26/07/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber contar.
1º MOMENTO – Conversas preliminares
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá perguntar ao grupo o que eles entendem por: comparar, completar e retirar. As repostas das crianças deverão ser registradas.
No decorrer dessa conversa o professor poderá trazer objetos (coleções de tampinhas, palitos etc) para simular, junto ao grupo, situações que ilustrem, na matemática, o comparar, completar e retirar.
2º MOMENTO – Realizando situações problemas
1ª situação – completando
Usando a coleção de tampinhas o professor apresenta para o grupo que em sua caixinha precisam ter 20 tampinhas, porém ele só conseguiu juntar 12 tampinhas. Quantas tampinhas o professor ainda precisa juntar para completar a sua coleção?
2ª situação – comparando
Usando os palitinhos o professor distribui entre duas crianças quantidades de palitos diferentes. Uma ele entrega 6 palitos e outra ele entrega 9 palitos. Depois pergunta pra o grupo quantos palitos a criança A tem a mais do que a criança B.
3ª situação – retirando
O professor apresenta a coleção com 15 lápis, distribui 8 com a turma e pergunta com quantos lápis terminou.
3º MOMENTO – Conversando sobre os problemas
É importante que o professor possibilite, após as vivências, um momento de discussão para que as crianças possam explicitar oralmente as estratégias utilizadas ao resolver problemas. Promovendo assim situações que possibilitem aos pequenos explicar como fizeram os cálculos e proponha outros problemas como esses para que possam usar as estratégias discutidas.
4º MOMENTO – Utilizando o laboratório de informática
Nesse momento o professor poderá proporcionar a ida ao laboratório de informática para que a turma solucione algumas situações de adição, utilizando o seguinte link: http://educacao.uol.com.br/operacoes-matematicas/pre-escola.jhtm .
Sugerimos como material de apoio para o professor o seguinte livro:
COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!