Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu twitto, ele twitta, nós twittamos: um verbo?

 

10/07/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar termos da língua inglesa acrescidos de sufixos e desinências da Língua Portuguesa (twittada, twittar).
  • Explicar o que significam os verbos twittar e seus derivados.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento da rede social twitter e da nomenclatura utilizada nessa rede social.
  • Estrangeirismo.
  • Verbos e estrutura de radical e desinências.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos a charge animada de Maurício Ricardo em que Tobby entrevista o "twitter".

Vídeo disponível em http://charges.uol.com.br/2010/02/19/tobby-entrevista-twitter/ 

O professor deverá, então, dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada uma ou mais perguntas que serão respondidas e discutidas por eles.

Perguntas:

  • Retire da charge todas as palavras "twitter" e derivadas e explique o que elas significam no contexto.
  • Que inferência podemos fazer em relação à postagem "Fui alfabetizado em inglês" e uma personalidade brasileira?
  • Que crítica é feita aos blogueiros?
  • Que alternativa o "twitter" dá ao escritor Saramago que recusa a usar apenas 140 caracteres para escrever no twitter?
  • Que crítica é feita a uma das ex twitteiras mais famosa do Brasil, a Tessália?

Professor, caso os alunos não saibam, a postagem "Fui alfabetizado em inglês" refere-se à justificativa dada por Xuxa no twitter pelo fato de sua filha Sasha ter cometido um erro ortográfico em um post por ter sido alfabetizada em inglês.

O professor dará alguns minutos para que os alunos discutam as questões e depois disso, eles as comentarão oralmente para toda a turma. É importante que o professor deixe a primeira pergunta para ser respondida por úlltimo e que escreva todas as palavras derivadas de "twitter" no quadro. Depois disso, o professor solicitará aos alunos que criem em seu caderno duas frases usando o "verbo" twittar.

Atividade 2

Para a realização desta atividade, os alunos deverão ser divididos em grupos. O professor distribuirá os textos seguintes a cada grupo:

http://diariovoador.blogspot.com/2010/04/eu-twitto-tu-twittas-ele-twitta-nos.html 

http://www.portuguesnarede.com/2010/02/tuitar-ou-twittar.html 

http://www.lpeu.com.br/a/Twittter-posso-dizer-tuitar.html 

http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2010/04/24/tuitar/ 

Cada grupo criará cinco perguntas com três opções de respostas sobre o texto lido. Além disso, o grupo deverá preparar uma apresentação sobre o texto. Assim, cada grupo se apresentará e depois disso, o professor fará uma espécie de gincana com as perguntas elaboradas. Dessa forma, os alunos ficarão bem mais atentos à apresentação dos colegas. A gincana poderá ser feita entre os grupos. Vence aquele que acertar o maior número de perguntas.

Aula 2

Atividade

Para iniciar a atividade, o professor entregará aos alunos cópias da seguinte notícia:

Usuários da Tim vao poder tuitar com celular

 Filipe Albuquerque - Junho 2010

Em um acordo com o Twitter, a operadora TIM vai oferecer aos seus clientes brasileiros enviar e receber tweets por SMS. A informação foi passada nesta quinta-feira (17) pela conta oficial @twittermobile no microblog. O recurso já pode ser utilizado, habilitando dentro da área Mobile, que está em Settings, no canto superior direito dos perfis.

A ativação é feita com cadastro do país do usuário e número do telefone na página. Depois, basta enviar uma mensagem para o número 40404 com a palavra de confirmação solicitada - ela vai aparecer no centro da tela.

Cada tweet vai custar o mesmo que um SMS. As atualizações dos perfis acompanhados também serão vistas pelo celular. A ferramenta vai permitir também usar códigos como Follow e o nome do usuário para seguir outros perfis e RT para retuitar.

A TIM informa ser a primeira operadora do país a oferecer o serviço. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a parceria.

Disponível em http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=3293 

Depois de fazerem a leitura, é importante que o professor comente com os alunos o conteúdo da notícia. Ele poderá se orientar pelas seguintes perguntas:

  • O que a notícia informa?
  • Quais pessoas se interessariam em ler esta notícia?
  • Você a considera relevante?
  • Que verbo aparece na manchete da notícia e é derivado de uma palavra estrangeira?
  • Este verbo faz parte de qual conjugação?
  • Como você conjugaria esse verbo no presente do indicativo?
  • O fato de o verbo derivado da palavra "twitter" estar na mídia significa que ele já é bastante usado. Você acha que há possibilidade de dicionarizar esse verbo?

O professor poderá solicitar aos alunos que respondam às perguntas no caderno.

Feito isso, o professor apresentará aos alunos (por meio de projeção ou cópias) um trecho da canção dos Mamonas Assassinas que apresenta verbos em inglês acrescidos de desinências do português:

Money

Que é good nóis num have

Se nóis hevASSE nóis num tava aqui playANDO

Mas nóis precisa de workÁ

Money

Que é good nóis num have

Se nóis hevASSE nóis num tava aqui workANDO

O nosso work é playÁ

Em duplas, os alunos responderão às seguintes perguntas:

  • Sabendo que HAVE é o verbo TER em inglês, o que significa hevasse?
  • Sabendo que WORK é o verbo TRABALHAR em inglês, o que significa workando e worká?
  • Sabendo que PLAY é o verbo TOCAR em inglês, o que significa playando e playá?
  • De que forma esses verbos foram formados?

Oralmente, o professor fará a correção das questões verificando as dúvidas dos alunos.

Recursos Complementares

http://www.twitterbrasil.org/2009/02/20/retweet-twittar-e-outras-twittices/ 

Professor, o site acima apresenta uma lista de palavras usadas no twitter e muitas derivadas de "twitter". Seus alunos poderão acessar o site para ampliar seus conhecimentos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação durante as aulas. É importante verificar se todos os alunos estão contribuindo durante as atividades em grupos e se algum deles apresentou dificuldades em responder às questões sobre radical e desinências.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.