23/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Crianças que consigam ler, ainda que com dificuldade, pequenas frases e produzam textos pequenos.
Comece o trabalho com a leitura de um livro que aborde o tema, sugerido:
Um Novo Bebê Está Chegando! - um Guia Para o Irmão e a Irmã Mais Velhos
Autor: Emily Menendez
Editora: Aponte
Neste livro é abordada a questão do nascimento de um novo bebê na família, o que algumas vezes é motivo de grande apreensão por parte das crianças.
Como é algo bastante comum, após a leitura do livro, permita que as crianças conversem, falem de suas experiências pessoais e comparem os relatos do grupo com o conteúdo da história.
* Peça às crianças que façam um registro livre, com um pequeno texto ou desenho sobre o que foi apresentado. Aquelas crianças que não tem irmão caçula podem imaginar como seria se tivessem um ou podem fazer a atividade com referência a um irmão mais velho ou a outras crianças que têm um irmãozinho.
Proponho a leitura das sinopses dos livros que você lerá para abordar o tema. É interessante que esta leitura seja feita antes da leitura do livro para que as crianças formulem hipóteses sobre a história.
Ao final da leitura, oriente as crianças a escreverem uma versão de sinopse– sempre orientando para as características do gênero em questão.
No livro indicado acima há uma sinopse e nos “Recursos educacionais adicionados a aula“ são apresentadas mais duas sugestões.
Caso as crianças não conheçam estes personagens, podemos encontrar esta história no site da turma da Mônica que apresenta a personagem desde o momento que os pais do Cebolinha dizem que sua mãe está grávida. A história é bem divertida e aborda a rejeição inicial, a curiosidade “de onde vem os bebês?”, e a aceitação e alegria em ganhar uma nova irmã.
*Pergunte às crianças se conhecem a Maria Cebolinha, irmã caçula do Cebolinha da Turma da Mônica.
*O quê as crianças da história expressam sobre a relação entre o irmão mais velho e a irmãzinha mais nova?
*Como as crianças entendem a relação do Cebolinha com a irmã? Ele gosta dela? Sente ciúmes?
*Mostre no site ou imprima a história, que é dividida em cinco partes.
História “Bem vinda Maria Cebolinha” no site: http://www.monica.com.br/comics/bemvinda/pag1.htm
Professor (a) você pode construir atividades para avaliar a interpretação do texto de maneira que as crianças façam registros. Pode ser uma produção espontânea da criança.
Ou fazê-la orientada, como abaixo:
Interpretação do texto “Bem vinda Maria Cebolinha”
1) Observe esta parte da história;
Do que você acha que o Cebolinha sente mais medo?
___De dividir o quarto.
___De sua irmãzinha chorar a noite.
___De sua mãe gostar menos dele.
Qual a justificativa para a escolha desta alternativa? ________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
Como você imagina que um irmão mais velho pode proteger o mais novo? _________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
Você te um irmão mais velho? Como será que ele se sentiu quando você nasceu? Ele se lembra ou era muito pequeno?
Esta questão pode ser respondida em casa junto com o irmão ou irmã. __________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
*Imagem retirada do site: http://www.monica.com.br/comics/bemvinda/pag1.htm
Para ampliar o tema:
Minha Irma é Diferente
Coleção: SEMPREVIVA
Autor: WRIGHT, BETTY REN
Editora: ATICA
Sinopse:O que significa para uma criança ter um irmão deficiente mental? Esse era o problema de Carlo, que aprendeu a amar sua irmã Terry do jeito que ela era.
Irmão
Autor:Guto Lins
Editora: Globo
Coleção Família
Sinopse: irmão mais velho pode ser protetor, companheiro, brigão ou ciumento, da mesma forma que irmão mais novo pode ser tudo isso e ainda ser o xodó da família. Tem irmão que é meio-irmão, por só ter o mesmo pai ou a mesma mãe, mas com harmonia, acaba sendo irmão por inteiro. Nesse livro, Guto Lins ilustrador, escritor e irmão caçula de dois outros Lins mostra que existe irmão para todos os gostos: brincalhão, tímido, viajado, emburrado, gêmeo, amigo...
Aspectos a serem observados e avaliados:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!