30/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Identificar outros elementos que compõem o fenômeno do Hip Hop;
Vivenciar o “StreetBall” identificando seu conjunto de regras.
Conceito e elementos do HIP HOP
Atividade 1:
Exibir o vídeo abaixo e perguntar:
http://www.youtube.com/watch?v=m6Y3xap6KXI&feature=player_embedded (acesso em 12/06/10)
- O QUE ESTÁ SENDO EXIBIDO?
- VOCÊ JÁ PRÁTICOU?
- EXISTE ALGUMA DIFERENÇA PARA O ESPORTE BASQUETE? QUAIS?
- PODEMOS CONSIDERAR ESSA PRÁTICA COMO PARTE DE UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL E/OU SOCIAL? POR QUÊ?
Em seguida o professor deverá contextualizar a prática do STREETBALL onde:
“O termo "Streetball" não tem origem apenas no jogo conhecido como Streetbasketball, mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, e este tem ligação com a música (RAP e Hip Hop). Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Streetbasketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.”
Retirado de: http://www.lub.org.br/na-quadra/streetball/o-que-e (acesso em 12/06/10)
Por apresentar características comuns em sua origem com o movimento do HIP HOP, ao STREETBALL foram agregados valores como contestação, superação e emancipação, presente nos encontros desta manifestação social. Perguntar à turma se existe outras manifestações, sejam elas esportivas ou artísticas, na atualidade, que representem o “espírito” do HIP HOP e pedir que eles argumentem sobre suas opiniões. Além das manifestações relacionadas na aula “Elementos do HIP HOP”, temos também o GRAFFITI, ilustrado nas fotos abaixo que serão apresentadas para a turma:
01 - http://4.bp.blogspot.com/_DLtWxd3dchc/R1R86x-qRGI/AAAAAAAAA-U/76IRpCAif3w/s1600-R/graffiti-portugal+024.jpg (acesso em 16/06/10)
02 - http://www.ihes.com/bcn/spanish/images/blog/graffiti.jpg (acesso em 16/06/10)
03 - http://2.bp.blogspot.com/_motNlDy8ieA/SkjKDh39mYI/AAAAAAAAAQk/eR9azMjDViY/s400/Graffiti+Lagoa+Jo%C3%A3o.jpg (acesso em 16/06/10)
O professor poderá contextualizar esta manifestação, durante a apresentação das fotos, com o seguinte texto:
Na década de 70, jovens pobres de Nova Iorque utilizavam-se dos mais diversos espaços, como muros, placas e trens, ou em qualquer lugar que fosse possível para expressar sua arte, isto é, desenhos com mensagens de protesto ou de conscientização. Os materiais comumente utilizados por graffiteiros são: spray de tinta, rolinho, pincel, corante e tinta de galão.
Atividade 2:
Entregar em uma folha de papel o texto abaixo sobre o STREETBALL:
“O basquete de rua dá ao jogador a liberdade de criar e improvisar jogadas espetaculares. O streetball é a continuação do basquete de quadra, onde são valorizadas, principalmente, a habilidade e criatividade de cada atleta. Com regras menos rígidas do que o basquete de quadra, o basquete de rua pode ser jogado com qualquer tipo de formação; desde o um contra um até o 5 contra 5. No entanto, entre as disputas mais comuns está o 3 contra 3, que é o torneio mais conhecido no Brasil. No streetball a altura não é fator indispensável, e sim a habilidade técnica e de improvisação de cada atleta. Modalidade bastante comum nos Estados Unidos, os “rachas” ou peladas de basquete podem ser jogados em praças ou ruas de qualquer cidade do país, sempre embaladas pelo som do Rap. E quem assiste a uma dessas disputas tem a garantia de presenciar um verdadeiro espetáculo, cheio de disputa, jogadas inesperadas e enterradas sensacionais.”
Retirado de: http://www.lub.org.br/na-quadra/streetball/o-que-e (acesso em 12/06/10)
Com bolas de basquetebol, pedir que os alunos realizem movimentos acrobáticos e de equilíbrio da bola. Os alunos poderão também se agrupar em duplas ou trios e com essa formação trocarem passes e jogadas ensaiadas em progressão à cesta de basquete.
Atividade 3:
Pedir que identifiquem no vídeo abaixo algumas técnicas do STREETBALL:
http://www.youtube.com/watch?v=atcLVkQZsb4 (acesso em 15/06/10)
Com bolas de basquete e em um espaço delimitado, os alunos se organizarão em duplas. Uma dupla jogará com outra um mini jogo observando as seguintes regras:
- A pontuação será dada da seguinte maneira:
-> a bola que passa por debaixo das pernas de um dos seus oponentes valerá 2 pontos;
-> a cada 5 passes completados entre a dupla, 1 ponto será dado;
-> a cada uma das jogadas abaixo completadas, 3 pontos serão marcados para a dupla:
- se uma dupla intercepta um passe terá a posse da bola
- o jogo terá a duração de 5 minutos
As duplas podem ser trocadas no decorrer da atividade.
Página sobre graffiti e pichação: http://www.patriciaaranha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113:graffiti-x-pichacao&catid=2:ultimas-materias&Itemid=8 (acesso em 16/06/10)
Para maiores informações a respeito do StreeBall e o movimento do HIP HOP: http://www.lub.org.br/ (acesso em 16/06/10)
Com um conjunto de regras definido (construir junto com os alunos o número de jogadores, forma de disputa, duração dos jogos...) propor um torneio de STREETBALL na turma. Para criar um contexto do HIP HOP, o ambiente poderá ser estruturado colocando músicas do gênero durante as partidas e também, com ajuda dos professores de ARTES (em um trabalho coletivo), um muro ou até mesmo cartazes com textos ou figuras sobre o colégio podem ser feitos utilizando o GRAFFITI.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/09/2011
Cinco estrelasmuito bom parabens beijos