Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A leitura de histórias mediando o estudo de um tema: “o irmão mais novo”

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto;
  • Interpretar textos oralmente a partir de perguntas realizadas pelo professor (a).
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que consigam ler, ainda que com dificuldade, pequenas frases e produzam textos pequenos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Leitura do livro:  

 Comece  o trabalho com a leitura de um livro que aborde o tema, sugerido:

Um Novo Bebê Está Chegando! - um Guia Para o Irmão e a Irmã Mais Velhos 

Autor: Emily Menendez

 Editora: Aponte   

Neste livro é abordada a questão do nascimento de um novo bebê na família, o que algumas vezes é motivo de grande apreensão por parte das crianças.

Como é algo bastante comum, após a leitura do livro, permita que as crianças conversem, falem de suas experiências pessoais e comparem os relatos do grupo com o conteúdo da história.  

* Peça às crianças que façam um registro livre, com um pequeno texto ou desenho sobre o que foi apresentado. Aquelas crianças que não tem irmão caçula podem imaginar como seria se tivessem um ou podem fazer a atividade com referência a um irmão mais velho ou a outras crianças que têm um irmãozinho.  

  Atividade 2 – Produção de sinopses.

 Proponho a leitura das sinopses dos livros que você lerá para abordar o tema. É interessante que esta leitura seja feita antes da leitura do livro para que as crianças formulem hipóteses sobre a história.

Ao final da leitura, oriente as crianças a escreverem uma versão de sinopse– sempre orientando para as características do gênero em questão.

No livro indicado acima há uma sinopse e nos “Recursos educacionais adicionados a aula“ são apresentadas mais duas sugestões.   

Atividade 3– A irmã mais nova do Cebolinha:  

 Caso as crianças não conheçam estes personagens, podemos encontrar esta história no site da turma da Mônica que apresenta a personagem desde o momento que os pais do Cebolinha dizem que sua mãe está grávida. A história é bem divertida e aborda a rejeição inicial, a curiosidade “de onde vem os bebês?”, e a aceitação e alegria em ganhar uma nova irmã.

*Pergunte às crianças se conhecem a Maria Cebolinha, irmã caçula do Cebolinha da Turma da Mônica.

*O quê as crianças da história expressam sobre a relação entre o irmão mais velho e a irmãzinha mais nova?

*Como as crianças entendem a relação do Cebolinha com a irmã? Ele gosta dela? Sente ciúmes?   

*Mostre no site ou imprima a história, que é dividida em cinco partes.

História “Bem vinda Maria Cebolinha” no site:  http://www.monica.com.br/comics/bemvinda/pag1.htm

Atividade 4 – Interpretação de texto:   

Professor (a) você pode construir atividades para avaliar a interpretação do texto de maneira que as crianças façam registros.  Pode ser uma produção espontânea da criança. 

 Ou fazê-la orientada, como abaixo:   

  Atividade de Português  

 Interpretação do texto “Bem vinda Maria Cebolinha”

1)   Observe esta parte da história; 

Do que você acha que o Cebolinha sente mais medo?

 ___De dividir o quarto.

 ___De sua irmãzinha chorar a noite.

 ___De sua mãe gostar menos dele.  

 Qual a justificativa para a escolha desta alternativa?   ________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________  

 Como você imagina que um irmão mais velho pode proteger o mais novo? _________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

Você te um irmão mais velho? Como será que ele se sentiu quando você nasceu? Ele se lembra ou era muito pequeno?

Esta questão pode ser respondida em casa junto com o irmão ou irmã. __________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________    

 *Imagem retirada do site: http://www.monica.com.br/comics/bemvinda/pag1.htm   

Boa aula!   

Recursos Complementares

Para ampliar o tema:

Minha Irma é Diferente

Coleção: SEMPREVIVA

Autor: WRIGHT, BETTY REN

Editora: ATICA

 Sinopse:O que significa para uma criança ter um irmão deficiente mental? Esse era o problema de Carlo, que aprendeu a amar sua irmã Terry do jeito que ela era.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8508030118&sid=791160169126431250966746   

 Irmão

Autor:Guto Lins

Editora: Globo

Coleção Família

Sinopse: irmão mais velho pode ser protetor, companheiro, brigão ou ciumento, da mesma forma que irmão mais novo pode ser tudo isso e ainda ser o xodó da família. Tem irmão que é meio-irmão, por só ter o mesmo pai ou a mesma mãe, mas com harmonia, acaba sendo irmão por inteiro. Nesse livro, Guto Lins ilustrador, escritor e irmão caçula de dois outros Lins mostra que existe irmão para todos os gostos: brincalhão, tímido, viajado, emburrado, gêmeo, amigo...

Fonte: http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf;jsessionid=9F0f-0VjoI-MlZYhhEFLNw**.aplweb01_1_prd?VP=b8CC9rGAj75QCZKvhfao58P4eRm81ac%2F%2Fvs7LSxXNAY%3D&VPP=LIVRO+COLECAO+FAMILIA+IRMAO+GUTO+LINS+GLOBO#maisInformacoes   

Avaliação

Aspectos a serem observados e avaliados:  

  •  Na atividade 1: Como foi elaborada oralmente a interpretação da história?A criança compreendeu e se expressou oralmente sobre o texto?
  •  Atividade 2: Como foi a produção da sinopse? Analise os aspectos do gênero e a capacidade de síntese da história contada.
  • Como foi o registro espontâneo  do livro? Apresentaram somente desenhos ou também da produção  escrita? Estas expressões  ficaram coerentes com o tema?
  • Como foi feita a interpretação da Atividade 4? A criança compreendeu a proposta? Respondeu e se necessário fez as devidas correções?  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.