Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como nascem os pingüins

 

06/07/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a forma de reprodução dos pingüins;
  • perceber a organização social e familiar dos pingüins;
  • identificar as relações entre o filhote, seu pai e sua mãe.
Duração das atividades
Quatro momentos de 30 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que as crianças compreendam o processo de reprodução dos animais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Como nasce um pingüim?

A professora deve promover uma discussão na sala que conduza as crianças a pensar como nasce um pingüim. Deve ouvir as crianças e registrar suas respostas. Em seguida sugerir como tarefa de casa, uma pesquisa junto com os pais, para descobrir como nascem estes animais. 

 Fonte: http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/07/pinguim_f_024.jpg 

 2º Momento:

A professora deve retomar com as crianças o resultado da pesquisa que fizeram junto aos pais. Depois fazer perguntas do tipo: quantos ovos a fêmea do pingüim põe de uma vez? São muitos ou poucos? Quem cuida dos ovos até o nascimento dos pingüins? Se as crianças não conseguirem responder a estas questões, a professora pode assistir a vídeos com elas que apresentem estas informações.

Sugestão de vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=sA8gC056CaE&feature=related 

3º Momento:

Depois de assistirem aos vídeos, a professora pode retomar a discussão e pedir que as crianças representem com recorte e colagem, os novos conhecimentos adquiridos. Para a atividade de recorte e colagem, a professora deve disponibilizar materiais para que as crianças criem um cenário do espaço onde vivem os pingüins, depois recortar pingüins em revistas, recortar em cartolina branca, os ovos e montar painéis que podem ilustrar o mural da sala.

4º Momento:

A professora deve propor a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças, em forma de texto coletivo. Neste, as crianças farão um resgate de tudo que aprenderam sobre a forma de reprodução dos pingüins: tempo que leva para os ovos eclodirem, quem cuida dos ovos durante o processo de espera da eclosão, quem cuida dos filhotes, quem busca comida etc. As crianças podem convidar uma outra turma e socializar os novos conhecimentos acerca da reprodução dos pingüins.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre os pinguins:

http://www.webciencia.com/14_pinguim.htm 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

se as crianças conseguem reconhecer a forma de reprodução dos pingüins; se percebem a forma de organização social e familiar dos pingüins; se identificam as relações estabelecidas entre o filhote, seu pai e sua mãe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andrea, nei , Rio Grande do Norte - disse:
    nataldiniz@yahoo.com.br

    18/08/2010

    Quatro estrelas

    Oi Ana, gostei muito do tema, até por que podemos também tratar das questões do aquecimento global. bjs Andrea


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.