Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DIMENSÃO, FORMAS E TAMANHOS DOS OBJETOS.

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características dos objetos;
  • Descobrir as características tridimensionais dos objetos (comprimento, largura e altura);
  • Observar formas geométricas nos objetos e espaços vivenciados;
  • Descobrir que o tamanho dos objetos é mensurado por unidades de medida do sistema métrico decimal.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geométricas; sistema métrico decimal; unidades de medida.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Observar os diferentes objetos da sala.

1º momento - O professor  solicita que as crianças observem objetos variados da sala de aula,  como:  mesas, cadernos, cadeiras, estantes entre outros. Nesse momento, pergunta as crianças quais as características desses objetos.

2 º momento -  O professor propõe uma situação problema e diz o seguinte:

Situação problema - Observe as estantes da sala e verifique qual delas pode servir de modelo para construir uma para organizar as bonecas e carrinhos na brinquedoteca. 

  • Como poderemos fazer para construir uma estante igual a da sala?
  • Como verificar as medidas desta estante para se fazer uma outra igual, com as mesmas dimensões?
  •  Que objetos da sala poderemos utilizar para medir a estante?

Observação - As crianças  utilizam  objetos da sala para realizar a medição. Dependendo do que elas decidirem usar, o professor as deixará livres para realizar a mensuração.

3° momento - Na grande roda, o  professor ajuda às crianças a demonstrar a solução, como é possível medir a estante? O professor  registra no quadro a estratégia que cada dupla encontrou.

Atividade 2 -  Medir os objetos na sua tridimensionalidade.

1° momento - Na roda de conversa, o professor discute com as crianças as dimensões dos objetos. Coloca no centro da roda uma mesa pequena e vai ajudando  a destacar a altura, a largura e comprimento da mesa. A partir dessa atividade as orientam a medir os objetos da sala.

2º momento – As crianças escolhem objetos tridimensionais da sala, se organizam em duplas para medir, nesse momento, o professor observa para ajudar e reorientá-las no momento da atividade, caso seja necessário.

3º momento – As crianças em duplas desenham o objeto medido, conservando altura, largura e comprimento.

Atividade 3 -  Identificar a forma dos objetos expostos na sala.

1º momento -  O professor conversa com as crianças e diz que na sala de aula existem muitas formas geométricas, constituindo o nosso ambiente. Em seguida elas procuram e mostram essas formas e vão nomeando. 

2º momento – O professor solicita que as crianças desenhem as formas encontradas na sala e escrevam o nome do objeto e da forma.

Atividade 4 -  Utilizar unidade de medida para medir distância.

1º momento -  O professor orienta as crianças para fazer salto à distancia e depois medir esse seu salto.

Procedimento – em pequenos grupos as crianças devem:

a) marcar os pontos de partida e de chegada;

b)  marcar a distância de cada componente;

 c) verificar quantos pés cabem em cada intervalo, que cada criança pulou;

d)  medir o intervalo que representa a distância percorrida com seus pés  (todos  do grupo);

e) comparar a medida dos pés e verificar se em um intervalo os pés aparecem em quantidades diferentes ou se são repetidos; 

e) depois o professor escolhe um intervalo e mede a distância com o seu pé. E discute a diferença entre os resultados.

2º momento - O professor apresenta instrumentos de medição, como a fita métrica, réguas e trenas e discute a importância e utilidade  unidade-padrão de medida. Em seguida as crianças medem e representam no papel e desenham as medidas.

Observação – O professor discute com as crianças o tamanho da linha e pede que elas solucionem o problema. O que fazer para representar a distância, já que o comprimento do salto não cabe no papel?  

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A. prendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2000.

Avaliação

O professor avalia se as crianças se apropriaram das dimensões dos objetos, como das unidades de medidas utilizadas na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.