Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhando com formas céu e ar

 

15/10/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o   Conhecer parte da produção poética da artista Ligya Clark;

o   Produzir dobraduras que possam ser sustentadas pelo vento;

o   Desenhar com as dobraduras produzidas, utilizando como fundo o céu e como suporte o ar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sobre Lygia Clark Acessar link: http://www.lygiaclark.org.br/defaultpt.asp 

 Sobre o movimento de vanguarda o Concretismo surgido na década de 1960. Acessar link: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1281 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ampliar em papel A3, três ou mais, imagens do trabalho da artista plástica Lygia Clark e expor na sala de aula;

 Apresentar as imagens e dizer que estas são articuladas, o que permite a alteração de seus formatos;

Pedir aos alunos que falem sobre tais imagens, descrevendo-as, tendo como referência seus conhecimentos pessoais:

Segue sugestão de questões:

 1.      De que material são constituídas?

 2.      Porque a artista as articulou?

 3.      O que você sente ao olhar para este trabalho?

 4.      O que te remete estes objetos/bichos articulados?

 5.      O que podemos fazer em papel que nos lembraria as articulações destes objetos?

 Segue sugestões de imagens e links:

Objetos  Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_4EXWXhTziv4/SZQqtUij-uI/AAAAAAAAA3U/O5Xmgdk1WUg/s1600-h/objetos_lygia_clark.jpg  

   Lygia Clark Bicho (caranguejo duplo), 1961 alumínio, 53 x 59 x 53 cm Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo SP Foto: Romulo Fialdini Disponível em; http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.itaucultural.org.br/tridimensionalidade/arq/images/clark.jpg&imgrefurl=http://www.itaucultural.org.br/tridimensionalidade/arq/livro03.htm&usg=__45EKzI318YYgBRUVlgSzG3GYfRQ=&h=373&w=420&sz=15&hl=pt-BR&start=6&itbs=1&tbnid=QV6mhDtmfbWgCM:&tbnh=111&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dlygia%2Bclark%2Bobras%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:

Bicho http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejasp/lygia_clark/galeria/lygia_clark2.jpg&imgrefurl=http://arte-contemp.blogspot.com/&usg=__tFKijBC2fqWgWNpbk5QwNBLVSvE=&h=320&w=239&sz=13&hl=pt-BR&start=20&itbs=1&tbnid=sx55B7ic2g-piM:&tbnh=118&tbnw=88&prev=/images%3Fq%3Dlygia%2Bclark%2Bobras%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:

Falar com os alunos sobre dobradura/origami;

Origami é uma arte milenar japonesa de dobrar papel. No Japão, entre as crianças, os jovens e os adultos, esta arte é muito difundida. Para sua execução são necessários obedecer algumas regras básicas como trabalhar com folhas de papel quadrado e sem corte, apesar de muitos não obedecerem rigorosamente esta regra. Com algumas simples dobras no papel é possível ver surgir vários objetos, tais como aves, flores e outros;

Apresentar aos alunos imagens de alguns origamis;

 Segue sugestão de imagem e link:

  Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://gruaboy.blogsome.com/images/origami.jpg&imgrefurl=http://gruaboy.blogsome.com/2009/02/13/origami-y-papiroflexia/&usg=__rHVZjOY_ucPAzbkfMzO9u-rLjEU=&h=309&w=381&sz=63&hl=pt-BR&start=3&itbs=1&tbnid=WTANCtCoGMKdUM:&tbnh=100&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dorigamis%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:

Sugerir para os alunos pesquisarem em casa, em livros ou em sites, alguns origamis e trazê-los dobrados para a próxima aula;

Segue sugestão de sites para pesquisa sobre origami: Disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=891&bih=550&q=origami&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai= 

Disponibilizar para cada aluno 3 folhas de papel em cores diferentes, para que possam realizar as dobraduras resultantes da sua pesquisa sobre origami.

Aula 2 

Providenciar, para esta aula, varas de pescar pequenas (1m) e linha de nylon;

Entregar uma vara e três linhas de 1m de comprimento cada, para cada aluno;

Solicitar aos alunos que prendam a extremidade de cada linha em uma dobradura, sendo que cada dobradura deverá ter sua própria linha;

Pedir para os alunos prenderem as extremidades livres das linhas na ponta mais fina da vara de pescar;

Conversar com os alunos sobre os desenhos articulados, da artista Lygia Clark, que a cada momento transformam-se em desenhos diferentes (esta artista apresenta seu desenho em chapas de metais articulada, seu objeto possui, altura, espessura e largura, portanto, é um objeto tridimensional);

Lembrar aos alunos que cada uma das dobraduras produzidas por eles também são objetos tridimensionais, diferem dos objetos de Lygia por não serem confeccionados com metal e por não serem articulados;

Os trabalhos de Lygia são peças únicas, ao contrário dos origamis produzidos pelos alunos que podem ser repetidos, da mesma forma, várias vezes. Sendo assim, são peças artesanais e não trabalho plástico como os objetos da artista;

Falar para os alunos que, assim como a artista utilizou um suporte diferente para seu trabalho, eles deverão utilizar também um suporte diferente do lápis e do papel, ou da tinta e da tela e outros materiais convencionais, para desenharem formas únicas;

Convidar os alunos a se dirigirem para o pátio da escola;

Dizer aos alunos que, com suas varas de pescar, desenharão no ar, com seus origamis;

Os alunos deverão gesticular vigorosamente suas varas de pescar, de modo a permitir que os origamis deslizem no ar;

Fotografar  os rápidos desenhos realizados pelos alunos, dos origamis no ar;

 Cuidar para fotografar os desenhos de cada criança.

   Aula 3

Revelar para esta aula, as fotos tiradas na aula anterior e apresentá-las a seus produtores;

Discutir com os alunos sobre a experiência vivenciada;

Colher as impressões dos alunos e verificar se conseguiram compreender a relação dos origamis com a obra de Lygia Clark e de trabalho visual com artesanato.         

Recursos Complementares
Avaliação

o   Os alunos serão avaliados durante e ao final do processo de desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque a compreensão da poética da artista Lygya Clarck, a capacidade de pesquisar e produzir origamis, o envolvimento com o desenho no ar e a capacidade de compreender o trabalho de Lygia como uma produção visual e o origami como possibilidade de artesanato.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Olympia Avila Salsa, C. E. Augusto Cezário Diáz Adré , Rio de Janeiro - disse:
    olympiavila@gmail.com

    20/07/2013

    Cinco estrelas

    Exelente idéia! Principalmente a relação entre o origami e as esculturas de Lígia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.