Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de uma peça teatral a partir de narrações

 

06/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as transformações que devem ocorrer em narrativas para torná-las peças teatrais.
  • Exercitar transformações de histórias em peças.
  • Reconhecer as características dos gêneros.
  • Encenar com desenvoltura.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade no uso do computador.
  • Leitura decodificada.

Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet; ·  
  • trabalho em grupo.

Aula 1

Atividade 1 

Para iniciar a aula, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para acessarem os sites.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090812144947AA5XRCN  

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-tesouro-do-pirata-peca-de-teatro-infantil-1176488.html  

Atividade 2  

No primeiro site, os alunos lerão uma narrativa. No segundo, uma peça de teatro. Se quiser, o professor pedirá que alguns alunos leiam os textos em voz alta, enquanto os outros seguem a leitura no computador. O professor deverá explorar a interpretação dos textos. Para tanto, deverá fazer algumas perguntas para orientá-los na compreensão e interpretação dos textos. Essas perguntas deverão ser entregues em xerox para cada aluno.

Sugestão de perguntas:

Texto 1

a-  Que todos os ratos têm medo de gatos é uma verdade universal. Qual a particularidade deste gato?

b-  Encontrar-se com o Mágico alterou para sempre a história do rato? Sim , não. Justifique.

c-  Moral: Meu filho, quem tem coração de rato não adianta ser leão. Este ensinamento pode ser aplicado à vida do ser humano? Justifique.

Sugestão de perguntas:

Texto 2 

a- Quantos são os personagens desta história?

b- Onde a história se passa?

c- O que havia de novo no mapa que encontraram?

d- Há alguma semelhança entre o texto 1 e 2? Qual?

e- E quanto ao desfecho também há semelhanças?

Aula 2

Atividade  1

O professor deverá dizer aos alunos que o objetivo desta aula é capacitá-los a fazer adaptação de uma narrativa para peça teatral. A seguir, perguntará ao grupo sobre as possibilidades de transformar a narrativa “O rato que tinha medo” em uma peça teatral.  

Pedirá que releiam o texto, dessa vez já com vistas às mudanças que seriam necessárias para a adaptação ao gênero "peça teatral". Discutirá sobre como deverá ficar o texto sem a presença do narrador. Os alunos devem listar os personagens e os cenários para começar a organizar a adaptação.

Como informação nova, o professor dirá que devem introduzir didascálias no texto novo . Isto é, deverão indicar aos personagens de como deverão se comportar e, para isso, usarão parênteses e letras em itálico. (Neste momento, poderá lhes parecer difícil, mas essa será uma atividade feita em conjunto, toda a sala e o professor) A tarefa seguinte é selecionar os traços essenciais para preservar a narrativa literária no formato teatral.

Em seguida, junto com a turma, o professor, começará o trabalho. O texto que construirão, ao final, deverá resultar mais ou menos como no texto abaixo (elaborado pela autora dessa aula)

Personagens: Rato e Mágico

Rato: Ai, ai, ai. Eu tenho muito medo de gatos. Todos da minha espécie têm medo. Medo, não, pavor, tremor, ânsia, vida incerta. (tremendo dos pés à cabeça) Ah! Lá vem um mágico, vou pedir ajuda a ele.(com voz alta e alegre) Sr. Mágico! Sr Mágico! Preciso de sua ajuda.

Mágico: O que foi meu filho? (falando alto e sério)

Rato: Eu preciso que o Sr. me cure do medo de gatos. Tenho pavor deles. (fala batendo o queixo)

Mágico: O que eu poderia fazer?

Rato: O senhor poderia... poderia me transformar num gato? (gaguejando)

Mágico: Sim, abracadabra, você é um Gato. (fala alto e bate com a varinha)

Rato: Ah! Que felicidade. Agora vou perseguir todos os ratos. (alegre e com ar de mau) Nossa! Ali vem um cachorro. Que medo! (tremendo muito)Vou procurar o mágico. Sr. Mágico! Sr Mágico! Preciso de sua ajuda.

Mágico: O que foi desta vez, meu filho?

Rato: Eu preciso que o Sr. me cure do medo de cachorros.Aliás, todos os gatos têm pavor a eles. (fala alto e bate com a varinha)

Mágico: O que eu poderia fazer?

Rato: O senhor, poderia me transformar num cachorro? (fala com ar de esperto)

Mágico: Sim, abracadabra, você é um cachorro. (fala alto e bate com a varinha)

Rato: Ah! Que felicidade. Agora vou perseguir todos os gatos. Nossa! Ali vem um leão. Nossa! Aquilo é um cavalo? Um tigre. Nossa! Uma onça. Um boi. Que medo! Vou procurar o mágico. Sr. Mágico! Sr Mágico! Preciso de sua ajuda. Por favor, me transforme em um leão, o mais temido dos animais. Eu tenho medo de leões, de boi, de cavalo, de onça, muito medo. (mais uma vez batendo o queixo)

Mágico: Sim, abracadabra, você é um leão, o mais poderoso dos animais.

Rato:  Senhor mágico, o que eu faço quando ouvir os passos de um caçador? Ele pode dar um tiro em mim, não pode? (fala se encolhendo)

Mágico: Meu filho, volte a ser rato. Quem tem coração de rato não adianta ser leão. (bate com a varinha e tudo volta a ser como antes)

  • Professor, todas as etapas, falas e didascálias devem ser discutidas durante a escrita para que os alunos aprendam realmente a fazer as transformações.  

Atividade 2

Para essa atividade, o professor distribuirá xerox dos textos constantes dos sites abaixo para, em grupos de dois ou três alunos, conforme o tamanho da turma, fazerem as adaptações de narrações em peças. O professor deverá circular pela  sala, orientando os alunos a utilizar as marcas do texto de teatro que são frases mais curtas, linguagem simples que possibilitem articulação clara do personagem. Esse é um bom momento para sugerir mudanças, como: o personagem em lugar de chamar o outro pelo nome só uma vez, como está ansioso, fica repetindo o chamamento; em lugar de só perguntar, pergunta gaguejando; palavras que quer destacar, coloque-as em caixa alta, ou seja em LETRAS MAIÚSCULAS.

Ao final do trabalho, os grupos revisarão o material, adequando os trechos.

1- http://amizadeverdadeira-amizade.blogspot.com/2007/07/cigarra-e-formiga.html  

2- http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo2.htm O fazendeiro, seu filho e o burro  

3- http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo1.htm O camundongo da cidade e o do campo  

4- http://www.metaforas.com.br/infantis/a_lebre_ea_tartaruga.htm  

5 -http://www.metaforas.com.br/infantis/o_galo_ea_raposa.htm  

6- http://www.momentocerto.com.br/exercicios-de-portugues/interpretacao-da-fabula-o-gato-e-a-barata-fundamental-i/  

7- http://sitededicas.uol.com.br/fabula_o_avarento.htm 8-http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br/mensagem-O-Lobo-e-o-Cordeiro/

9- http://contosencantar.blogspot.com/2009/02/ra-e-o-boi.html    

10- http://kids.sapo.pt/brincar/historias/contos/artigo/o_javali_e_a_raposa  

11- http://sitededicas.uol.com.br/fabula_os_viajantes_e_o_tesouro.htm  

12- http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050703?idioma=portugues O viajante e o tesouro  

13- http://padrepaulo.blog.terra.com.br/2007/10/11/os-dois-burros/  

14- http://fastsoftz.tripod.com/Curiosidades/coruja_aguia.htm  

15-  http://www.coolkids.guarda.pt/content/o-pescador-e-a-sua-mulher  

16- http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=728 A raposa e a cegonha     

Aula 3

Atividade 

Nesta aula, o professor trocará os textos entre os grupos pedindo que façam sugestões de alteração, ou seja, cada grupo lerá o texto do outro.

Ao receber de volta suas produções revisadas, os autores devem analisar os comentários deixados pelos colegas e decidirem se irão acatá-las ou não.

O professor recolherá os textos após as alterações e procederá às correções.

As duplas deverão fazer uma leitura dramatizada para a classe.   

Recursos Complementares

O professor deverá estimular os alunos a lerem sobre Esopo e outras fábulas em:

http://www.contandohistoria.com/esopo.htm 

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, ou seja, o professor deverá observar todos os momentos em que os alunos estiverem lendo em grupo, produzindo o texto, propondo correções no texto do outro. Devem ser considerados o empenho, o respeito ao outro, o compromisso, a postura, a dicção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • raphaela, ' , Rondônia - disse:
    raphaela_sp@hotmail.com

    07/03/2012

    Quatro estrelas

    aprendi muito estava pressisando disso, valeu muito apana perder um pouquinho do meu tempo!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.