22/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Para realização desta aula as crianças devem ter clareza de que os animais pertencem a classes diferentes.
Para realização desta aula, a professora deve levar para roda, imagens de vários tipos de animais que representem todas as classes.
1º Momento:
Na roda inicial a professora deve mostrar as imagens para as crianças e pedir que agrupem os animais pelas características que eles têm em comum. A professora deve mediar esta atividade, procurando saber a lógica dos agrupamentos, fazendo pergunta às crianças, do tipo: por que este animal está junto com este? O que eles têm em comum? Por que não pode estar junto deste outro? Ouvir as crianças. Em seguida, centrar a atenção no agrupamento de animais no qual se encontra o pingüim e explorar as características dos animais deste grupo: como é o corpo, se tem patas, quantas são as patas, se elas são longas ou são curtas etc.
2º Momento:
A professora deve conduzir as crianças para sala de multimídia e propor uma pesquisa na internet sobre a classe dos pingüins. As crianças realizarão esta atividade em duplas, em cada computador e a professora vai dando comandos para que elas entrem na internet, usem o filtro "classe dos pingüins", abram a página e tentem ler com ajuda do colega, o texto que fala sobre as aves.
Textos sobre pinguins:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinguim
http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/pinguim.html
3º Momento:
De volta à sala, a professora faz uma roda de discussão e as crianças falam sobre suas descobertas na pesquisa e, uma vez apropriadas da nova informação, a de que os pingüins pertencem a classe das aves, a professora propõe uma atividade de escrita, em que, sentadas em duplas, as crianças escreverão as características necessárias para que um animal seja uma ave. As crianças voltam à roda, socializam suas produções com o grupo e em seguida montam um painel na sala que pode ser ilustrado com imagens de aves.
Aves nadadoras. Disponível em: http://www.mec.gub.uy/munhina/images/Aves/LaminaNadadoras.jpg
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/media/Pinguim%20rei2.jpg
4º Momento:
Em suas leituras, as crianças devem descobrir que este animal pertence a uma classe de aves diferentes: as aves aquáticas não voadoras e a professora deve, neste momento, propor uma atividade em que as crianças vão classificar em forma de escrita de uma lista, as aves que voam e não nadam e as que, como os pingüins, nadam e não voam. Depois as crianças socializam suas listas e podem acrescentar nomes de aves que não conseguiram descobrir.
Com esta aula é possível avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!