Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Textos informativos: Folhetos para o dia mundial da árvore

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •        Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;
  •        Escrever textos a partir de pesquisa temática;
  •        Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;
  •        Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática;
  •        Aprender estratégias de leitura que visem ampliar as possibilidades de compreensão de textos;
  •        Compreender as características centrais do gênero textual folheto.
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – ANALISANDO UM CALENDÁRIO    

Apresente às crianças o calendário abaixo. Ele apresenta datas comemorativas referentes ao meio ambiente.

Calendário adaptado do site:  <http://www.cm-odemira.pt/PT/Viver/Ambiente/Utilidades/Paginas/default.aspx>   

  •        Ajude as crianças a lerem e incentive que façam comentários.
  •       Faça com a turma uma primeira leitura do texto abaixo:

O Dia da Árvore   

Em todo o mundo o dia da Árvore é comemorado em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro  à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida.   No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.   

A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.   

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.   Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.   

Texto adaptado do site: <http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-dia-da-arvore.jhtTem>.   

  •       Peça que toda a turma acompanhe a leitura. Oriente o ritmo e acompanhe aqueles que tiverem maior dificuldade.
  •       Solicite que as crianças comentem o texto lido.
  •       Ajude-as a relacionar o calendário ao texto lido com perguntas como:
    •        O que os dois textos têm em comum?
    •        Quais as diferenças entre os dois textos?
    •        Em qual formato eles se apresentam?
    •        Para que serve o primeiro texto?
    •        Para que serve o segundo texto?

ATIVIDADE 2 – LENDO FOLHETOS

Folhetos são textos de cunho persuasivo e intenção publicitária. Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou ideias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação. Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das ideias.

 Fonte: <http://www.portalsas.com.br/pdfs/lab_redacao/proposta1.pdf>.    

As crianças deverão, em seguida, analisar folhetos.

  •       Sugiro que você, professor, recolha folhetos em sua comunidade, preferencialmente relacionados à temática ambiental. Leve para a sala de aula para que as crianças possam manusear livremente.  No site: <http://edilsonz.blogspot.com/2010/09/dia-da-arvore.html> existe um folheto on-line disponível sobre o dia mundial da árvore. 

  •       As crianças deverão identificar a função social do folheto. Ajude-as a observar:
    •         Para que serve o folheto?
    •        Qual assunto/tema o folheto apresenta?
    •         Como é possível saber o tema apresentado pelo folheto?
    •        As ilustrações correspondem ao assunto tratado?
  •       Esclareça o significado de palavras desconhecidas pelas crianças.

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO

 As crianças deverão acessar o site: <http://www.ummilhaodearvores.org.br>.   

Para que as crianças construam a cartilha, sugiro que sejam retiradas informações deste site que possui uma linguagem acessível e diversas informações relevantes para o tema abordado.

  •       Organize as crianças em grupos de 3 ou 4.
  •       Cada grupo deverá ser responsável por ler e analisar um tema específico dentro do site. Ex:
    •        Como plantar uma árvore.
    •        O dia mundial da árvore.
    •        Dicas para o meio ambiente.
    •        Por que plantar árvores.
    •        Árvores brasileiras etc.
  •       As crianças deverão produzir textos curtos a partir das informações do site. Como forma de conscientização, sugerimos que folhas de papel sejam reaproveitadas como rascunho.
  •       Corrija o texto das crianças e peça que façam uma nova revisão.
  •       Escolha com as crianças imagens da Internet, como as apresentadas no final desta atividade, para deixar o folheto mais bonito e atraente.
  •       As crianças precisam digitar o texto no computador. Depois, faça a formatação para que ele se torne um folheto.
  •       Se possível, reproduza cópias para serem distribuídas pela escola. Fica mais interessante e adequado à proposta se puder ser feito em papel reciclado.

 Imagem retirada do site: <http://csmartinho-semcenas.blogspot.com/2010/03/dia-mundial-da-arvore-ou-da-floresta.html>.   

Imagem retirada do site: <http://www.jfcampolide.com/news.php?news_id=329&page=24>.   

ATIVIDADE 4 – PLANTAR ÁRVORE*

  •       Descubra com as crianças qual ou quais as árvores são nativas de sua região. Tal exploração poderá ser feita como pesquisa com a família (dever de casa).     
  •       Descubra o local onde possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.   
  •       Pesquise com as crianças como se desenvolvem e se reproduzem as árvores da região. No site http://www.ummilhaodearvores.org.br, existem informações específicas sobre as árvores nativas brasileiras. Após identificar a árvore, pesquise sobre ela neste site, sobre sua origem, cuidado e forma de plantio.   
  •       Plante as sementes ou mudas com a ajuda dos alunos, em locais apropriados para o desenvolvimento delas. Se não for possível no espaço da escola, organize um espaço na comunidade onde seja possível fazê-lo com as crianças. Sugiro consultar a Secretaria do Meio Ambiente ou órgão similar).
  •       Organize o acompanhamento do desenvolvimento das árvores.   

*Oficina adaptada do site: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-dia-da-arvore.jhtm 

Recursos Complementares

Para formação do professor: GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA: DO RECONHECIMENTO À PRODUÇÃO ESCRITA. Disponível em: <http://www.celsul.org.br/Encontros/06/Coordenadas/30.pdf>.  

Aula do Portal do Professor: A leitura de folhetos informativos <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>   

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se as crianças:

  •       Compreenderam o que é um folheto informativo: sua estrutura, seus usos e funções sociais.
  •       Relacionaram textos diferentes para interpretação e expuseram oralmente com coerência.
  •       Realizaram a leitura com ritmo e entonação.
  •       Produziram textos coerentes com a proposta.
  •       Revisaram e corrigiram o próprio texto.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANDREIA, PARTICULAR , São Paulo - disse:
    deiacrisbarboza@hotmail.com

    22/09/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI. VOU PASSAR O TEXTO PARA ALUNOS DE 4º ANO NUMA LINGUAGEM SIMPLES E CONSCIENTE. ADOREI SABER SOBRE AS ÁRVORES ADOTADAS POR REGIÃO NO BRASIL, POIS NÃO TINHA CONHECIMENTO. ESTOU CONTENTE POR TER ENCONTRADO AS INFORMAÇÕES ACIMA. OBRIGADA!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.