19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio desta aula, poderá:
. conhecer hábitos alimentares de outras culturas;
. listar hábitos alimentares saudáveis e
. descrever a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis para a saúde física e psíquica.
Não são necessários.
ATIVIDADE I:
Conhecendo hábitos alimentares de alguns povos:
Professor, conduza a aula discutindo com os alunos sobre estes hábitos fundamentando a discussão na questão cultural. O hábito alimentar é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Os hábitos alimentares estão relacionados aos recursos ambientais, econômicos, as tradições e identificam culturalmente um determinado grupo. São transmitidos nos núcleos familiares e nas comunidades, perpassando várias gerações e assim, garantindo sua permanência na cultura de um povo.
Em voz alta e pausada, faça uma leitura das seguintes informações:
Os brasileiros, de maneira geral, utilizam os talheres para comer e evitam sentar no chão na hora das refeições.
Alguns índios do Amazonas, por exemplo, além de comerem com as mãos, comem separados por sexo.
Entre os africanos, existem etnias que também usam as mãos para comer e preferem sentar-se no chão quando estão se alimentando.
O hábito de comer com as mãos também é algo comum entre indianos e os guineenses.
Os japoneses preferem os hashis, uma espécie de "pauzinhos" para pegar os alimentos.
Na China, não arrotar na mesa, logo após a refeição, significa que não se apreciou a refeição.
Enquanto tomar sopa fazendo barulho é a maior falta de educação para os ocidentais, para os orientais isso demonstra que a refeição está muito boa.
Para os orientais deixar um único grãozinho no prato é uma grande indelicadeza, principalmente com a pessoa que cozinhou.
Os japoneses não comem de pé ou andando pela rua. A comida, para eles, precisa ser saboreada com calma.
Proponha aos alunos escolherem uma destas informações e elaborarem uma ilustração para ela.
ATIVIDADE II:
Os hábitos listados acima fazem parte da cultura de um povo. Examinemos agora os hábitos que fazem parte do nosso cotidiano.
2.1 Dos hábitos listados abaixo, assinale o que faz parte de seu cotidiano.
( ) Comer assistindo televisão ou diante do computador
( ) Comer bebendo água ou sucos ou refrigerantes
( ) Comer os alimentos sem higienizá-los
( ) Comer doce após as refeições
( ) Comer sem lavar as mãos
( ) Pegar o alimento com a mão
( ) Arrotar durante as refeições
( ) Comer frequentemente sanduíches
( ) Fazer refeições em self-service
( ) Beliscar entre as refeições
( ) Pular refeições
( ) Comer muita fritura (batatinha frita, salgadinhos, etc)
( ) Beber frequentemente refrigerantes
( ) Acrescentar sal ao alimento que está no prato
( ) Mastigar com a boca aberta
( ) Tomar sopa fazendo barulho
( ) Outro: _________________________
Professor, discuta com os alunos a importância de rever hábitos que possam causar danos a saúde. Proponha alternativas para corrigi-los. Se for necessário convide um nutricionista para maiores esclarecimentos sobre a higiene corporal e dos alimentos, escolha, preparação e consumo de alimentos.
2.2 Proponha estas questões para os alunos:
a. Mastigar com a boca aberta, tomar sopa fazendo barulho, arrotar a mesa, comer com as mãos são hábitos condenados pela nossa cultura. Discuta com a turma porque estes hábitos não são aceitos socialmente.
b. Analise a imagem que está disponível no site: http://www.dohler.com.br/revistadohler11/qualidade_de_vida.htm
c. Proponha aos alunos redigirem um diálogo sobre ela.
d. Solicite que completem a lista proposta pelo espelho para aquisição de melhor qualidade de vida.
e. Quais os impactos da adoção de hábitos saudáveis para a nossa saúde?
Discuta com os alunos que determinados hábitos podem aumentar o risco de doenças circulatórias/ renais/ cardíacas, obesidade, diabetes, etc. A prática de hábitos saudáveis como alimentação adequada, prática de exercícios tem impacto positivo sobre a manutenção da saúde física e mental. Se possível peça ao professor de educação física desenvolver uma palestra sobre os efeitos da atividade física sobre o organismo.
ATIVIDADE III:
Professor, consultando um destes sites, liste para os alunos alguns hábitos saudáveis que devemos adotar. Solicite aos alunos registrá-los no caderno e escolher aquele que considera mais difícil de ser incorporado em seu cotidiano. Peça também que descreva o por quê da sua dificuldade em adotá-lo. Faça um registro no quadro dos hábitos difíceis e discuta com a sala a importância de adotá-los.
Sites para consulta:
http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=68&secao=saude
http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=1089
Site para aprofundamento da temática:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cultura.pdf
Solicite aos alunos registrarem no caderno 10 medidas que permitam incluir hábitos alimentares saudáveis no nosso cotidiano. (Por exemplo: diminuir o consumo de alimentos industrializados, aumentar o consumo de vegetais e verduras, evitar beber líquidos durante as refeições, etc)
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2014
Quatro estrelasAdorei a ideia e acrescentaria como o cotidiano (nossas escolhas profissionais, nosso tempo, etc) interfere nas escolhas alimentares da nossa cultura.