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HISTÓRIAS DE CRIANÇAS TRABALHADORAS DA ZONA URBANA

 

05/10/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer e analisar diferentes histórias de crianças trabalhadoras da zona urbana.
  2. Apresentar as histórias de crianças trabalhadoras utilizando recursos da arte cênica.
  3. Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre as histórias de crianças trabalhadoras relativas ao contexto urbano.  
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita e dos direitos das crianças e adolescentes contidos no ECA.  

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Para dar início à aula, o professor deverá apresentar aos alunos o curta metragem "10 centavos - partes 1 e 2", informando que ele mostra um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico. Para assistir à 1ª parte deste curta metragem, acesse o sítio 

http://www.youtube.com/watch?v=pC9XiEgJtDQ&feature=related   e, na sequência, apresente a parte 2, disponível no sítio

http://www.youtube.com/watch?v=tnDNb6djRJY&NR=1 

Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que façam perguntas a respeito do curta metragem assistido. Estas perguntas deverão ser anotadas na lousa, para que o grupo escolha as de maior interesse para iniciar a discussão acerca da situação das crianças trabalhadoras no contexto urbano. 

Para ampliar a discussão, outras perguntas também poderão ser feitas pelo professor, tais como: Por que vocês acham que o menino do vídeo trabalha na rua como guardador de carros? Este é um trabalho próprio para crianças? Há riscos neste tipo de trabalho? Quais? Uma criança deve trabalhar até altas horas da noite? Os direitos deste menino estão sendo respeitados? Como vocês avaliam a atitude do menino de voltar ao restaurante para pagar os 10 centavos que faltaram? Quais as outras formas de trabalho infantil vocês costumam ver nas ruas de sua cidade?

2ª ATIVIDADE: Neste momento, o professor deverá apresentar o livro de história “Serafina e a criança que trabalha”, de Jô Azevedo, Iolanda Huzak, Cristina Porto, para trabalhar com as três histórias das crianças trabalhadoras da zona urbana.  

Os alunos deverão se organizar em três grupos. Cada grupo receberá o texto referente a uma das histórias, para ser lido e discutido pelos participantes, com a colaboração do professor.

Em seguida, cada grupo deverá dramatizar a história lida, utilizando os movimentos corporais para representar os personagens e transmitir à turma as idéias, os sentimentos e emoções relativos à história. Professores e colegas poderão fazer comentários acerca das histórias apresentadas e estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre elas.

3ª ATIVIDADE: “Lendo e criando poesias sobre o trabalho infantil”

Esta atividade poderá ser desenvolvida juntamente com professores da área de Língua Portuguesa da escola.

Inicialmente, o professor de Português deverá trabalhar com os alunos o gênero Poesia. Para isto, poderá selecionar algumas poesias relacionadas ao trabalho infantil. Algumas sugestões poderão ser encontradas nos sítios

http://www.overmundo.com.br/banco/trabalho-infantil 

http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/33881 

http://www.pucrs.br/mj/poema-crianca-81.php 

Na sequência, o professor deverá entregar a cada aluno uma folha contendo a poesia abaixo, para ser lida e discutida, de forma crítica, por todo o grupo.

NÃO AO TRABALHO INFANTIL, SIM AO MENOR APRENDIZ

                        (Fernanda, aluna do 8º ano de escola municipal de Criciúma – SC)  

Rosto sujo, pé no chão.

Lá vou eu para mais um dia de função

Com roupa rasgada passando frio

Pensando em receber meu pão.

Depois do pão vem o batente,

Só parei para almoçar.

Meu patrão é exigente,

Mas na hora de comer

Oferece-me um prato quente.  

Só queria um dia de lazer,

Rir, jogar bola e assistir TV.

Poder brincar com amigos

Sem se preocupar com o destino.

Essa é minha esperança.

Queria ter um dia de infância.

Onde eu ia à escola

Aprender os direitos das crianças.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/4983297/poesia-e-criatividade-para-combater-o-trabalho-infantil  

Dando continuidade, os alunos deverão se organizar em duplas. O professor solicitará às duplas que criem poesias sobre o trabalho infantil.

Ao término das produções, as duplas socializarão com toda a turma a poesia criada.

Para compartilhar esta atividade com os outros alunos e profissionais da instituição, as duplas poderão escolher espaços diferentes da escola, tais como: pátio (recreio), salas de aula, sala da direção, salas de professores, secretaria, almoxarifado, dentre outros, para declamar as poesias.

Posteriormente, estas poesias poderão ser expostas em murais da escola.

Recursos Complementares

Professor, para você enriquecer as discussões referentes ao tema, sugerimos a leitura dos seguintes textos:

“O trabalho infantil no Brasil contemporâneo”, disponível no sítio

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792008000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt  

“Políticas sociais em transformação: crianças e adolescentes na era dos direitos”, acessando o sítio

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/2057/1709 

Referência bibliográfica:

AZEVEDO, Jô, HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, 2007.

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante os diferentes momentos da aula. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: compreender e analisar criticamente as histórias de crianças trabalhadoras da zona urbana; apresentar as histórias em forma de dramatização; estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre as histórias de crianças trabalhadoras relativas ao contexto urbano; criar poesias sobre o tema e apresentá-las nos diferentes espaços escolares.  

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