26/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Reconhecer as modalidades do atletismo – provas de campo (saltos, arremessos e lançamentos);
· Vivenciar as diversas modalidades de campo recriando e adaptando suas regras para a realidade da escola e dos alunos;
· Confrontar as perspectivas individualistas das provas de campo com a possibilidade do trabalho em grupo, seja na aula de educação física ou em uma competição oficial.
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Atividade 1:
O professor deve iniciar a aula contextualizando o que vem a ser prova de campo do atletismo e porque é denominada dessa forma. Identificando, também, cada modalidade, citada a seguir, argumentando e relatando seus principais objetivos e regras. Segue também alguns vídeos ilustrativos que podem ajudar o professor, caso aja necessidade.
Obs.: Os materiais e recursos de vídeos, imagens e fotos ficam a critério do professor ou seguirá a realidade física e material da escola.
Atividade 2:
Após os alunos terem uma contextualização teórica sobre as provas de campo, propor que eles montem, estruturem e organizem as modalidades para suas vivências.
Para efetivar as construções dos alunos o professor poderá oferecer materiais alternativos (seguindo a realidade da escola e preferência do professor), como: garrafas - pet vazias, bambolês, latas vazias, pedaços de madeiras, tocos de madeiras, bolas de diversos tipos, bolinhas de meia, cordas, pneus, entre outros que o professor achar interessante, colchões, colchonetes ou algo parecido.
Cuidados que devem ser ressaltados nos trabalhos dos alunos:
1. Segurança física dos participantes;
2. Conservação dos objetivos e princípios gerais das modalidades em questão;
3. Possibilitar a participação de toda a turma nas atividades.
Para dar início ao processo de criação e montagem das modalidades de campo, dividir a turma em cinco grupos, cada um com uma temática específica:
Grupo 1: salto em distância. Os alunos deverão usar os materiais disponíveis para criar e adaptar com segurança a modalidade “Salto em Distância”. Conservar a ideia principal da prova, saltar o mais longe possível.
Grupo 2: salto em altura. Os alunos usarão os materiais disponíveis para recriar e adaptar com segurança a modalidade “Salto em Altura”. Tentando manter a ideia principal, saltar o mais alto possível.
Grupo 3: salto triplo. Seguindo a mesma ideia do grupo 1 mas, com adição de três saltos consecutivos, ao invés de apenas um, como no grupo anterior, para atingir a maior distância possível.
Grupo 4: lançamento de disco, dardo e martelo. O grupo deve escolher um dos três (ou os três) tipos de lançamento do subtítulo da tarefa. Reconstruir e adaptar, com segurança, a modalidade de lançamento escolhida mantendo o objetivo de alcançar a maior distância possível. Usar os materiais disponíveis para a realização da atividade.
Grupo 5: arremesso de peso. Reconstruir e adaptar, com segurança, a modalidade de “Arremesso de Peso”. Deixar claro que o objetivo principal é arremessar o objeto o mais longe possível. Usar os materiais disponíveis para essa aula (seria interessante o professor diferenciar para a turma o gesto de lançar do arremessar no atletismo).
Atividade 3:
Cada grupo terá a possibilidade de experimentar o que os outros criaram e modificar se achar necessário. Propor um rodízio possibilitando a vivência dos alunos (como um circuito de atividades).
Sites para consulta do professor:
Imagem de uma pista de atletismo: http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/144538-4a41070dac19d.jpg 16/06/2010
Verificar se os alunos reconheceram as provas de campo do atletismo.
Pedir aos alunos que apontem quais as adaptações foram realizadas e recriadas para realidade da escola e porquê.
Identificar quais características os alunos apontam como individual e quais as possibilidades de trabalho em grupo foram apresentadas durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!