Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


XADREZ: LENDO E INTERPRETANDO REGRAS DO JOGO

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual (regras do jogo, textos de reportagens e informativos);
  • Trabalhar a compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez, sobre as suas regras e sobre a prática dos jogos em geral;
  • Aprender as regras do jogo de xadrez;
  • Utilizar a escrita para sistematização de conhecimentos recém adquiridos;
  •  Aprimorar a capacidade de síntese e registro;
  • Utilizar a produção de texto e as estratégias de revisão para ampliar a produção textual e a compreensão de aspectos gramaticais.
Duração das atividades
Dez aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética, que consigam ler e compreendam frases e textos pequenos.

Estratégias e recursos da aula

Esta seqüência didática pretende que as crianças aprendam a ler as regras de um jogo complexo. Além de realizar as atividades propostas, as crianças devem realmente jogar xadrez. Mesmo que você professor não saiba jogar, esse aprendizado poderá ocorrer junto com as crianças seguindo as regras e praticando.

Providencie jogos de xadrez. É possível imprimir as imagens das peças ( que estão presentes nesta atividade) e construir o tabuleiro com as crianças, o que trabalhará habilidades de raciocínio lógico, uso da régua etc.   

 Atividade 1– Conhecendo as regras do jogo:

Leia com as crianças as regras do jogo de xadrez e conduza, por meio de perguntas a construção do sentido do texto. Sugerimos que as regras sejam lidas aos poucos, em aulas diferentes, comentadas uma a uma para que não fique cansativo e as crianças compreendam o funcionamento do jogo, seus objetivos e os procedimentos básicos dos jogadores.  

 Texto 1 - REGRAS DO JOGO DE XADREZ

O Tabuleiro é formado por quadrados brancos e pretos, organizados de forma alternada em 8 linhas e 8 colunas e tamanhos iguais.

Normalmente na borda do tabuleiro existem letras que representam as colunas e os números representam as linhas. Cada casa (quadrado) tem então um nome que pode ser encontrado com precisão quando combinado um número e uma letra, por exemplo: A3, B8, D4.

* Professor, se possível, você poderá fazer uma reprodução, ampliada,  no quadro e demonstrar onde está localizada cada casa. Depois, como exercício, peça a cada criança que vá ao quadro para encontrar uma casa conforme a combinação que você disser.  

Texto 2 -

 CONHECENDO AS PEÇAS

O JOGO POSSUI 16 PEÇAS BRANCAS E 16 PEÇAS NEGRAS. CADA CONJUNTO DE CORES POSSUI UM EXÉRCITO COM:

PARA FORMAR A POSIÇÃO INICIAL COLOQUE O TABULEIRO DE FRENTE PARA VOCÊ. O JOGO COMEÇA COM UMA CASA NEGRA DO SEU UM LADO ESQUERDO E O MESMO ACONTECERÁ COM SEU ADVERSÁRIO. (OBSERVE O DESENHO NO TABULEIRO ABAIXO).

PRIMEIRO SE POSICIONA A RAINHA BRANCA NA CASA BRANCA E A RAINHA NEGRA NA CASA NEGRA. 

 NO LADO ESQUERDO DA RAINHA SÃO POSICIONADOS NA SEGUINTE ORDEM:

  1. O BISPO
  2.  O CAVALO
  3.  A TORRE.

DO LADO DIREITO DA RAINHA É COLOCADO:

  1. O REI,
  2. O BISPO,
  3. O CAVALO E A
  4. TORRE.

NA SEGUNDA FILEIRA SÃO COLOCADOS OS 8 PEÕES.

AS PEÇAS DO XADREZ, AO CONTRÁRIO DO JOGO DE DAMAS, OCUPAM TODAS AS CASAS, BRANCAS E NEGRAS. E CADA PEÇA TEM UM MOVIMENTO ESPECÍFICO.            

 TEXTO 3

ENTENDENDO A  LINHA, A  COLUNA E A DIAGONAL

Linha é uma seqüencia horizontal de oito casas alternadas, brancas e pretas.

Coluna é uma seqüência vertical de oito casas alternativas, brancas e pretas.

Diagonal é uma seqüência de casas da mesma cor, dispostas num mesmo sentido, variando de duas a oito casas.

*Fonte do quadro do Texto 3: http://www.xadrezregional.com.br  

Texto 4

Regras básicas do xadrez:

·        Capturar : Para capturar peças do adversário move-se a peça para a casa da peça que se pretende tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro. No caso dos peões, move-se para frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal

·        Cheque : Quando se ataca o rei o atacante deve dizer: “cheque” porque é a peça fundamental do xadrez.

 ·        Cheque mate  : Quando se ataca o rei de forma a não possibilitar a  fuga o jogo terá chegado ao final e o vencedor deverá dizer “cheque mate”.  

   Resultados possíveis:  

 ·        Existe a possibilidade de ganhar um jogo?

1) Dar cheque mate ao adversário.

2) Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.

3) O adversário desistir.   

   Posso empatar?

*Caso não existam movimentos possíveis para jogar e o Rei não esteja em cheque.

*Se o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate.            

 *Acabar o tempo ao adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.

*Se ambos acordarem o empate.

*Se houver três posições repetidas é declarado o empate.

*Se houver cinqüenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.    

 Movimentos das peças

Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.

 * Um Rei não pode dar cheque-mate em outro Rei!

Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a Rainha adversária.

Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.

 Cavalo: movimenta-se em "L" no tabuleiro (duas casas na mesma direção e uma para um lado ou para o outro). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa g1 para a casa f3 nos primeiro lances. Algumas das possibilidades do movimento do Cavalo:

Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.

Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das peças, o peão não mover-se para trás.

*Depois de ler as regras, vocês precisam praticar o jogo, é importante que as crianças, sempre que forem jogar, tenham estas regras em mãos para procurarem, quando necessário, alguma informação ou regra. 

 É importante que você reforce que é necessário recorrer à regra quando houver alguma dúvida e que ao invés de dar a resposta, você pode auxiliar as crianças a ler e a encontrar no texto as informação de que necessitam.     

Atividade 2 – Leitura, escrita e interpretação de textos:  

 Nestas atividades as crianças necessitarão de ler e interpretar os textos. Ajude-as sempre que necessário, faça as correções e ajude-as na revisão.   

Atividade de Português   

1) Leia o seguinte texto para resolver as questões abaixo.  

 O JOGO DE XADREZ    

APRENDEREMOS A JOGAR UM JOGO MUITO INTERESSANTE. PARA JOGÁ-LO, SÃO NECESSÁRIOS DOIS JOGADORES, CONHECIMENTO DAS REGRAS, DAS PEÇAS, DO TABULEIRO E MUITA CONCENTRAÇÃO. GANHA O JOGO AQUELE QUE ELABORAR A MELHOR ESTRATÉGIA. O OBJETIVO? CAPTURAR O REI. O JOGO DE XADREZ É MUITO ANTIGO, ELE FOI INVENTADO NA ÍNDIA HÁ MAIS DE 1.400 ANOS, FOI SENDO LEVADO PARA VÁRIAS PARTES DO MUNDO E PASSOU POR VÁRIAS MUDANÇAS.  APROXIMADAMENTE NO ANO DE 700, FOI LEVADO PARA A EUROPA, ONDE ELE FOI TRANSFORMADO NO JOGO QUE CONHECEMOS HOJE SENDO JOGADO NO MUNDO INTEIRO. NO INÍCIO, ELE ERA JOGADO SOMENTE PELOS NOBRES, A FAMÍLIA DOS REIS. NESSA ÉPOCA, O JOGO ERA CHAMADO NÃO DE XADREZ, MAS DE “JOGO DOS REIS”. O JOGO SÓ FOI CONHECIDO PELAS PESSOAS COMUNS QUANDO, NA RUSSÍA, AS ESCOLAS COMEÇARAM A ENSINAR O XADREZ, FATO QUE TORNOU A RÚSSIA O BERÇO DOS GRANDES ENXADRISTAS.  

 DEPOIS DE LER O TEXTO RESPONDA:  

 1)      O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ENXADRISTA? PENSE E ESCREVA. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________   

2)      E A EXPRESSÃO “O BERÇO DOS GRANDES ENXADRISTAS”? O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTA FRASE QUER DIZER, RELEIA O TEXTO E ESCREVA SUA OPINIÃO. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

3)      EM QUAL PAÍS O JOGO DE XADREZ FOI INVENTADO? _______________________________________________________________________________________  

 4)      QUAL O OUTRO NOME PARA O JOGO DE XADREZ FOI APRESENTADO NO TEXTO? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5)      QUAL É O OBJETIVO DO JOGO DE XADREZ? _______________________________________________________________________________________

 6)      VOCÊ JÁ JOGOU OU SABE JOGAR XADREZ? SIM                      NÃO   

*Os textos acima foram escritos/adaptados por Mariane Patrícia Madeira Lopes.

 Fontes de referência: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1604194  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez 

http://www.xadrezregional.com.br  

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1 - PREENCHA A TABELA ABAIXO DE ACORDO COM AS REGRAS DO XADREZ.

2) Escreva o nome da peça no tabuleiro abaixo conforme a posição inicial das peças.

3) Ligue a sombra da peça ao desenho correspondente. Depois na frente do desenho da peça escreva o nome correto.

Sombra                                                            Desenho                                                                Nome da peça

4) Agora responda:  

 a)      Qual o principal objetivo do jogo? ___________________________________________________________  

 b)      Qual a peça com o menor número de movimentos? _____________________________________________

  c)      Quantas peças negras há no jogo? ______________________   

d)      Quantas peças há total no jogo de xadrez? _____________________    

 Atividade 3 – Treinando Xadrez e a escrita:

 Explique às crianças que o xadrez é um jogo de estratégia e que o silêncio é importante para que o jogador pense antes de realizar cada jogada. Este procedimento pode ser proposto como desafio para a turma.

 1.      Entregue uma folha pautada e peça às crianças que não falem durante o jogo, somente escrevam. É importante que tenham em mãos as regras do jogo, assim terão que ler e expressar  as dúvidas quanto ao movimento das peças.

2.      Para que todos se empenhem na brincadeira e façam silêncio, você também pode se comunicar por meio da escrita na folha e quando a criança ainda não for capaz de ler e compreender o texto escrito sussurre ao seu ouvido visando ajudá-la.

* Lembre às crianças  que o importante é capturar o Rei, não importa quantas peças elas consigam durante a partida.

 

 Texto de Ampliação:   

Este é um texto que apresenta regras avançadas para jogadores de xadrez. Utilize-o somente depois que todos os alunos já souberem as regras do jogo.

Regras especiais do xadrez:  

 Roque : O roque é um movimento de defesa do rei n no qual rei deve mover duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.

Condições necessárias: O rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque. O rei não pode ter sido movido. A torre que faz o roque não pode ter sido movida. Não pode haver peças entre o rei e a torre.    

 Tomar na passagem: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa. ·       

 Promover : Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha, exceto o rei. Normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.   

Texto adaptado: http://xadrez.com.sapo.pt/roque.htm  

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade para avaliação de conhecimentos sobre Xadrez

Faça um pequeno texto sobre xadrez. Você precisará usar as seguintes palavras:  

SILÊNCIO

DIAGONAL

LÓGICA

TABULEIRO

CAPTURA

ESTRATÉGIA

CONCENTRAÇÃO

INTELIGÊNCIA

REI

RAINHA

BISPO

CAVALO

TORRE

PEÃO

XADREZ

Lembre-se: Todas as palavras do quadro precisam estar no texto.

________________________________________________________________________________________________________

*Dica: risque cada palavra que utilizar.

*Ao terminar de escrever faça a revisão, lendo e corrigindo quantas vezes for necessário.

*Peça que criem um título que esteja de acordo com o texto.  

 * Professor ajude as crianças a revisar e a escrever com lógica e coerência. Depois peça as crianças para passar a limpo para a redação.

Bom jogo e boa aula!

Recursos Complementares
Avaliação

Os aspectos orientados nessa proposta de avaliação serão verificados durante o desenvolvimento dessa seqüência didática. O professor poderá registrar esse desenvolvimento e discutir com os alunos alguns aspectos para que sejam aperfeiçoados e para que os resultados esperados sejam alcançados, lembrando sempre que tem como objetivo que as crianças aprendam a jogar xadrez e, paralelamente, aprendam a reconhecer e respeitar as regras de um jogo.

Os aspectos avaliados serão:

 Quanto à leitura se:

  •  A criança consegue ler o texto com autonomia e compreendê-lo?
  • As palavras desconhecidas a criança pergunta ou procura no dicionário?
  • Quando foi feita a leitura em voz alta a criança conseguiu fazer com ritmo e entonação?
  •  As que ainda não são capazes de fazê-lo se esforçaram?
  • A criança recorre às regras escritas do jogo durante a partida?  

 Quanto à produção escrita se:

  •  A criança recorre ao texto das regras ou a você para responder as perguntas que ela não sabe?
  • As perguntas que a criança respondeu sozinha estavam corretas?
  • Quando errou, a criança fez a correção necessária apontada por você?
  • No texto produzido pelas crianças você pode observar aspectos gramaticais, de produção textual, de seqüência lógica, etc.
  • Corrija com as crianças e retome com elas aquilo que for necessário para que elas avancem.

Quanto à habilidade de jogo:

  • O xadrez é um jogo de prática, paciência e obediência às regras. é muito difícil que em poucas aulas a criança realmente aprenda a jogar xadrez, mas dentro do que ela aprendeu é capaz de seguir as regras do jogo?
  •  Quando o adversário faz um movimento inválido e a criança percebe, é capaz de argumentar com o colega?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.