ele consegue fazer em relação ao tema e a sua realidade imediata;
. sua capacidade em revisar um texto e retextualizá-lo, para atender à norma culta de nossa língua.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/08/2016
Cinco estrelasA sugestão de aula é bem criativa e motivadora para a aprendizagem colaborativa dos alunos. Parabéns! A produção do documentário é interessante, pois os alunos estudarão a linguagem literária por meio do uso de diferentes linguagens também. Legal!