06/07/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para realização desta aula é necessário que as crianças compreendam o processo de reprodução dos animais.
1º Momento: Como nasce um pingüim?
A professora deve promover uma discussão na sala que conduza as crianças a pensar como nasce um pingüim. Deve ouvir as crianças e registrar suas respostas. Em seguida sugerir como tarefa de casa, uma pesquisa junto com os pais, para descobrir como nascem estes animais.
Fonte: http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/07/pinguim_f_024.jpg
2º Momento:
A professora deve retomar com as crianças o resultado da pesquisa que fizeram junto aos pais. Depois fazer perguntas do tipo: quantos ovos a fêmea do pingüim põe de uma vez? São muitos ou poucos? Quem cuida dos ovos até o nascimento dos pingüins? Se as crianças não conseguirem responder a estas questões, a professora pode assistir a vídeos com elas que apresentem estas informações.
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=sA8gC056CaE&feature=related
3º Momento:
Depois de assistirem aos vídeos, a professora pode retomar a discussão e pedir que as crianças representem com recorte e colagem, os novos conhecimentos adquiridos. Para a atividade de recorte e colagem, a professora deve disponibilizar materiais para que as crianças criem um cenário do espaço onde vivem os pingüins, depois recortar pingüins em revistas, recortar em cartolina branca, os ovos e montar painéis que podem ilustrar o mural da sala.
4º Momento:
A professora deve propor a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças, em forma de texto coletivo. Neste, as crianças farão um resgate de tudo que aprenderam sobre a forma de reprodução dos pingüins: tempo que leva para os ovos eclodirem, quem cuida dos ovos durante o processo de espera da eclosão, quem cuida dos filhotes, quem busca comida etc. As crianças podem convidar uma outra turma e socializar os novos conhecimentos acerca da reprodução dos pingüins.
Para saber mais sobre os pinguins:
Com esta aula é possível avaliar:
se as crianças conseguem reconhecer a forma de reprodução dos pingüins; se percebem a forma de organização social e familiar dos pingüins; se identificam as relações estabelecidas entre o filhote, seu pai e sua mãe.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2010
Quatro estrelasOi Ana, gostei muito do tema, até por que podemos também tratar das questões do aquecimento global. bjs Andrea