07/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Formas geométricas; sistema métrico decimal; unidades de medida.
Atividade 1 – Observar os diferentes objetos da sala.
1º momento - O professor solicita que as crianças observem objetos variados da sala de aula, como: mesas, cadernos, cadeiras, estantes entre outros. Nesse momento, pergunta as crianças quais as características desses objetos.
2 º momento - O professor propõe uma situação problema e diz o seguinte:
Situação problema - Observe as estantes da sala e verifique qual delas pode servir de modelo para construir uma para organizar as bonecas e carrinhos na brinquedoteca.
Observação - As crianças utilizam objetos da sala para realizar a medição. Dependendo do que elas decidirem usar, o professor as deixará livres para realizar a mensuração.
3° momento - Na grande roda, o professor ajuda às crianças a demonstrar a solução, como é possível medir a estante? O professor registra no quadro a estratégia que cada dupla encontrou.
Atividade 2 - Medir os objetos na sua tridimensionalidade.
1° momento - Na roda de conversa, o professor discute com as crianças as dimensões dos objetos. Coloca no centro da roda uma mesa pequena e vai ajudando a destacar a altura, a largura e comprimento da mesa. A partir dessa atividade as orientam a medir os objetos da sala.
2º momento – As crianças escolhem objetos tridimensionais da sala, se organizam em duplas para medir, nesse momento, o professor observa para ajudar e reorientá-las no momento da atividade, caso seja necessário.
3º momento – As crianças em duplas desenham o objeto medido, conservando altura, largura e comprimento.
Atividade 3 - Identificar a forma dos objetos expostos na sala.
1º momento - O professor conversa com as crianças e diz que na sala de aula existem muitas formas geométricas, constituindo o nosso ambiente. Em seguida elas procuram e mostram essas formas e vão nomeando.
2º momento – O professor solicita que as crianças desenhem as formas encontradas na sala e escrevam o nome do objeto e da forma.
Atividade 4 - Utilizar unidade de medida para medir distância.
1º momento - O professor orienta as crianças para fazer salto à distancia e depois medir esse seu salto.
Procedimento – em pequenos grupos as crianças devem:
a) marcar os pontos de partida e de chegada;
b) marcar a distância de cada componente;
c) verificar quantos pés cabem em cada intervalo, que cada criança pulou;
d) medir o intervalo que representa a distância percorrida com seus pés (todos do grupo);
e) comparar a medida dos pés e verificar se em um intervalo os pés aparecem em quantidades diferentes ou se são repetidos;
e) depois o professor escolhe um intervalo e mede a distância com o seu pé. E discute a diferença entre os resultados.
2º momento - O professor apresenta instrumentos de medição, como a fita métrica, réguas e trenas e discute a importância e utilidade unidade-padrão de medida. Em seguida as crianças medem e representam no papel e desenham as medidas.
Observação – O professor discute com as crianças o tamanho da linha e pede que elas solucionem o problema. O que fazer para representar a distância, já que o comprimento do salto não cabe no papel?
COLL, C. TEBEROSKY, A. prendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2000.
O professor avalia se as crianças se apropriaram das dimensões dos objetos, como das unidades de medidas utilizadas na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!