18/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
a) Conhecer a dinâmica geral do Punhobol;
b) Conhecer em linhas gerais a origem do Punhobol;
c) Vivenciar possibilidades de variações do Punhobol.
O conceito de esporte e os elementos que caracterizam essa prática social.
Atividade 1: O que é Punhobol
Iniciar a aula convidando a turma a aprender sobre um novo esporte: O Punhobol. Questioná-los se já ouviram falar, se já assistiram na TV ou se imaginam como deve ser. Em seguida, apresentar o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=XP82Qs4Onrs (acesso em 19/06/2010)
Após apreciação do vídeo, explicar à turma que o Punhobol é um esporte que se parece com o voleibol, mas só é permitido bater na bola utilizando o punho e, ainda, a bola pode tocar o chão antes de cada rebatida.
Ao longo da explicação sobre esse esporte, o professor poderá utilizar as seguintes imagem como ilustração:
Campo de Punhobol
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/punhobol/imagens/punhobol-1.jpg (acesso em 19/06/2010)
Bola e fita de Punhobol
http://novo.almanaquebrasil.com.br/wp-content/uploads/2009/01/68brasil3.jpg
Atividade 2: Sobre a origem do Punhobol
Neste momento da aula, o professor deverá explicar à turma que esse tipo de jogo de rebater a bola com os punhos já era praticado desde os anos de 1700 na Itália, mas foi na Alemanha que encontrou maior repercussão. Nesse país, se joga de forma organizada desde 1893. O professor poderá destacar, ainda, que principalmente os imigrantes alemães trouxeram o punhobol para os países sulamericanos nas primeiras décadas do século XX. No Brasil, o punhobol é jogado principalmente nos estados do Sul. Hoje, existem cerca de 5000 praticantes em nosso país, concentrados nas regiões em que houve maior influência da colonização alemã. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo) se situam em média 100 equipes que praticam este esporte entre nós.
Algumas regras básicas do punhobol:
1) A bola pode, em cada campo:
- ser batida uma só vez por cada jogador;
- ser batida ao todo apenas 3 vezes;
- tocar o chão apenas 1 vez antes de cada batida;
Se dois jogadores de uma mesma equipe batem na bola simultaneamente, contam-se duas batidas.
2) Utiliza-se uma rede ou uma fita com largura, medida verticalmente, de 3 a 6 cm;
3) A cada equipe pertencem 5 jogadores e 3 reservas;
4) Joga-se por "sets";
5) A bola só pode ser batida uma vez, com o punho ou braço;
6) Como batida entende-se cada toque na bola, de curta duração, com o punho ou braço;
7) A bola não pode ser empurrada (conduzida);
8) O saque pode ser executado por qualquer jogador.
Atividade 3: Jogando Punhobol de forma adaptada
Neste momento, o professor convidará a turma para jogar o punhobol. Para tal, algumas adaptações poderão ser feitas. Sugerimos as seguintes:
a) Se a escola possuir quadra, pode-se utilizar a marcação da quadra de handebol dividida por uma fita ou rede. Caso contrário, pode-se marcar um campo bem grande no chão com giz;
b) A bola usada pode ser a de voleibol;
c) O número máximo de rebatidas por equipe pode ser definido pelas crianças;
d) A bola pode tocar apenas uma vez o chão antes de cada rebatida;
e) O número de pontos por “set” também pode ser definido pelas crianças, assim como a altura da rede ou da fita.
http://www.punhobol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=28 (acesso em 19/06/2010)
Produza um texto sobre o esporte punhobol destacando:
Fatos históricos, regras interessantes, características desse esporte e o que você achou dele.
Você pode buscar informações no site: http://www.punhobol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=28 (acesso em 16/06/2010)
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/07/2011
Quatro estrelasJá está mais do que na hora de trabalharmos o PUNHOBOL nas escolas. Gostei. Muito bom.