23/08/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conscientizar os alunos sobre o consumo de alimentos industrializados e a sua implicação para a saúde humana e para o meio ambiente.
Noções básicas sobre alimentos.
Aí tem química ! Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens
Professor, solicite aos alunos trazerem para esta aula um alimento industrializado.
Assista com os alunos o vídeo: Aí tem química ! Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens
Proponha para os alunos as seguintes atividades:
ATIVIDADE I:
O vídeo apresenta as vantagens da embalagem dos alimentos: os alimentos ficam mais fáceis de serem transportados, de serem acondicionados e de serem conservados. No entanto, a embalagem dos alimentos traz também desvantagens.
ATIVIDADE I:
Solicite aos alunos pesquisarem sobre:
ATIVIDADE II:
O agrônomo Prof. Jurandi G. Oliveira, em seu diálogo com a jovem, aborda fundamentalmente a importância dos alimentos como fonte de energia, o desperdício dos alimentos e a sua conservação.
Solicite aos alunos pesquisarem:
1. Como eram conservados os alimentos quando os recursos tecnológicos eram inexistentes?
2. Liste pelo menos três atitudes que podemos adotar para evitarmos o desperdício de alimentos?
ATIVIDADE III:
Num segundo momento da conversa o agrônomo explica que, para a conservação dos alimentos, a indústria tem utilizado substâncias químicas chamadas aditivos que aumentam a validade dos alimentos. São eles: os corantes, os flavolizantes, os antioxidantes e os conservantes.
Solicite aos alunos que:
a. Escrevam a ação de cada um deles na conservação dos alimentos.
b. Identifiquem quais as informações contidas no rótulo do produto industrializado que ele trouxe para a aula. Qual a importância destas informações para o consumidor?
ATIVIDADE IV:
1.Solicite aos alunos recortarem rótulos de alimentos industrializados. Faça uma seleção destes rótulos (descartando os repetidos) e cole-os num mural. Peça aos alunos descreverem as implicações deste consumo para a saúde do homem e do ambiente.
2.Solicite aos alunos que, no caderno, façam uma lista de alimentos industrializados que são consumidos por sua família e outra lista de alimentos não industrializados. Peça para que façam comparações entre a quantidade de alimentos industrializados e não industrializados que são consumidos. Peça também para que façam uma análise crítica desta comparação. Socialize os comentários.
Nome | Tipo |
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Aí tem química! - Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens | Vídeo |
Site para aprofundamento do tema:
Concluindo o vídeo, a jovem esclarece que embora a importância dos conservantes, sempre que possível devemos evitar o seu consumo. Solicite aos alunos explicar, com suas palavras, porque ela fez esta recomendação. Avalie a participação dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
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25/10/2012
Cinco estrelasGOSTEI, MUITO DA AULA. NOTA 10
28/09/2010
Quatro estrelasMuito boa a sugestão... estou trabalhando com projeto sobre alimentação na escola e gostei mto do vídeo. Parabéns!