17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
ATIVIDADE 1 – ANALISANDO UM CALENDÁRIO
Apresente às crianças o calendário abaixo. Ele apresenta datas comemorativas referentes ao meio ambiente.
Calendário adaptado do site: <http://www.cm-odemira.pt/PT/Viver/Ambiente/Utilidades/Paginas/default.aspx>
O Dia da Árvore
Em todo o mundo o dia da Árvore é comemorado em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária. Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
Texto adaptado do site: <http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-dia-da-arvore.jhtTem>.
ATIVIDADE 2 – LENDO FOLHETOS
Folhetos são textos de cunho persuasivo e intenção publicitária. Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou ideias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação. Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das ideias.
Fonte: <http://www.portalsas.com.br/pdfs/lab_redacao/proposta1.pdf>.
As crianças deverão, em seguida, analisar folhetos.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
As crianças deverão acessar o site: <http://www.ummilhaodearvores.org.br>.
Para que as crianças construam a cartilha, sugiro que sejam retiradas informações deste site que possui uma linguagem acessível e diversas informações relevantes para o tema abordado.
Imagem retirada do site: <http://csmartinho-semcenas.blogspot.com/2010/03/dia-mundial-da-arvore-ou-da-floresta.html>.
Imagem retirada do site: <http://www.jfcampolide.com/news.php?news_id=329&page=24>.
ATIVIDADE 4 – PLANTAR ÁRVORE*
*Oficina adaptada do site: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-dia-da-arvore.jhtm
Para formação do professor: GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA: DO RECONHECIMENTO À PRODUÇÃO ESCRITA. Disponível em: <http://www.celsul.org.br/Encontros/06/Coordenadas/30.pdf>.
Aula do Portal do Professor: A leitura de folhetos informativos <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2013
Cinco estrelasADOREI. VOU PASSAR O TEXTO PARA ALUNOS DE 4º ANO NUMA LINGUAGEM SIMPLES E CONSCIENTE. ADOREI SABER SOBRE AS ÁRVORES ADOTADAS POR REGIÃO NO BRASIL, POIS NÃO TINHA CONHECIMENTO. ESTOU CONTENTE POR TER ENCONTRADO AS INFORMAÇÕES ACIMA. OBRIGADA!!!!