10/07/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos a charge animada de Maurício Ricardo em que Tobby entrevista o "twitter".
Vídeo disponível em http://charges.uol.com.br/2010/02/19/tobby-entrevista-twitter/
O professor deverá, então, dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada uma ou mais perguntas que serão respondidas e discutidas por eles.
Perguntas:
Professor, caso os alunos não saibam, a postagem "Fui alfabetizado em inglês" refere-se à justificativa dada por Xuxa no twitter pelo fato de sua filha Sasha ter cometido um erro ortográfico em um post por ter sido alfabetizada em inglês.
O professor dará alguns minutos para que os alunos discutam as questões e depois disso, eles as comentarão oralmente para toda a turma. É importante que o professor deixe a primeira pergunta para ser respondida por úlltimo e que escreva todas as palavras derivadas de "twitter" no quadro. Depois disso, o professor solicitará aos alunos que criem em seu caderno duas frases usando o "verbo" twittar.
Atividade 2
Para a realização desta atividade, os alunos deverão ser divididos em grupos. O professor distribuirá os textos seguintes a cada grupo:
http://diariovoador.blogspot.com/2010/04/eu-twitto-tu-twittas-ele-twitta-nos.html
http://www.portuguesnarede.com/2010/02/tuitar-ou-twittar.html
http://www.lpeu.com.br/a/Twittter-posso-dizer-tuitar.html
http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2010/04/24/tuitar/
Cada grupo criará cinco perguntas com três opções de respostas sobre o texto lido. Além disso, o grupo deverá preparar uma apresentação sobre o texto. Assim, cada grupo se apresentará e depois disso, o professor fará uma espécie de gincana com as perguntas elaboradas. Dessa forma, os alunos ficarão bem mais atentos à apresentação dos colegas. A gincana poderá ser feita entre os grupos. Vence aquele que acertar o maior número de perguntas.
Aula 2
Atividade
Para iniciar a atividade, o professor entregará aos alunos cópias da seguinte notícia:
Filipe Albuquerque - Junho 2010
Em um acordo com o Twitter, a operadora TIM vai oferecer aos seus clientes brasileiros enviar e receber tweets por SMS. A informação foi passada nesta quinta-feira (17) pela conta oficial @twittermobile no microblog. O recurso já pode ser utilizado, habilitando dentro da área Mobile, que está em Settings, no canto superior direito dos perfis.
A ativação é feita com cadastro do país do usuário e número do telefone na página. Depois, basta enviar uma mensagem para o número 40404 com a palavra de confirmação solicitada - ela vai aparecer no centro da tela.
Cada tweet vai custar o mesmo que um SMS. As atualizações dos perfis acompanhados também serão vistas pelo celular. A ferramenta vai permitir também usar códigos como Follow e o nome do usuário para seguir outros perfis e RT para retuitar.
A TIM informa ser a primeira operadora do país a oferecer o serviço. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a parceria.
Disponível em http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=3293
Depois de fazerem a leitura, é importante que o professor comente com os alunos o conteúdo da notícia. Ele poderá se orientar pelas seguintes perguntas:
O professor poderá solicitar aos alunos que respondam às perguntas no caderno.
Feito isso, o professor apresentará aos alunos (por meio de projeção ou cópias) um trecho da canção dos Mamonas Assassinas que apresenta verbos em inglês acrescidos de desinências do português:
Money Que é good nóis num have Se nóis hevASSE nóis num tava aqui playANDO Mas nóis precisa de workÁ Money Que é good nóis num have Se nóis hevASSE nóis num tava aqui workANDO O nosso work é playÁ |
Em duplas, os alunos responderão às seguintes perguntas:
Oralmente, o professor fará a correção das questões verificando as dúvidas dos alunos.
http://www.twitterbrasil.org/2009/02/20/retweet-twittar-e-outras-twittices/
Professor, o site acima apresenta uma lista de palavras usadas no twitter e muitas derivadas de "twitter". Seus alunos poderão acessar o site para ampliar seus conhecimentos.
Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação durante as aulas. É importante verificar se todos os alunos estão contribuindo durante as atividades em grupos e se algum deles apresentou dificuldades em responder às questões sobre radical e desinências.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!