Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hidratação: O que a água faz por mim?

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: entendam os motivos pelos quais precisamos beber água; compreendam como se dá o processo de termorregulação do corpo humano; reflitam sobre as causas e conseqüências possíveis do mau funcionamento desse mecanismo (desidratação); compreendam as diferenças no funcionamento do corpo em ambientes mais úmidos e mais secos; entendam a importância das atividades físicas e atividades de lazer.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há. Porém, essa é uma aula importante para outra intitulada “Suar pouco é sinônimo de preguiça?”.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Sala de aula; espaço amplo.

Materiais. Projetores de imagens, garrafinhas de água, caneta ou fita adesiva para marcar graduações nas garrafinhas, papel para registro (professor) com nome de cada aluno; se possível, um recipiente para medir o volume de água para cada garrafa ou réguas.         

Atividade 1. Entendendo o valor da água no organismo (25’). 

Nessa fase o professor deve selecionar informações importantes sobre a necessidade da água para a nossa vida, nosso organismo, etc. Informações simples como:  - Não existe vida sem água. - Assim como a Terra, nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Todo o nosso organismo precisa da água. - A água é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento. - Podemos ingerir água pura, sob a forma de sucos, frutas suculentas, etc. - Hidratar significa repor a água do organismo que perdemos durante as atividades diárias, durante os exercícios, as brincadeiras, etc. - A água ajuda na regulação da temperatura do nosso corpo (aula “Suar pouco é sinônimo de preguiça”?) - Como eliminamos água pelo nosso organismo: suor, urina, lágrimas. - Selecione informações que julgar importantes e relacione-as a imagens que ajudem às crianças a entender o conteúdo.   

Atividade 2. Enchendo e graduando as garrafas. (25’) 

Introduzido o assunto, leve as crianças para o espaço amplo acompanhadas de suas garrafinhas. Combine a marcação das garrafinhas, pois precisaremos saber o quanto de água colocamos em cada uma, no início da aula, e o quanto restou ao final da mesma. Cada uma, comumente, possui 500ml de água quando cheias e, aproximadamente, 10 cm de comprimento. Marque e gradue, com os alunos, as garrafinhas de 1 em 1 cm o que corresponderia a mais ou menos 50 mL por cm, totalizando 10 marcações (com fita adesiva ou canetas). Depois de graduadas, peça para que as crianças encham suas garrafas de água até a marca maior.

Fonte: arquivo pessoal

Atividade 3. Brincando e hidratando. (25’) 

De posse das garrafas, poderemos realizar uma aula de qualquer conteúdo da Educação Física (esportes, brincadeiras, capoeira, dança, etc). A idea é fazer com que as crianças observem o quanto de água sentem vontade de beber a cada atividade, nos intervalos, etc. Ao final das atividades propostas, reúna as crianças para vermos a quantidade de água que cada um bebeu.

Atividade 4. Mais suor ou mais xixi? (25’)

Com as crianças reunidas pergunte e observe coletivamente: Quem parece ter suado mais? E menos? Quem tem vontade de ir ao banheiro? Quem bebeu mais líquido? Quem bebeu menos? Alguém precisou encher a garrafa uma segunda vez? Quem está sentindo muito e quem está sentindo pouco calor? Com posse das respostas, registre e mostre para os alunos as respostas encontradas, estabelecendo relações entre: quem parece ter bebido mais água é quem está mais suado? Quem está com vontade de ir ao banheiro suou muito ou pouco? E o quanto de água precisou beber para se refrescar? Entre outras questões que façam com que as crianças reflitam sobre a importância do consumo de água e suas relações com a regulação da temperatura do corpo que varia muito de pessoa para pessoa.

Recursos Complementares
Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao tema, às atividades selecionadas para esse momento. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? Entre outras perguntas que julgarem necessárias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.