13/09/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Relacionar os padrões corporais impostos atualmente com as imposições midiáticas e as atividades físicas.
Conceito de imagem corporal.
Atividade 1:
Os alunos, munidos dos materiais da avaliação da aula “Padrões corporais, seus movimentos e a sociedade”, de autoria de Adriano de Paiva Reis http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21167, deverão se dividir em 5 grupos e analisar os personagens criados: se ficaram realmente bonitos ou não, e porquê. Cada grupo deverá registrar as suas respostas para serem discutidas pela turma, mediada pelo professor, com as perguntas: como foi escolhido cada parte dos “corpos perfeitos”? Porque foram escolhidas estas partes? O direcionamento a ser dado está no sentido de que sofremos influências diversas na formação da imagem do “indivíduo perfeito” ou de um padrão corporal e que, dentre estas, a mídia apresenta papel destacado.
Acesso dia 19 de agosto de 2010.
Atividade 2:
Os alunos, organizados nos mesmos 5 grupos, farão uma pesquisa em revistas especializadas ou em sites na Internet de métodos de treinamento de pessoas famosas, consideradas “bonitas”. Cada grupo organizará, em conjunto com o professor e de acordo com a realidade do colégio, a vivência destes métodos, para a turma toda.
Sugestão de sites para pesquisa:
http://menshealth.abril.com.br/fitness/conteudo_240474.shtml
http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-corpo-sexy-568856.shtml
http://menshealth.abril.com.br/fitness/conteudo_425543.shtml
http://menshealth.abril.com.br/fitness/conteudo_221358.shtml (Acessos em 17 de junho de 2010).
Atividade 3:
Os alunos serão novamente chamados a uma discussão no sentido de relacionar as 2 outras atividades, com as perguntas que seguem: será que qualquer pessoa pode realizar estes métodos de treinamento? E será que somente fazendo isso, ficaremos iguais ao artista? Por que? Existe influência da mídia e dos meios de comunicação na forma de enxergarmos o nosso corpo e na busca de um “corpo perfeito”? O professor deverá direcionar as discussões no sentido de que nos tempos atuais a mídia é um fator determinante na formação da imagem corporal da sociedade e que os métodos ditos milagrosos ou de um artista qualquer poderá não surtir tantos efeitos em outras pessoas.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732003000100012&script=sci_arttext&tlng=es
(Acesso dia 19 de agosto de 2010)
Os alunos deverão construir um texto dissertativo/argumentativo (recomendamos um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de português e/ou redação) com o tema: quais os interesses de um corpo “perfeito” hoje?
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Três estrelasPoderiamos trabalhar também com distúrbios alimentares, mostrando a grande cobrança da mídia, em busca do corpo perfeito, levando as pessoas comuns a colocar em risco sua saúde, através de estratégias (bulimia e anorexia) para chegar a magreza imposta pela mídia e tornar-se parecida com a atriz escolhida, onde a mesma consede entrevista, mostrando dietas e restrições alimentares para se chegar ao corpo almejado por muitas.