Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo sentidos: trabalhando com capas de revista

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a constituição das capas de revista, de forma a identificar elementos que são recorrentes e nessa construção.
  • Ser capaz de construir sentidos a partir das informações fragmentadas que se apresentam numa capa de revista.
  • Perceber, analisar e avaliar a intencionalidade das informações e imagens que são apresentadas.
  • Observar, analisar e avaliar o nível da linguagem utilizado em capas de revistas diversas e público alvo a que se dedica a revista.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, embora esse seja um trabalho que propõe que os alunos explorem capas de revistas, é primordial que eles conheçam o conteúdo de cada uma delas. Para isso, sugiro que, em uma aula anterior, que pode acontecer na biblioteca, ou em algum espaço aberto da escola, os alunos recebam várias revistas de diferentes perfis, para que possam folheá-las e conhecer melhor o seu interior. Eles podem ir revezado a leitura, trocando-as. Isso facilitará muito o trabalho que será desenvolvido no decorrer das aulas.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Professor, para iniciar essa aula, começaremos falando com os alunos sobre a importância da aparência da embalagem de um produto como uma estratégia de marketing. As marcas vivem repensando as embalagens de seus produtos a fim de obter melhores resultados em vendas.

Dessa forma, se transferirmos para as revistas a carga semântica da palavra “produto”, encarando-as como o bem comercializável que são, podemos também pensar que as grandes marcas de revista precisam ser a todo o tempo repensadas, tanto do ponto de vista estético, quanto do conteúdo, para continuarem chamando a atenção dos seus leitores.

Para que os alunos visualizem o que será inicialmente proposto, mostre por meio de data-show ou outro recurso, as seguintes capas de revista abaixo:

REVISTA 1 

http://spe.fotolog.com/photo/30/26/100/familia_huck/1258768609587_f.jpg - Capa da Revista Contigo - acesso em 19/06/2010. 

REVISTA 2 

http://www.estanciajm.com.br/img/publicacoes/capa_globo_rual.jpg - Capa da revista Globo Rural - acesso em 19/06/2010. 

REVISTA 3

http://www.logdemsn.com/wp-content/uploads/2008/03/capa-revista-veja-1.jpg - Capa da revista Veja - acesso em 19/06/2010. 

REVISTA 4

http://jgsilva.files.wordpress.com/2009/05/img_0430.jpg -   Capa da Revista Super Interessante - acesso em 19/06/2010.

Explique que pensar nas capas de revistas é algo estratégico, já que elas são o primeiro (e geralmente o único) elemento que irá estabelecer contato com o leitor no processo de compra.

Agora pergunte a eles: se para comprarmos frutas e verduras observamos as que têm melhor aparência, se ao optarmos entre uma marca de leite ou outra, muitas vezes compramos o que tem a aparência mais atrativa, será que não faríamos o mesmo com uma revista?

Ouça o que os alunos têm a dizer e vá intercalando as suas considerações. Diga que tem sido cada vez maior a preocupação dos editores de revistas em produzir capas cada vez mais coloridas, compostas por pessoas bonitas e sorridentes, ou por imagens polêmicas. Isso acontece, em primeiro lugar, pela exigência da grande maioria das pessoas, cada vez mais preocupada com os conceitos estéticos e em segundo lugar, por fazermos parte de uma sociedade que não mais fica chocada com fatos e imagens agora tidos como triviais.   

Agora pergunte aos alunos o que determina se uma revista terá tal ou qual aparência?

Deixe que os alunos observem as capas das revistas mostradas enquanto você registra no quadro de giz essa pergunta: se fosse para justificarmos a aparência de cada uma das revistas expostas, o seria possível dizer a respeito? Peça que eles copiem essa pergunta no caderno e façam esse exercício sobre cada uma das revistas. É importante que eles entendam por “aparência”, o conjunto de elementos que constituem a capa da revista: imagens, títulos, formatos e tamanhos dos títulos, informações adicionais.

Revista 1: a revista Contigo é destinada a tratar da vida de celebridades. Por isso, grande parte de suas edições se concentrará em imagens de artistas sorridentes e frases polêmicas a respeito de suas vidas pessoais.

Revista 2: a revista Globo rural tem como característica o fato de que sua linguagem, tanto verbal quanto não verbal, é destinada à um publico mais restrito, que se interessa por informações e imagens relacionadas à agricultura e pecuária.

Revista 3: a revista Veja tem um caráter mais jornalístico, sendo que os conceitos credibilidade e imparcialidade, mais que nas demais revistas, têm que prevalecer. Suas imagens e manchetes são geralmente polêmicas.

Revista 4: a revista Superinteressante é tem por enfoque trazer reportagens sobre aspectos culturais, tecnológicos, científicos, religiosos etc. por isso, tanto as suas imagens quanto as manchetes noticiadas darão maior foco à prestação de informações de forma concisa e direta.   

Por último, pergunte aos alunos se há alguns elementos nessas capas que podem ser considerados fixos entre marcas de revistas diferentes e em outras edições da mesma revista.

Eles deverão observar que todas as revistas obedecem na capa ao padrão de trazer o nome (ou a marca) na parte superior. Além disso, todas elas trazem informações referentes à tiragem, ano, data e, geralmente, o preço. Em todas há, também, o predomínio de uma notícia principal centralizada, com uma imagem em destaque e de outras reportagens secundárias nos cantos, com ilustrações menores ou sem as mesmas.

Quanto ao que será comum em edições diferentes de uma mesma revista, os alunos podem sugerir que a tipografia das letras, em especial as do nome da revista, são sempre iguais. Peça que eles expliquem o porquê desse padrão e se eles não conseguirem, diga da necessidade de que a revista tenha uma personalidade, uma marca registrada, no caso, o nome, a marca, como acontece com qualquer outro produto. Isso acontece porque, apesar de a revista já ser marcada pela transitoriedade da notícia, é importante que os leitores encontrem certos padrões, para estabelecerem laços de confiança, quase afetividade com o suporte textual que escolheram ler.

2ª AULA

Agora que os alunos já pensaram nas capas de revista em seu aspecto mais plástico, demonstre a eles que, embora seja necessária uma grande preocupação com a aparência da capa, a escolha das imagens, a formatação das letras e cores e que haja uma equipe de profissionais por trás disso sempre preocupados com o quesito inovação, as revistas já têm um grande diferencial, enquanto produto, a cada edição, porque elas lidam justamente com o novo, a notícia. Então aqui você deve focar as manchetes que ocupam as páginas das revistas, pois elas são novas a cada edição e podem ser um fator importante para a conquista de vários leitores.

A partir disso, professor, a prática que será realizada agora é de que os alunos criem, a partir de algumas reportagens de diferentes revistas, as manchetes que seriam usadas para colocar o texto em evidência na capa da revista. Isso fará com que eles pratiquem a sua capacidade de extrair de um texto longo a sua essência, traduzindo-a em uma frase ao mesmo tempo concisa e atrativa.

Aconselha-se que esse exercício seja feito individualmente, mas que o texto utilizado por um aluno para extrair a manchete seja também usado por outro aluno. Assim, quando eles forem apresentar as manchetes que criaram, ficará mais fácil avaliar se fizerem ou não um bom trabalho e se as duas manchetes têm a mesma essência. Cada aluno poderá criar quatro notícias, a partir de quatro reportagens. As reportagens sobre as quais eles farão o exercício poderão ser extraídas de revistas velhas. Recorte-as, sem título, e repasse aos alunos para que eles possam criar.

3ª AULA

Nessa aula se dará as apresentações das manchetes criadas. Os alunos farão a leitura das reportagens que usaram como suporte para a criação das suas manchetes. Em seguida, apresentarão as manchetes.

4ª AULA

Agora, professor, pense no processo inverso. Distribua a turma em equipes e entregue para cada equipe uma manchete de revista. Então, a partir, unicamente, das informações que são fornecidas na manchete, eles criarão uma falsa reportagem, inventando dados e informações fictícias. Aqui eles trabalharão com inferências, tendo por base um título.

Na aula do Portal do Professor, Virou notícia na escola: a criação do texto jornalístico, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6640 – acesso em 20/06/2010, você encontrará um roteiro para a construção de uma reportagem, especialmente na 2ª e 3ª aulas.

Oriente os alunos durante a produção e após a conclusão da escrita, os textos deverão ser revisados por você, professor. Que tal sugerir que uma equipe leia o texto da outra e proponha correções? Depois de corrigidos, os textos devem ser passados a limpo e uma folha definitiva.  

5ª AULA

Esse será novamente o momento de socialização dos textos criados. As equipes poderão ler os textos que criaram e na sequência devem providenciar a confecção de um grande mural em que serão expostos os seus textos. O mural poderá ser afixado em um lugar de destaque na escola. É sempre importante dar visibilidade às produções dos alunos, professor.

Recursos Complementares

http://veja.abril.com.br/ - Mais edições da Revista Veja – acesso em 20/06/2010.  

http://revistagloborural.globo.com/ - Mais edições da Revista   Globo Rural – acesso em 20/06/2010.

http://super.abril.com.br/ - Mais edições da Revista   Superinteressante – acesso em 20/06/2010.

http://contigo.abril.com.br/ - Mais edições da Revista   Contigo – acesso em 20/06/2010.

Avaliação

Professor, avalie o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula. Observe a criatividade e a capacidade argumentativa de explicar o motivo de suas escolhas em relação à criação de manchetes a partir de um texto. Veja também se fizeram inferências pertinentes em relação ao texto que criaram a partir do título. Avalie o texto também quanto a sua qualidade gramatical. Caso o s alunossejam perspicazes e coerentes em suas escolhas, elogie-os e valorize a sua produção. Caso contrário, oriente-os a corrigir ou refazer o trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudio Cesar Cruz, FATEA - Lorena , São Paulo - disse:
    claudio-pm@hotmail.com

    22/10/2014

    Cinco estrelas

    Excelente a sequência didática. Curso licenciatura em Letras e o conteúdo foi bastante relevante para a minha formação.


  • arlete silva, Escola Estadual Professor Iago Pimentel , Minas Gerais - disse:
    learte10@gmail.com

    05/02/2014

    Cinco estrelas

    Olá!!Muito bom!!Trabalho completo também para trabalhar com arte visual!!Parabéns


  • Marli de Oliveira Geraldo, Diretoria de ensino de Santo Anastácio , São Paulo - disse:
    marli.geraldo@hotmail.com

    15/03/2013

    Quatro estrelas

    A Sequência didática está muito boa - passando pelos processos da sondagem, da alimentação temática, da produção e socilaização. Gosto muito desses trabalhos feitos com os alunos - dessas leituras que os ajudam a compreender os textos visuais e verbais e colaboram com as construções de sentido, ajudando-os a construir seus conhecimentos prévios.


  • jacqueline gomes, Escola municipal , Santa Catarina - disse:
    jackadri@gmail.com

    18/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela ótimo trabalho. Estava querendo trabalhar com revistas e precisava de melhores informações sobre o que explorar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.