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TRABALHO INFANTIL: DIVULGANDO INFORMAÇÕES E AMPLIANDO POSSIBILIDADES

 

17/09/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Organizar as informações coletadas acerca do trabalho infantil, utilizando diferentes recursos.
  2. Propor e realizar um fórum de discussão sobre trabalho e exploração infantil nos dias de hoje, divulgando informações e propostas de ações, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre esta realidade.
  3. Elaborar uma síntese com base em propostas de ações discutidas por toda a comunidade escolar, para ser encaminhada a órgãos públicos competentes.  
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita; capacidade de concentração; noções espaciais e de lateralidade.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Esta aula refere-se à culminância de todas as propostas elaboradas por nós relativas ao trabalho infantil, intituladas: “Trabalho infantil: diferenças sociais e econômicas”; “Trabalho infantil: O que diz o ECA?”; “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”; “Histórias de crianças trabalhadoras da zona rural”; “Histórias de crianças trabalhadoras da zona urbana”. Nesse sentido, para cumprir com os objetivos desta aula e ampliar os conhecimentos sobre o tema, é importante que as aulas citadas tenham sido desenvolvidas com os alunos.

1ª ATIVIDADE: “Criando maquetes sobre o trabalho infantil” 

Inicialmente, como atividade de sensibilização para o desenvolvimento do tema, o professor deverá apresentar um vídeo informativo sobre a construção de maquetes, acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=kt_I7CuIilE&feature=related  

Para a realização desta atividade, poderão contar com a participação de professores das áreas de Educação Artística e de Geografia.

Alunos organizados em pequenos grupos. Os professores deverão propor aos alunos a construção de maquetes cujo tema será o trabalho infantil. Para a confecção das maquetes, sob a orientação e acompanhamento dos professores, os grupos poderão utilizar os seguintes materiais: placas de isopor, papelão ou de compensado (para a base), serragens, miniaturas de brinquedos, tintas coloridas, sucatas, dentre outros (Professores, para maiores informações sobre a construção de maquetes, vocês poderão ler o texto “Maquete passo a passo”, disponível no sítio

http://desenhandonomanteiga.blogspot.com/2008/10/maquete-passo-passo.html ). 

Os grupos deverão apresentar as maquetes para os colegas, com as devidas explicações sobre a produção realizada por eles. Posteriormente, poderão ser expostas em espaços apropriados da escola.  

2ª ATIVIDADE: Professores e alunos deverão construir um dossiê, composto pelas seguintes partes: capa com título e ilustração feita pelos alunos; os nomes dos autores (alunos da sala e professores), índice ou sumário, um breve texto de apresentação e o conjunto de atividades desenvolvidas (Professor, você poderá ler o texto sobre o que é um dossiê, acessando o sítio http://www.brasilescola.com/curiosidades/dossie.htm ). 

Neste dossiê deverão conter todos os materiais pesquisados e produzidos pelos alunos em relação ao trabalho infantil, tais como: as perguntas feitas pelos alunos e professores sobre o tema; textos informativos; lista com os nomes dos vídeos assistidos e discutidos; sínteses elaboradas pelos alunos; cópia do ECA; gibi sobre o trabalho e os direitos das crianças e adolescentes; letra de música trabalhada; relatos de crianças e adolescentes trabalhadores em diferentes situações de trabalho; histórias discutidas e dramatizadas pelos alunos referentes ao trabalho infantil na zona rural e no contexto urbano; propostas/ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, dentre outros.   

3ª ATIVIDADE: Fórum de discussão sobre o trabalho infantil

Este é o momento de divulgar as informações e atividades realizadas a respeito do tema, com outros alunos, professores, pais e representantes de órgãos responsáveis pela prevenção e erradicação do trabalho infantil de sua cidade. Desse modo, professores e alunos deverão propor à direção da escola, a realização de um evento: Fórum de discussão sobre o trabalho infantil no contexto atual.

No local destinado à realização do evento, os alunos deverão colocar à disposição dos participantes o dossiê sobre o trabalho infantil, para que conheçam o processo desenvolvido em relação à temática proposta.

Os cataventos, as colagens, os fantoches de vara, as poesias e as maquetes criadas pelos alunos durante as aulas propostas também deverão ser expostos para apreciação dos participantes do evento.

Os alunos deverão divulgar, durante o evento, os locais e respectivos telefones de sua cidade, para denúncias sobre o trabalho infantil, por meio de panfletos ou cartazes por eles produzidos.

Este evento poderá ser organizado em momentos, tais como: abertura; esclarecimentos pelos alunos sobre a importância do tema na atualidade e as atividades realizadas por eles sobre o trabalho infantil; apresentação das histórias de crianças trabalhadoras, pelos grupos de alunos, por meio de dramatizações; palestra realizada por um representante de órgãos ligados ao trabalho infantil de sua cidade; debate com perguntas e troca de informações sobre o tema, sugestões de propostas para prevenção e erradicação do trabalho infantil e avaliação do evento pelos participantes.

Em seguida, poderá ser elaborada uma síntese com as propostas de ações para ser encaminhada a órgãos públicos competentes.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos a leitura dos textos "Trabalho infantil: os escravos mirins", disponível no sítio

http://sardinhainnaldo.spaceblog.com.br/836674/TRABALHO-INFANTIL-OS-ESCRAVOS-MIRINS/  e  

“Campanha contra o trabalho infantil – denuncie”, acessando o sítio

http://poesiasoutrasexpressoes.blogspot.com/2007/11/campanha-contra-o-trabalho-infantil.html 

Outro recurso interessante refere-se à entrevista com Mário Sérgio Cortella sobre trabalho infantil, acessando o sítio

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/9ce07146-d0e9-48bd-b625-cf831b50b85f/Default.aspx 

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante os diferentes momentos da aula. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: construir maquetes sobre o tema de forma criativa; organizar os materiais pesquisados e produzidos acerca do trabalho infantil, para a construção do dossiê; participar ativamente do fórum de discussão acerca da temática proposta; participar da elaboração da síntese final referente às propostas de ações sobre o trabalho infantil.

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