01/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber contar.
1° MOMENTO – Apresentando coleções
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá trazer diversas coleções de objetos, tais como: tampinhas, palitinhos, pedrinhas etc. Depois de apresentar esses materiais para a turma o professor poderá proporcionar o que as crianças manuseie os materiais.
2° MOMENTO – Propondo problemas
Nesse momento o professor propõe para a turma a resolução de problemas de adição com incógnitas em diferentes posições: estado final, estado inicial e na transformação, utilizando as coleções apresentadas.
O professor traz uma caixa com tampa (que caiba os materiais das coleções apresentadas) e propõe para a turma as seguintes situações.
Obs.:O professor poderá utilizar mais variações das situações propostas.
Situação 1 - Problemas com incógnita no estado final: 4 + 6 = ?
O professor solicita a um aluno para o mesmo colocar 4 palitinhos na caixa e depois pede para que outro aluno coloque mais 6 palitinhos na mesma caixa. Em seguida, questiona a turma para saber quantos palitinhos ficaram lá dentro. A resolução deve ser individual, e os procedimentos, anotados em seu caderno. O docente deve perguntar aos alunos, como fizeram para resolver e, por fim, deve propor que uma criança confira, contando os palitinhos que ficaram na caixa.
Situação 2 - Com incógnita no estado inicial: ? + 12 = 19
Com outros valores, mude a posição da incógnita do enunciado. Peça que um aluno da classe pegue 12 tampinhas e as coloque na caixa. Depois, coloque mais um punhado lá dentro. Peça que outra criança conte o total de tampinhas da caixa. Então, pergunte aos estudantes: "Eu tinha 12 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 19. Quantas eu coloquei?"
É possível que alguns alunos somem os números do enunciado (7 + 12 = 19), utilizando um procedimento válido apenas para o problema da primeira etapa. Coloque esse procedimento em discussão e explicite que o número encontrado é maior do que o total.
Situação 3 - Com incógnita no processo: ? + 8 = 18
Em uma caixa vazia, sem que os alunos vejam, o professor deverá colocar 10 pedrinhas. Na frente dos alunos, o professor deverá colocar mais 8. Em seguida, lance o desafio: "Nesta caixa, já havia algumas pedrinhas. Coloquei 8 e ficaram 18. Quantas havia no começo?" Vários caminhos vão surgir.
3º MOMENTO – Conversando sobre os problemas
É importante que o professor possibilite sempre um momento de discussão sobre para que as crianças possam explicitar oralmente as estratégias utilizadas ao resolver problemas. Promova situações que possibilitem aos pequenos explicar como fizeram os cálculos e proponha outros problemas como esses para que possam usar as estratégias discutidas.
4º MOMENTO – Utilizando o laboratório de informática
Nesse momento o professor poderá proporcionar a ida ao laboratório para que a turma solucione algumas situações de adição, utilizando o seguinte link: www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/somar/ .
Sugerimos como material de apoio para o professor o seguinte livro:
COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
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