19/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Professor, durante essa proposta de aula, os alunos precisarão conhecer o programa Movie Maker, do Windows. Então, recomenda-se que, para facilitar o desenvolvimento da proposta, eles conheçam esse programa de antemão. Você pode levá-los com antecedência ao laboratório de informática, para que eles possam adquirir conhecimentos prévios sobre esse recurso.
1ª AULA
Professor, essa aula terá como foco um trabalho com sinopses de filmes. Para iniciá-la, comece explicando que sinopse é uma forma de resumo que tem a função de apresentar informações concisas e objetivas sobre um filme, livro etc.
Em sala, projete no data-show ou outro recurso de que sua escola disponibilizar, o encarte do filme “Crepúsculo: Lua nova” (ou de outro filme qualquer). Peça que algum aluno faça em voz alta a leitura da sinopse. Frise e leve os alunos a perceberem que o texto lido prima pela concisão e objetividade. Além disso, é importante fazê-los notar que a sinopse não contará o fim do filme, pois ela tem por objetivo justamente despertar a curiosidade de seu leitor para ver todo o filme, conhecer toda a história.
Aproveite que a imagem já está projetada e divida a sala em equipes. Destine alguns minutos da aula para que os próprios alunos construam observações sobre a sinopse que veem. Então, ao fim desse tempo, deixe-os apresentar suas observações.
Eles deverão mencionar as ilustrações e instruções técnicas do filme. Poderão falar sobre a linguagem utilizada na sinopse, geralmente apropriada para o público alvo do filme. Devem questionar se o filme em questão fosse um filme infantil, as cores, ilustrações da capa e o estilo do texto usado seriam os mesmos ou haveria mudanças, concluindo que as ilustrações e cores seriam mais alegres, vivas, vibrantes e o texto provavelmente mais informal e simplificado. Caso as equipes não cheguem sozinhas a essas conclusões, professor, oriente-as.
http://2.bp.blogspot.com/_xOILvdZGKjw/S6uve7jZK8I/AAAAAAAABBc/XpTvmf40I-A/s1600/Saga+Crep%C3%BAsculo+-+Lua+Nova++-+1.jpg - acesso em 17/06/2010.
Então, para que os alunos tenham contato com mais algumas sinopses, leve-os ao laboratório de informática. Lá eles acessarão o site http://www.telacritica.org/sinopses.htm - acesso em 17/06/2010. Esse site oferece diversas sinopses de filmes.
Destine esse horário para a leitura. Os alunos lerão as sinopses com o intuito de que cada equipe escolha uma delas. É importante que o filme escolhido não tenha ainda sido assistido por nenhum aluno da equipe. Além disso, professor, fique de olho nos filmes que os alunos escolherem. Oriente-os para que eles mesmos apenas busquem filmes que sejam adequados para a sua faixa etária.
Quando todas as equipes fizerem a escolha, imprima a sinopse que cada grupo escolheu e entregue para eles uma cópia.
2ª AULA
Agora que os grupos já estão munidos de suas sinopses, dê a seguinte orientação: cada equipe terá que escrever uma história dando sentido e continuidade à história com que tiveram contato a partir da sinopse. Eles deverão aproveitar todas as informações que a sinopse ofereceu, acrescentando a ela maiores detalhes que serão frutos da sua criatividade. Poderão acrescentar personagens e repensar os espaços. Apenas deixe claro que os alunos não deverão assistir (nem em casa) ao filme de que farão o texto.
Ajude as equipes durante a produção, professor. Elas deverão fazer quantas versões de seus textos forem necessárias. Não se esqueça de que todo bom texto requer aprimoramento, correção, releituras e reescritas.
3ª AULA
Professor, para a realização dessa aula, o texto definitivo da aula 2 já deverá estar concluído. Agora desafie novamente os alunos. Eles deverão produzir um vídeo para contar a história que criaram. Os alunos vão criar seus próprios filmes a partir da história. Cada equipe terá que pensar em uma forma de contar a história que escreveu por meio de uma filmagem. Eles podem usar vários recursos: podem, no laboratório de informática, usar o programa Movie Maker, do Windows, e preparar um filme com fotos e a narração da história ao fundo, gravada com o auxílio de uma web cam; ou podem filmar sua própria performance teatral por meio de uma câmera filmadora ou mesmo de um celular. Deixe-os livres para que usem todos os recursos que conhecem e de que dispõem.
Se for possível, seria interessante que eles fossem acompanhados de um professor de informática, para assessorá-los em suas produções.
4ª AULA
A última estratégia dessa proposta de aula será a realização de uma mostra de cinema.
Tudo deve ser organizado para que cada equipe apresente primeiramente o filme original, para em seguida exibir o vídeo que eles criaram demonstrando a sua própria história.
Antes dessas apresentações, cada equipe deve ler a sinopse que serviu de ponto de partida para as demais produções. Assim, ficará a sequência que se inicia na sinopse, depois na história criada, no vídeo feito pelos alunos e, por fim, a visualização do próprio filme. Os resultados desse trabalho podem ser surpreendentes, já que será possível observar em que pontos o filme real se aproxima e em que pontos se distancia da história que os alunos fizeram.
Em outra aula, é interessante que seja feito um breve seminário, em que os alunos poderão comentar as diferenças existentes entre o filme pré-existente e a produção feita por eles a partir da leitura das sinopses. Esse é um momento para que eles conversem sobre os resultados obtidos e que pensem sobre o aprendizado que tiveram.
Tanto os textos quanto os vídeos produzidos podem ser adicionados ao blog da sala ou da escola para a apreciação de toda à comunidade escolar.
E vale repetir, professor, que para desenvolver essa proposta, é importante que os alunos tenham conhecimentos em informática e manipulação de vídeos, para que possam produzir o filme baseado na história que criarão. Então, é válido que os alunos tenham o suporte de um professor de informática. Se na escola não tiver um, você certamente contará com alguns alunos que tenham maior domínio sobre os recursos de informática. A dica, então, é que uns alunos assessorem os outros e que o critério de divisão da turma em equipes seja observar se em cada equipe ficou ao menos um aluno que saiba lidar bem com a informática.
http://www.adorocinema.com/filmes/robin-hood-2010/ - Site de sinopses de filmes - acesso em 17/06/2010.
http://www.interfilmes.com/ - Site de sinopses de filmes - acesso em 17/06/2010.
Professor, observe a interação dos alunos em relação à proposta, já que esse será um trabalho em equipe. Perceba se as tarefas foram distribuídas igualmente entre os integrantes do grupo e se eles fizeram escolhas adequadas ao selecionar uma sinopse. Analise também a qualidade do texto criado por eles. Veja tanto a coerência e criatividade das ideias, quanto a ocorrência de problemas ortográficos e estruturais no texto. Por último, observe também a qualidade do vídeo por eles produzido. Veja se exploraram diferentes recursos para as gravações, se foram criativos e souberam improvisar ao produzir as imagens, levando em consideração a provável falta de recursos de que dispuseram para fazê-lo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!