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CONSTRUINDO A NOÇÃO DE SUBTRAÇÃO

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Construir o conceito de subtração.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber contar.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Conversas preliminares

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá perguntar ao grupo o que eles entendem por: comparar, completar e retirar. As repostas das crianças deverão ser registradas.

No decorrer dessa conversa o professor poderá trazer objetos (coleções de tampinhas, palitos etc) para simular, junto ao grupo, situações que ilustrem, na matemática, o comparar, completar e retirar.

2º MOMENTO – Realizando situações problemas

1ª situação – completando

Usando a coleção de tampinhas o professor apresenta para o grupo que em sua caixinha precisam ter 20 tampinhas, porém ele só conseguiu juntar 12 tampinhas. Quantas tampinhas o professor ainda precisa juntar para completar a sua coleção?

2ª situação – comparando

Usando os palitinhos o professor distribui entre duas crianças quantidades de palitos diferentes. Uma ele entrega 6 palitos e outra ele entrega 9 palitos. Depois pergunta pra o grupo quantos palitos a criança A tem a mais do que a criança B.

3ª situação – retirando

O professor apresenta a coleção com 15 lápis, distribui 8 com a turma e pergunta com quantos lápis terminou.

3º MOMENTO – Conversando sobre os problemas

É importante que o professor possibilite, após as vivências, um momento de discussão para que as crianças possam explicitar oralmente as estratégias utilizadas ao resolver problemas. Promovendo assim situações que possibilitem aos pequenos explicar como fizeram os cálculos e proponha outros problemas como esses para que possam usar as estratégias discutidas.  

4º MOMENTO – Utilizando o laboratório de informática

Nesse momento o professor poderá proporcionar a ida ao laboratório de informática para que a turma solucione algumas situações de adição, utilizando o seguinte link: http://educacao.uol.com.br/operacoes-matematicas/pre-escola.jhtm  .

Recursos Complementares

Sugerimos como material de apoio para o professor o seguinte livro:

COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção do conceito de subtração;
  • Participaram das soluções dos problemas propostos.
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