Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e extraindo informações de sinopses de filmes

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as características que marcam as sinopses de filmes;
  • Observar o nível de formalidade da linguagem das sinopses, associando-o ao público a que se dedica;
  • Produzir suas próprias histórias, baseado nas sinopses lidas;
  • Lidar com recursos tecnológicos para a criação de um vídeo.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, durante essa proposta de aula, os alunos precisarão conhecer o programa  Movie Maker, do Windows. Então, recomenda-se que, para facilitar o desenvolvimento da proposta, eles conheçam esse programa de antemão. Você pode levá-los com antecedência ao laboratório de informática, para que eles possam adquirir conhecimentos prévios sobre esse recurso.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Professor, essa aula terá como foco um trabalho com sinopses de filmes. Para iniciá-la, comece explicando que sinopse é uma forma de resumo que tem a função de apresentar informações concisas e objetivas sobre um filme, livro etc.   

Em sala, projete no data-show ou outro recurso de que sua escola disponibilizar, o encarte do filme “Crepúsculo: Lua nova” (ou de outro filme qualquer). Peça que algum aluno faça em voz alta a leitura da sinopse. Frise e leve os alunos a perceberem que o texto lido prima pela concisão e objetividade. Além disso, é importante fazê-los notar que a sinopse não contará o fim do filme, pois ela tem por objetivo justamente despertar a curiosidade de seu leitor para ver todo o filme, conhecer toda a história.

Aproveite que a imagem já está projetada e divida a sala em equipes. Destine alguns minutos da aula para que os próprios alunos construam observações sobre a sinopse que veem. Então, ao fim desse tempo, deixe-os apresentar suas observações.

Eles deverão mencionar as ilustrações e instruções técnicas do filme. Poderão falar sobre a linguagem utilizada na sinopse, geralmente apropriada para o público alvo do filme. Devem questionar se o filme em questão fosse um filme infantil, as cores, ilustrações da capa e o estilo do texto usado seriam os mesmos ou haveria mudanças, concluindo que as ilustrações e cores seriam mais alegres, vivas, vibrantes e o texto provavelmente mais informal e simplificado. Caso as equipes não cheguem sozinhas a essas conclusões, professor, oriente-as.

http://2.bp.blogspot.com/_xOILvdZGKjw/S6uve7jZK8I/AAAAAAAABBc/XpTvmf40I-A/s1600/Saga+Crep%C3%BAsculo+-+Lua+Nova++-+1.jpg - acesso em 17/06/2010. 

Então, para que os alunos tenham contato com mais algumas sinopses, leve-os ao laboratório de informática. Lá eles acessarão o site http://www.telacritica.org/sinopses.htm - acesso em 17/06/2010. Esse site oferece diversas sinopses de filmes.  

Destine esse horário para a leitura. Os alunos lerão as sinopses com o intuito de que cada equipe escolha uma delas. É importante que o filme escolhido não tenha ainda sido assistido por nenhum aluno da equipe. Além disso, professor, fique de olho nos filmes que os alunos escolherem. Oriente-os para que eles mesmos apenas busquem filmes que sejam adequados para a sua faixa etária.

Quando todas as equipes fizerem a escolha, imprima a sinopse que cada grupo escolheu e entregue para eles uma cópia.

2ª AULA

Agora que os grupos já estão munidos de suas sinopses, dê a seguinte orientação: cada equipe terá que escrever uma história dando sentido e continuidade à história com que tiveram contato a partir da sinopse. Eles deverão aproveitar todas as informações que a sinopse ofereceu, acrescentando a ela maiores detalhes que serão frutos da sua criatividade. Poderão acrescentar personagens e repensar os espaços. Apenas deixe claro que os alunos não deverão assistir (nem em casa) ao filme de que farão o texto.

Ajude as equipes durante a produção, professor. Elas deverão fazer quantas versões de seus textos forem necessárias. Não se esqueça de que todo bom texto requer aprimoramento, correção, releituras e reescritas.

3ª AULA

Professor, para a realização dessa aula, o texto definitivo da aula 2 já deverá estar concluído. Agora desafie novamente os alunos. Eles deverão produzir um vídeo para contar a história que criaram. Os alunos vão criar seus próprios filmes a partir da história. Cada equipe terá que pensar em uma forma de contar a história que escreveu por meio de uma filmagem. Eles podem usar vários recursos: podem, no laboratório de informática, usar o programa Movie Maker, do Windows, e preparar um filme com fotos e a narração da história ao fundo, gravada com o auxílio de uma web cam; ou podem filmar sua própria performance teatral por meio de uma câmera filmadora ou mesmo de um celular. Deixe-os livres para que usem todos os recursos que conhecem e de que dispõem.

Se for possível, seria interessante que eles fossem acompanhados de um professor de informática, para assessorá-los em suas produções.   

4ª AULA

A última estratégia dessa proposta de aula será a realização de uma mostra de cinema.

Tudo deve ser organizado para que cada equipe apresente primeiramente o filme original, para em seguida exibir o vídeo que eles criaram demonstrando a sua própria história.

Antes dessas apresentações, cada equipe deve ler a sinopse que serviu de ponto de partida para as demais produções. Assim, ficará a sequência que se inicia na sinopse, depois na história criada, no vídeo feito pelos alunos e, por fim, a visualização do próprio filme. Os resultados desse trabalho podem ser surpreendentes, já que será possível observar em que pontos o filme real se aproxima e em que pontos se distancia da história que os alunos fizeram.

Em outra aula, é interessante que seja feito um breve seminário, em que os alunos poderão comentar as diferenças existentes entre o filme pré-existente e a produção feita por eles a partir da leitura das sinopses. Esse é um momento para que eles conversem sobre os resultados obtidos e que pensem sobre o aprendizado que tiveram.

Tanto os textos quanto os vídeos produzidos podem ser adicionados ao blog da sala ou da escola para a apreciação de toda à comunidade escolar.

E vale repetir, professor, que para desenvolver essa proposta, é importante que os alunos tenham conhecimentos em informática e manipulação de vídeos, para que possam produzir o filme baseado na história que criarão. Então, é válido que os alunos tenham o suporte de um professor de informática. Se na escola não tiver um, você certamente contará com alguns alunos que tenham maior domínio sobre os recursos de informática. A dica, então, é que uns alunos assessorem os outros e que o critério de divisão da turma em equipes seja observar se em cada equipe ficou ao menos um aluno que saiba lidar bem com a informática.

Recursos Complementares

http://www.adorocinema.com/filmes/robin-hood-2010/ - Site de sinopses de filmes - acesso em 17/06/2010. 

http://www.interfilmes.com/ - Site de sinopses de filmes - acesso em 17/06/2010.  

Avaliação

Professor, observe a interação dos alunos em relação à proposta, já que esse será um trabalho em equipe. Perceba se as tarefas foram distribuídas igualmente entre os integrantes do grupo e se eles fizeram escolhas adequadas ao selecionar uma sinopse. Analise também a qualidade do texto criado por eles. Veja tanto a coerência e criatividade das ideias, quanto a ocorrência de problemas ortográficos e estruturais no texto. Por último, observe também a qualidade do vídeo por eles produzido. Veja se exploraram diferentes recursos para as gravações, se foram criativos e souberam improvisar ao produzir as imagens, levando em consideração a provável falta de recursos de que dispuseram para fazê-lo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.