05/07/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Esta aula fará mais sentido se as crianças estiverem estudando o tema alimentação, em especial as frutas.
1º Momento:
A professora deve levar para sala de aula, imagens de obras de arte de Giuseppe Arcimboldo, pintor italiano famoso por utilizar em suas obras, elementos da natureza como frutas, verduras e flores. As crianças devem ser convidadas a explorar estas obras, identificando as várias formas utilizadas para compor uma imagem, conforme indicadas abaixo. Depois da apreciação, a professora sugere as crianças a escolha de uma obra para ser trabalhada pelo grupo e solicita que estas nomeiem as formas/objetos que compõem a obra e juntos produzem uma lista das palavras citadas pelas crianças.
Obras de Giuseppe Arcimboldo
As Estações, disponível em:
http://alicult.files.wordpress.com/2010/03/las-estaciones-giuseppe-arcimboldo.jpg
2º Momento: Quem é Arcimboldo?
A professora deve apresentar o pintor às crianças, por meio da leitura de um texto que fale sobre sua vida: onde nasceu e viveu, quando nasceu e morreu e como se tornou famoso. Pode, ainda, contar a história de uma de suas obras, como a da coleção Estação em que o pintor representa as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno e apreciar os elementos presentes em cada uma delas e a relação existente entre estes elementos e a estação que a obra representa. Depois pedir que as crianças escolham uma das obras e represente com desenho.
Um pouco sobre Arcimboldo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo
3º Momento: Fazendo arte com Arcimboldo
Depois de contextualizadas a vida do pintor e sua obra, a professora deve sugerir as crianças a releitura de uma das obras de Arcimboldo. Para tanto, deve providenciar telas que podem ser confeccionadas com tecido de algodão pintado com tinta de parede ou as do tipo convencionais compradas em lojas. A professora deve disponibilizar para as crianças, tinta, rolos e pincéis e pedir que façam suas pinturas. Nesta atividade o professor precisa ter claro que uma releitura é a incorporação de alguns dos elementos da obra apreciada na criação de uma nova obra, e não uma cópia da obra original.
4º Momento: Organizando uma exposição
A professora deve organizar, junto com as crianças, todo o material utilizado para pesquisa, como imagens das obras do pintor, sua biografia e as pinturas/releituras que as crianças fizeram em telas. Depois de organizada a exposição, o grupo convida as turmas da escola para ir visitá-la e apresenta para os visitantes os conhecimentos construídos acerca da vida e obra deste artista.
Obra de Arcimboldo:
Com esta aula é possível avaliar:
o envolvimento das crianças em todos os momentos;
suas habilidades no uso dos instrumentos para pintura;
os conhecimentos adquiridos e demonstrados sobre a vida e obra do artista estudado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/12/2011
Cinco estrelasexcelente metodologia.Adorei todo o desenvolvimento da aula.Parabéns!