Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o Atletismo – Provas de campo na ou para a escola.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer as modalidades do atletismo – provas de campo (saltos, arremessos e lançamentos);

·         Vivenciar as diversas modalidades de campo recriando e adaptando suas regras para a realidade da escola e dos alunos;

 ·        Confrontar as perspectivas individualistas das provas de campo com a possibilidade do trabalho em grupo, seja na aula de educação física ou em uma competição oficial.  

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor deve iniciar a aula contextualizando o que vem a ser prova de campo do atletismo e porque é denominada dessa forma. Identificando, também, cada modalidade, citada a seguir, argumentando e relatando seus principais objetivos e regras. Segue também alguns vídeos ilustrativos que podem ajudar o professor, caso aja necessidade.

  1. Salto em distância: o objetivo principal dessa prova é atingir a maior velocidade possível, realizar um salto e aterrissar o mais distante que puder em uma caixa de areia. (vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=7137046417699871154# 16/06/2010). 
  2. Salto em altura: o objetivo principal dessa prova é se concentrar ao máximo para escolher o gesto técnico perfeito e realizar um salto alcançando a maior altura que puder. (vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8oUJGtTwX38 16/06/2010). 
  3. Salto triplo: essa prova consiste em correr o mais rápido possível, realizar três saltos alternando a perna de impulsão, para aterrissa o mais distante possível em uma caixa de areia. (vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-W6QsUTFYKc 16/06/2010). 
  4. Lançamento de dardo, martelo e disco: são três provas distintas com o objetivo principal de lançar um anteparo o mais distante possível. O dardo, anteparo parecido com uma lança, é lançado pelo atleta, sem ultrapassar com os pés uma linha limite desenhada no final de um corredor, usando apenas uma das mãos (Homem – dardo de 2,7 m, com peso 800 gramas e Mulher – dardo de 2,3 m, com peso de 600 gramas). O martelo consiste em uma bola maciça ligada a uma corrente ou cabo de aço com uma argola para a empunhadura das duas mãos do atleta, seu arremesso deve acontecer sem que o atleta ultrapasse com os pés um campo determinado marcado no chão (uma circunferência) para a realização desse gesto técnico (O martelo pesa 7,26 kg na prova masculina e 4 kg nos eventos femininos). Um disco maciço, que lembra um disco de vinil, é lançado pelo atleta com apenas uma das mãos, sem que ele ultrapasse com os pés um campo determinado marcado no chão (uma circunferência) para a realização desse gesto técnico (prova feminina de lançamento do disco 1,5Kg e provas masculina 2Kg) . (vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IolPJ_PiYYM 16/06/2010). 
  5.  Arremesso de peso: arremessar uma esfera de metal o mais distante possível, sem ultrapassar o campo determinado marcado no chão (uma circunferência) para a realização desse gesto técnico (pesa 7,26 kg masculino adulto e 4 kg feminino). (vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yvw8WtSKmZw&feature=fvw 16/06/2010). 

Obs.: Os materiais e recursos de vídeos, imagens e fotos ficam a critério do professor ou seguirá a realidade física e material da escola.  

Atividade 2:

Após os alunos terem uma contextualização teórica sobre as provas de campo, propor que eles montem, estruturem e organizem as modalidades para suas vivências.

Para efetivar as construções dos alunos o professor poderá oferecer materiais alternativos (seguindo a realidade da escola e preferência do professor), como: garrafas - pet vazias, bambolês, latas vazias, pedaços de madeiras, tocos de madeiras, bolas de diversos tipos, bolinhas de meia, cordas, pneus, entre outros que o professor achar interessante, colchões, colchonetes ou algo parecido.

Cuidados que devem ser ressaltados nos trabalhos dos alunos:

1.       Segurança física dos participantes;

2.       Conservação dos objetivos e princípios gerais das modalidades em questão;

3.       Possibilitar a participação de toda a turma nas atividades.

Para dar início ao processo de criação e montagem das modalidades de campo, dividir a turma em cinco grupos, cada um com uma temática específica:

Grupo 1: salto em distância. Os alunos deverão usar os materiais disponíveis para criar e adaptar com segurança a modalidade “Salto em Distância”. Conservar a ideia principal da prova, saltar o mais longe possível.

Grupo 2: salto em altura. Os alunos usarão os materiais disponíveis para recriar e adaptar com segurança a modalidade “Salto em Altura”. Tentando manter a ideia principal, saltar o mais alto possível.

Grupo 3: salto triplo. Seguindo a mesma ideia do grupo 1 mas, com adição de três saltos consecutivos, ao invés de apenas um, como no grupo anterior, para atingir a maior distância possível.

Grupo 4: lançamento de disco, dardo e martelo. O grupo deve escolher um dos três (ou os três) tipos de lançamento do subtítulo da tarefa. Reconstruir e adaptar, com segurança, a modalidade de lançamento escolhida mantendo o objetivo de alcançar a maior distância possível. Usar os materiais disponíveis para a realização da atividade.

Grupo 5: arremesso de peso. Reconstruir e adaptar, com segurança, a modalidade de “Arremesso de Peso”. Deixar claro que o objetivo principal é arremessar o objeto o mais longe possível. Usar os materiais disponíveis para essa aula (seria interessante o professor diferenciar para a turma o gesto de lançar do arremessar no atletismo).

Atividade 3:

Cada grupo terá a possibilidade de experimentar o que os outros criaram e modificar se achar necessário. Propor um rodízio possibilitando a vivência dos alunos (como um circuito de atividades).

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos reconheceram as provas de campo do atletismo.

Pedir aos alunos que apontem quais as adaptações foram realizadas e recriadas para realidade da escola e porquê.

Identificar quais características os alunos apontam como individual e quais as possibilidades de trabalho em grupo foram apresentadas durante a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.