Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias e Recursos para o estudo de um tema: “Estudando sobre a água”

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

  • Aprenda estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema.
  • Avance no aprendizado de apresentação oral em público
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma. Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que ele tente ler uma parte do texto sozinho. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Nessa sequência didática, os alunos deverão estudar sobre a água. Para isso, propomos as seguintes intervenções:

- Elaboração das questões sobre o tema da ‘água’ a serem estudadas pela turma.

- Estudo de textos sobre esse tema para melhor compreensão das questões levantadas.

- Entrevista com um especialista para aprender mais sobre o tema “água”.

- Atividades diversas relacionados a esse tema de estudo

- Apresentação aos familiares dos aprendizados construídos por meio do estudo realizado.

Atividade 1: O que queremos aprender sobre a água?

Objetivo:

  • Elaborar questões relacionadas ao tema "água" para serem estudadas

Leve para a sala de aula gravuras que retratem situações em que as pessoas usam a água. Peça aos alunos que as observem e descrevam para os colegas o assunto tratado em cada figura. Aproveite e converse com as crianças sobre como elas estão usando a água no dia a dia. A partir desse diálogo inicial, você pode fazer algumas perguntas à turma. Sugerimos as seguintes:

- “De onde vem a água que usamos?”

- “A água pode acabar um dia?”

Estimule a turma a levantar outras questões que desejam estudar sobre a água. A turma deverá redigir as perguntas no caderno. Registre no quadro as principais hipóteses levantadas pelas crianças em relação às perguntas elaboradas. Proponha aos alunos a realização de um estudo para ampliar os conhecimentos sobre esse tema e ajudar a verificar se as hipóteses levantadas se confirmam.

Nesta sequência de atividades, os aprendizes participam da elaboração das perguntas que guiarão a leitura do texto. Construir as questões que se deseja responder com o estudo a ser realizado é importante para a formação autônoma do leitor. Essa é uma das estratégias utilizadas pelas pessoas quando objetivavam estudar um assunto de seu interesse.

Atividade 2: Vamos estudar? Leitura de textos sobre a água

Objetivo:

  • Responder às questões levantadas na atividade.
  • Localizar e relacionar informações.
  • Elaborar um esquema do texto estudado.
  • Discutir sobre o tema estudado.

Para o estudo sobre a água, sugerimos duas possibilidades de intervenções (você poderá selecionar uma delas ou desenvolver as duas):

1.Estudo orientado de textos selecionados por você. Selecione um texto que trata sdo tema em questão. Sugerimos o trabalho com o seguinte texto, adaptado do site:

http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=cartilha.htm 

                                                                                                 ÁGUA NOSSA DE CADA DIA 

                    O Brasil tem muita água. É um dos países que tem mais água doce do mundo. Só a Bacia Amazônica possui um sexto de água doce que corre na Terra. Muitos rios, porém, já morreram no Brasil por falta de cuidado. Alguns afluentes, por exemplo, do Rio São Francisco, já secaram para sempre. Nas bacias do Rio Doce, do Paraíba do Sul, do Jequitinhonha e de muitos outros grandes rios brasileiros a água disponível para cada pessoa é hoje menos da metade da água que existia há cinqüenta anos.

                   Não ocorre a quase ninguém que a água - que vive caindo do céu - pode, um dia, acabar na Terra. Acontece que ela pode chover e ser chuva ácida; ela pode causar só destruição; ela pode chover e não virá água limpa. Muitos países, hoje, já enfrentam sérios problemas de água potável. Muitos países já necessitam comprar água limpa.

                   Depois, a coisa mais importante é manter as nascentes, os rios, as lagoas e lagos limpos e protegidos. Os rios que já morreram no Brasil, morreram por causa dos desmatamentos em suas nascentes.

                   É isto: as autoridades, os proprietários, os moradores das zonas onde os rios nascem devem tratar de reflorestar as nascentes, de recompor as margens do rio, de mantê-los o mais limpo possível, de não destruir mais a vegetação ribeirinha que os protege. As árvores dependem do rio; os rios dependem da árvore... O melhor amigo do rio é o verde e se não o preservarmos a água poderá acabar.

                                                                             

                    Você, certamente, não pode ir lá para o meio do sertão replantar os grotões, as florestas, as pequenas matas por onde os rios clarinhos corriam. Mas é bom que o povo inteiro saiba que é preciso salvar nossos rios. É bom que a gente possa cobrar das pessoas que podem fazer esta parte do grande trabalho: os fazendeiros, os proprietários de terra, os moradores das regiões por onde o rio corre, as autoridades, o Governador, o Prefeito e até o Presidente da República...

                                                                                 

 

1.1 Peça aos alunos que observem a imageme levantem hipóteses sobre o assunto que o texto abordará. Em seguida, leia o título do texto e pergunte à turma que relações podem perceber entre ele e a imagem que traz. Após essa análise, os alunos deverão avaliar se desejam acrescentar mais hipóteses em relação ao assunto que será tratado no texto.

Retome as duas questões levantadas na atividade 1 ( “De onde vem a água que usamos? A água pode acabar um dia?”)  e pergunte aos alunos:

 - “Com a leitura do texto, conseguiremos responder essas questões?”

Faça, então, uma leitura em voz alta do texto e peça aos alunos que a acompanhem. Em seguida, discuta com a turma sobre o assunto tratado. Leia novamente as questões levantadas na atividade 1 e pergunte aos aprendizes se o texto as responde.

Peça que uma criança faça, novamente, a leitura do texto e que os colegas a acompanhem. Se necessário, interrompa a leitura, retome as perguntas da atividade 1 e solicite aos alunos que avaliem se o texto está permitindo entender as questões levantadas. Ao final da leitura, leia as hipóteses ditas pelos aprendizes em relação a essas perguntas e peça à turma que verifique se os seus conhecimentos se confirmam e/ou foram ampliados por meio da leitura do texto. Você pode perguntar:

 - “Que perguntas nós elaboramos sobre a água?”

- “O que a gente respondeu naquela ocasião?”

 - “O texto nos traz novos conhecimentos? Quais?”

- “De acordo com o texto, de onde vem a água? Ela pode acabar um dia?”

Nesse exercício de interpretação oral, as crianças serão desafiadas a relacionar as hipóteses levantadas na atividade 1 com as novas informações lidas no texto.

 Para auxiliar os alunos no processo de compreensão, você poderá redigir no quadro as perguntas elaboradas na atividade 1 e pedir a eles que as respondam por escrito, consultando o texto lido.

1.2 Outra estratégia de estudo que pode ser utilizada é a elaboração de um esquema. Explique aos aprendizes que quando estudamos um tema é importante fazer um esquema por escrito dos nossos principais aprendizados. O esquema é o resumo do texto estudado e é feito por frases curtas que contém as principais idéias desse texto.

Oriente os alunos na elaboração coletiva de um esquema. Rediga-o em um cartaz e fixe-o na sala.  É importante que os alunos também tenham o esquema escrito no caderno. Explique também que o esquema ajuda-nos a organizar as principais informações do texto e, assim, a aprender melhor o assunto que estamos estudando.

1.2 Estudo de textos trazidos pelos alunos. Outra possibilidade de trabalho é pedir aos aprendizes para trazerem de casa materiais sobre a água. Você poderá reproduzi-los para toda a sala, adaptando-os se necessário. Leia o material, dialogue sobre suas idéias centrais e convide as crianças a elaborarem um esquema coletivo do texto,.escrevendo, em forma de tópicos, os aprendizados proporcionados pela sua leitura. Registre o esquema em um cartaz. Os alunos também devem fazer o registro do esquema em seu caderno.

1.3 Conversando sobre o tema. Peça aos alunos que tenham em mãos os esquemas elaborados (se necessário, reproduza os esquemas e os entregue aos aprendizes). Organize a turma em um círculo. Cada criança deverá ler um tópico do esquema e comentar sobre ele, dizendo o seu significado e o que foi possível aprender com essa informação. Se necessário, o colega poderá ajudar. A capacidade de explicar e discutir sobre o assunto estudado também é uma estratégia importante quando lemos para aprender. Nesse momento, incentive os alunos a extrapolarem o texto, relacionando-o com outras situações de seu cotidiano. Nesta intervenção, registre em seu caderno as questões sobre a ‘água’ que os alunos ainda precisam compreender melhor.

Atividade 3: Entrevista sobre o tema de estudo com um especialista 

Objetivos:

  •  Elaborar uma entrevista e conhecer as características desse gênero textual;
  •  Construir um esquema dos aprendizados construídos a partir da entrevista   

Caro professor, sugerimos que você proponha à turma a realização de uma entrevista sobre a água. Você pode convidar um professor de ciências ou outra pessoa com autoridade no assunto. Para isso, propomos as seguintes intervenções:

1.Elaboração das perguntas para a entrevista. Inicialmente, explore as características do gênero textual entrevista, por meio de perguntas como:

- “Vocês já viram a realização de entrevistas na televisão? Como é?”

- “O que a pessoa que entrevista faz? E o entrevistado, qual o seu papel?”

- “Vocês acham que o entrevistador prepara as perguntas antes da entrevista? Por quê?”

- “Podemos escolher qualquer pessoa pára entrevistá-la sobre algum assunto? Por quê?”

 Estimule as crianças a levantarem novas questões sobre a água. Registre-as no quadro e peça aos alunos que também as escrevam no caderno. Acrescente perguntas que abordam aspectos do tema estudado que as crianças precisam compreender melhor. Combine com a turma quem ficará responsável pela leitura de cada questão.  Explique aos alunos que, após a entrevista, a turma elaborará um esquema sobre o que foi aprendido.

2. Registro coletivo dos aprendizados construídos com a entrevista. Após a entrevista, converse com os alunos sobre os aprendizados proporcionados por ela. Proponha a construção de um esquema, em que todos deverão escrever em tópicos o que aprenderam. À medida que os alunos elaborarem o esquema incentive-os a estabelecerem relações entre o que já sabiam a respeito do assunto e os novos conhecimentos adquiridos. Deixe o esquema fixado na sala.

Atividade 4: Vamos aprender mais sobre a água?

Objetivos:

  • Compreender a ideia central do texto e extrapolá-la.
  • Relacionar as imagens aos textos e diferentes textos.
  • Ler informações e selecionar a considerada correta.

Sugerimos a realização de três atividades, recomendas pelo site: portal do professor. Seria interessante que as atividades fossem realizadas de forma conjunta por toda a turma, de modo que os alunos pudessem discutir sobre as informações trazidas por cada uma delas.

Ciclo da água  1. Na primeira atividade, localizada no site http://www.addp.pt/topas/intro.htm, sugerimos que você proponha aos alunos a leitura e a interpretação coletiva das imagens sobre o ciclo da água. Em seguida, peça às crianças que relacionem as imagens com os textos explicativos sobre cada fase desse ciclo. Solicite, então, que os alunos digam qual é a ideia central de cada texto trazido pela atividade. Ao final, incentive as crianças a extrapolarem os textos, relacionando-os com situações cotidianas que vivenciam. Sugerimos perguntas, como: 

 - “Em nosso dia a dia, quando vemos a água passando do estado liquido para o gasoso?”

 - “Como é o estado das nuvens antes de iniciar uma chuva? Por quê?” 

Água  2. Na segunda atividade, localizada no site  http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/água.htm, os alunos deverão resolver questões de múltipla escolha sobre os estados físicos da água. Peça às crianças que leiam cada informação e marquem aquela que consideram correta. Explique à turma que resolver questões sobre o tema estudado também é uma forma de verificarmos se estamos aprendendo bem o assunto em foco.   

Ciclo da água  3. Na terceira atividade, localizada no site http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/cicloHidrológico.htm, peça aos alunos que leiam em voz alta o texto sobre o ciclo da água. Se necessário, interrompa a leitura e verifique se a turma está compreendendo as informações do texto. Em seguida, proponha às crianças que, coletivamente, completem o texto lacunado com as palavras adequadas. Nesta atividade, os alunos deverão compreender o assunto tratado no texto e relacioná-lo às informações trazidas pelo exercício. Além disso, na leitura do texto trazido pelo exercício, precisarão compreender o que estão lendo para ser possível completá-lo com as informações corretas. 

Atividade 5: Vocês querem saber o que aprendemos sobre a água? 

Objetivos:

  • Selecionar um aprendizado obtido com o estudo feito.
  • Elaborar um pequeno cartaz para apresentação desse aprendizado aos familiares.
  • Apresentar publicamente os aprendizados construídos   

Proponha à turma a construção de um mural na escola com os principais aprendizados sobre o tema estudado. Esse mural deverá ser apresentado na reunião da escola com os familiares.

1.Primeiramente, leia os esquemas produzidos pela turma na atividade 2 e 3 e converse com os alunos sobre o que aprenderam com o estudo realizado.

2.Divida a sala em duplas e entregue para elas uma folha em branco. Os alunos deverão registrar um aprendizado construído e, se desejarem, ilustrá-lo. Explique às crianças que precisarão usar letras grandes para que todos possam ler o que produziram. Além disso, é importante que você chame atenção para o fato de que as ilustrações devem estar relacionadas ao assunto tratado. Ao final, cole os trabalhos no mural e peça às crianças que deem um título a ele.

3.Proponha à turma a realização da apresentação do mural na reunião da escola com os familiares. Você poderá combinar com a turma quais alunos ficarão responsáveis por ler cada aprendizado e explicar ao público o seu significado. É importante que os aprendizes se preparem e ensaiem o modo como realizarão a apresentação. No momento do ensaio, os alunos poderão se posicionar diante do mural, ler um aprendizado e explicá-lo à turma. Os colegas terão o papel de avaliar como foi a atuação da criança que apresentou. Você pode fazer perguntas como:

- “O colega apresentou em um tom de voz que todos puderam escutar?”

- “Foi possível entender a explicação dada pelo colega?”

Após a apresentação aos familiares, peça aos alunos que avaliem a sua atuação na apresentação tendo como base os mesmos critérios que orientaram a sua preparação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Ciclo da água Hipertexto
Água Hipertexto
Recursos Complementares

Caro professor, sugerimos a leitura do texto: "Letramento e Alfabetização: as muitas facetas" de Magda Soares:

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-alfabetizar-letrar/lecto-escrita/artigos/letramento%20e%20alfabetizacao%20as%20muitas%20facetas.pdff     

Avaliação

Para avaliar se os alunos aprenderam as estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema, sugerimos as seguintes intervenções:

- Divida a sala em duplas, entregue aos alunos um texto sobre um tema específico e peça que elaborem um esquema contendo os principais assuntos tratados;

- Em roda, solicite às crianças que debatam sobre o tema estudado a partir do esquema elaborado.

- Peça aos aprendizes que elaborem perguntas sobre um assunto determinado e leiam um texto selecionado por você, buscando responde-las.

Com essas atividades, você poderá perceber o que foi aprendido pelos alunos e o que ainda necessita ser trabalhado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.