Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando a primeira página de um jornal

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

·Compreenda as funções e as características centrais dos textos contidos na primeira página de um jornal.   

·Leia, compreendendo globalmente o texto e inter-relacionando informações de diferentes textos.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma. Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar à turma que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que ele tente ler uma parte do texto sozinho.

É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, o jornal é um meio de comunicação de grande circulação em nossa sociedade. Por isso, é importante que os alunos conheçam o modo como ele é organizado e as formas de leitura que esse suporte possibilita ao leitor. A diversidade de gêneros textuais que apresenta é outro aspecto a ser observado e explorado. Nessa sequência de atividades, apresentamos sugestões para que os aprendizes se familiarizem com os textos contidos na primeira página de um jornal.

Atividade 1: Conhecendo a primeira página do jornal   

Objetivo:

  • Identificar elementos da primeira página de um jornal e compreender sua função.  

 

Distribua diferentes exemplares de um mesmo jornal para cada dupla de alunos.

Como a primeira página de um jornal contém diversos elementos, sugerimos que sejam explorados alguns deles nesta atividade:

- O nome, a data, o local e o preço do jornal;

 -A manchete do jornal

- As imagens e as legendas.   

Você poderá orientar as crianças na exploração da primeira página do jornal, por meio das seguintes questões:

- “Qual é o nome do jornal?” “Onde ele está localizado?” “Por quê se usa letras grandes para escrevê-lo?”

- “Qual a data do jornal?” “Qual o local do jornal?”

 - “Onde fica localizado o preço do jornal?”

- “Na primeira página de um jornal, há vários títulos de notícias. Qual deles está  escrito com letras bem grandes?

- “Por que o redator do jornal escolhe o título de uma reportagem para ser escrito na primeira página e com letras grandes?”

- “Há imagens na primeira página do jornal?” “Para que elas servem?”

- “Qual a legenda das imagens?” (Nesse momento, alguns alunos poderão ler as legendas das imagens contidas no seu exemplar e mostrá-las à turma)

- “Para que servem as legendas?”   

Em seguida, entregue às crianças uma ficha para que a preencham com os dados identificados na primeira página do jornal. Você poderá solicitar aos alunos que recortem as informações solicitadas ou as copiem usando letras maiores para que todos possam ler:

NOME:

DATA:

LOCAL:

MANCHETE:     

Os trabalhos poderão ser fixados no mural da sala e, ao longo da semana, os alunos deverão ser incentivados a ler as fichas que seus colegas elaboraram.

Além disso, durante alguns dias, no início da aula,  sugerimos que você peça às crianças que apresentem as fichas que produziram. Elas poderão ler o nome, a data, o local  e a manchete do jornal. Após a leitura da manchete, o restante da turma deverá levantar hipóteses sobre o assunto que a reportagem abordará. (é interessante selecionar manchetes em que o assunto é mais próximo do universo da criança).

Atividade 2: Trabalhando com as chamadas e o índice do jornal

Objetivo:

  • Conhecer e definir a função social e o modo de organização de dois textos presentes na primeira página do jornal: o “índice” e a “chamada”    

Sugerimos que você divida a sala em duplas e distribua um exemplar de jornal para cada uma.  Esta atividade deverá ser desenvolvida por meio de dois procedimentos:

 1. Nesta intervenção, o aluno deverá se familiarizar com o índice do jornal. O conhecimento desse texto possibilitará às crianças aprenderem mais sobre a organização de um jornal. Sugerimos que a turma discuta as perguntas:

- “Vocês já ouviram falar em índice?”

- “Para que ele serve?”

 - “Onde se localiza o índice no jornal?”

- “O que vocês estão lendo no índice?” (Neste momento, você poderá ler o nome de cada item do índice e perguntar em que página ele se encontra. Explique também que o índice é organizado por assunto. Ele não indica a página de cada reportagem, mas a página de um conjunto de reportagens que tratam do mesmo assunto).

 - “Vamos localizar em que página está cada assunto?” (À medida que os alunos localizarem cada assunto, você poderá mostrar um exemplar à turma, ler o título de uma reportagem e pedir às crianças que digam se, realmente, esse título tem relação com o assunto anunciado no índice)  

Ao final, peça aos alunos que escrevam em seu caderno a definição do gênero “índice”. O texto poderá ser elaborado coletivamente e deverá conter as seguintes informações:

- A função do índice no jornal.

- O modo como ele é organizado.

2.  Nesta intervenção, os alunos deverão conhecer a função das ‘CHAMADAS’ na primeira página de um jornal.

“Chamadas” são textos curtos que resumem as informações publicadas a respeito de algum assunto. Além disso, indicam a página onde se encontra a notícia completa.             

Peça às crianças que localizem títulos de reportagens contidos na primeira página do jornal, que não sejam a manchete. Selecione alguns alunos para lerem o título encontrado. Você poderá ler o texto da chamada e explicar que ele é um resumo da reportagem. Ao final, pergunte aos aprendizes:  

 - “Quem quiser ler a reportagem inteira como deverá fazer?”  

Os alunos deverão compreender que para ter acesso ao conteúdo completo da reportagem é preciso localizar a letra e o número da página correspondente. É importante que você mostre à turma como esse procedimento é realizado, exemplificando o modo de fazê-lo. Em seguida, peça aos alunos que contem quantas chamadas tem na primeira página do jornal que estão analisando e leiam o título de cada uma. As crianças deverão localizar o conteúdo completo da reportagem que mais lhes interessar.Ao final, você também poderá pedir aos alunos que elaborem, coletivamente, uma definição do gênero “chamada”.

O texto deve conter:  

 - A função da chamada no jornal.

- O modo como ela é organizada.

Atividade 3: Localizando os títulos das chamadas e as legendas das imagens  

Objetivos:

  • Relacionar o assunto tratado na chamada ao título correspondente.
  • Relacionar as informações da legenda à imagem correspondente  

  1.Sugerimos que você selecione, de um mesmo exemplar, as chamadas e seus respectivos títulos. Reproduza e distribua para cada dupla de crianças os títulos e os textos separados. Os aprendizes deverão identificar o título adequado para cada texto. (É importante que você selecione textos que tratam de assuntos mais próximos ao universo das crianças. Assim, durante a leitura, os alunos poderão mobilizar seus conhecimentos relacionados ao tema para ampliar a compreensão do que estão lendo.)  

 2. Distribua para cada dupla de alunos imagens de um jornal e as suas respectivas legendas separadas. As crianças deverão encontrar a legenda adequada para cada imagem. (Também recomendamos que as imagens sejam próximas do universo das crianças para que as possibilidades de compreensão do texto sejam ampliadas)  

 Com essas atividades os alunos serão colocados diante do desafio de ler, compreendendo o assunto tratado. Para isso, precisarão fazer uma leitura atenta tanto das imagens como dos textos. Nesse processo, deverão testar suas hipóteses e relacionar as informações tratadas em cada texto com aquelas abordadas nos títulos das chamadas ou nas imagens. 

Atividade 4:  Quebra cabeça coletivo

Objetivo:

  • Montar a primeira página do jornal, observando a função social de cada texto

Leve para a sala de aula dois jornais iguais. Fixe no mural a primeira página de um jornal e peça aos alunos que identifiquem seus elementos centrais: título, datal, imagem, legendas, chamadas, manchete e índice.  Recorte os textos da primeira página do outro jornal (sem separar os títulos das chamadas e as legendas das imagens) e distribua aleatoriamente aos alunos. Observando o modelo, as crianças deverão montar a primeira página do jornal em um cartaz. É importante que, a cada texto colado, você pergunte à criança que tipo de texto é esse e discuta com toda a turma sobre a sua função no jornal.  

Com esta atividade, esperamos que os alunos sistematizem os aprendizados sobre os textos da primeira página do jornal.

Atividade 5: Trabalhando os suplementos infantis

Objetivos:

  • Conhecer os suplementos infantis
  • Levantar hipóteses sobre o texto a partir da análise do seu título                  
  • Relacionar o assunto tratado no título ao texto correspondente             

Caro professor, além da realização do trabalho com a primeira página de um jornal, sugerimos que você desenvolva atividades com os suplementos infantis. Você pode se basear nas atividades aqui sugeridas (1 a 4) para trabalhar esse caderno. Além disso, é possível utilizar o jornal impresso e/ou o jornal on-line.  Caso você deseje desenvolver atividades com o jornal on-line, sugerimos o site do suplemento Folhinha:

 http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/inde050610.htm  

Abaixo algumas intervenções possíveis:

1. Explorando a função da primeira página do suplemento. Para esse trabalho, sugerimos as seguintes intervenções a partir da primeira do suplemento abaixo, retirado do site:

http://rppnriodaslontras.blogspot.com/2010/04/pitaquinhos-na-folhinha.html 

Pergunte às crianças:

- “Qual o nome desse caderno? Por que ele tem esse nome?”

- “A primeira página do suplemento apresenta a data do jornal?”

- “O que mais traz a primeira página do suplemento?”

Peça às crianças que leiam o título das notícias da primeira página e analisem as ilustrações. Estimule-as a perceberem as relações entre o texto escrito e as imagens. Você pode perguntar:

- “Qual a principal notícia do suplemento?

- "A partir de que elementos vocês chegaram a essa conclusão?”

-“O autor utiliza imagens na primeira página do suplemento? Quais?”

- “As imagens se referem ao título de qual matéria?”

-“As imagens complementam e/ou acrescentam informações ao texto?”

-“Por que o redator do jornal utiliza imagens e não somente textos escritos?”   

- “A primeira página do suplemento apresenta outros títulos de matérias. Quais são eles? Em que páginas encontramos o seu texto completo?”

- “Por que o redator do jornal coloca alguns títulos de notícias na primeira página do suplemento?”

-“Quais os critérios que orientam a seleção de notícias que terão seus títulos na primeira página?”.

Em seguida, os alunos deverão ler os títulos contidos na primeira página do suplemento e levantar hipóteses sobre seu conteúdo. A turma decidirá qual notícia deseja ler por completo. Caso o trabalho seja desenvolvido com o jornal on-line, os aprendizes poderão abrir na página sugerida, ler todos os títulos e decidir coletivamente qual texto irão ler. Ao término da leitura, as crianças deverão verificar se suas hipóteses se confirmaram.

2. De forma semelhante à atividade 3 desta sequência didática, distribua para as crianças títulos de notícias com seus textos desmembrados. Os alunos deverão identificar o título adequado para cada texto.  Faça o mesmo com as legendas e suas ilustrações. As crianças terão que encontrar a legenda correspondente a cada imagem.  Essas estratégias auxiliam os alunos a exercerem a habilidade de ler preocupando-se em compreender os textos, construir seus possíveis sentidos e relacionar as informações que trazem. 

3. Distribua para as crianças algumas notícias sem seus títulos. Faça a leitura do texto e peça que criem, coletivamente, um título para cada notícia de acordo com o assunto abordado no texto. Converse com a turma sobre as características de um título: ele deve ser curto, ter letras maiores que o texto e abordar o assunto principal tratado na notícia. Esta atividade, além de auxiliar na compreensão das características de um título, também é importante para o desenvolvimento da leitura compreensiva de textos.

Recursos Complementares

Para maiores informações sobre como trabalhar com o jornal na sala de aula sugerimos a leitura do livro: Como usar o jornal na sala de aula. Maria Alice Faria. Editora Contexto.

Avaliação

Para avaliar se os aprendizes aprenderam o modo como se organiza a primeira página de um jornal e avançaram no exercício de ler compreendendo o que se lê, sugerimos as seguintes intervenções:

- Fazer um levantamento oral do nome dos textos da primeira página de um jornal e de suas funções.

- Reproduzir em uma folha duas chamadas e duas imagens com seus respectivos títulos e legendas separados e pedir aos aprendizes que os relacionem.

Por meio dessas atividades, você poderá perceber o que foi aprendido pelos alunos e o que ainda necessita ser mais trabalhado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.