Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Provérbios

 

22/06/2010

Autor e Coautor(es)

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  •  Refletir sobre a importância da cultura popular.
  •  Discutir a diversidade de provérbios existentes e a sua utilização no dia a dia.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem oral desenvolvida; escuta ativa.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1   

- Professor: estas aulas sobre provérbios poderão ser feitas ao ar livre, fora da sala, em um ambiente agradável e mais acolhedor. Sentem-se em roda, ficando mais descontraídos.   

- Inicie a primeira aula conversando com os alunos a respeito dos provérbios. Esclareça que os provérbios são a “cristalização do saber das gentes”. Começaram na oralidade, nascidos da necessidade dos antigos passarem às novas gerações seus pensamentos, conselhos, ensinamentos, normas de conduta, elaborado ao longo do tempo. Quem nunca ouviu: “A voz do povo é a voz de Deus”? “Deus escreve certo por linhas tortas”? “Quem não chora não mama”? “Quem desdenha quer comprar”?

- Para outras informações, consulte os sites: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm e  

http://www.eurosophia.com/outros/proverbios.htm entre outros. 

- Discuta com os alunos as situações de uso dos provérbios: Quando são usados? Por quem? Em que situações?

- Apresente alguns provérbios para seus alunos e solicite a eles exemplificarem com situações (ficcionais ou não) em que possam ser usados. Por exemplo:

  • a) Filho de peixe, peixinho é.
  • b) Carro apertado é que anda.
  • c) Quem canta seus males espanta.
  • d) A necessidade faz o sapo pular.   

- Deixe-os livres para criarem estas situações. Faça comentários a respeito das situações criadas. Deixe também que outros alunos comentem as colocações dos colegas, inclusive complementando estas contribuições.   

- Tarefa para casa: os alunos deverão pesquisar em casa e na comunidade onde moram exemplos de provérbios (diferentes dos que foram utilizados em sala de aula). Cada aluno deverá trazer 4 provérbios diferentes.  

AULA 2

- Peça aos alunos que leiam os provérbios trazidos de casa. Em uma folha (ou se puder utilizar um computador portátil), vá escrevendo todos os provérbios apresentados por eles – pode solicitar também a um aluno que faça estas anotações.   

- Esclareça para os alunos que o estudo dos provérbios recebe o nome de Paremiologia (que abrange todas as formas tradicionais do saber do povo relacionadas com os provérbios). Outra curiosidade: com o passar do tempo, o processo de criação dos provérbios se aprimorou, com a adoção do ritmo e quase sempre da rima, além de outros recursos linguísticos como a aliteração, a assonância, a repetição, o paralelismo.   

- Após estas colocações, observe junto com os alunos o ritmo, as rimas, as aliterações e assonâncias contidas nos provérbios que trouxeram de casa.  

- Discuta com os alunos a importância dos provérbios para a cultura popular. Mostre que o provérbio (ou ditado popular) representa a sabedoria do povo a respeito das pessoas, animais e coisas; sabedoria que se acumulou através de idades e gerações, tão antiga quanto o mundo e, ao mesmo tempo, tão nova quanto os acontecimentos de nossos dias. Há provérbios sobre a vida humana, sobre a moral, a religião e a vida social, sobre a flora e a fauna, sobre a agricultura, medicina, cuidados com a saúde; enfim, abrangem todos os elementos da existência, atuando na formação e conservação dos modos de pensar e agir. Daí a sua grande importância.   

- Mais uma curiosidade: atualmente, é muito comum parodiar provérbios (ou ditados populares). Parodiar provérbios nada mais é do que imitar o seu enunciado. Tem por finalidade divertir, fazer rir. Mas, mais do que ridicularizar um pensamento, demonstra a forte presença desses ditados na mentalidade coletiva, além de um despertar da criatividade.   

- Apresente o pequeno vídeo para os alunos em que várias dessas paródias aparecem. Como no vídeo há um tempo entre o início do provérbio e a sua finalização, deixe que os alunos tentem reconhecer qual seria a complementação “correta” para cada um dos ditados populares que aparecerão. Vai ser divertido! Acesse o vídeo:    http://www.youtube.com/watch?v=3DhJnZUUPn8&feature=related

AULA 3

- Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua, aleatoriamente, alguns provérbios para cada grupo (faça isso com os provérbios que eles trouxeram de casa).   

- Cada um dos grupos deverá escolher um dos provérbios e criar uma dramatização de uma situação em que o provérbio seja utilizado. Os grupos deverão fazer um pequeno roteiro da história, distribuir os papéis para cada membro do grupo e ensaiar uma pequena apresentação do que organizaram.   

- Combine com os alunos um dia para que as apresentações sejam realizadas. Eles poderão apresentar para outras turmas ou para eles mesmos (deixe combinado com os outros professores, caso seja possível). Para o dia da apresentação, organize a ordem em que cada grupo irá se apresentar, prepare um aluno para ser o “mestre de cerimônias” e planeje esta atividade de maneira bem eficiente para que possa ser bastante interessante para todos.   

- Se a escola possuir câmera de vídeo, filme as apresentações. Depois, organize os vídeos com alguma pessoa que saiba editá-los, acrescentando os nomes dos alunos participantes. Disponibilize os vídeos para toda a escola.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada considerando a participação dos alunos nas discussões, além do trabalho produzido e apresentado pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.