15/10/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
o Conhecer parte da produção poética da artista Ligya Clark;
o Produzir dobraduras que possam ser sustentadas pelo vento;
o Desenhar com as dobraduras produzidas, utilizando como fundo o céu e como suporte o ar.
Sobre Lygia Clark Acessar link: http://www.lygiaclark.org.br/defaultpt.asp
Sobre o movimento de vanguarda o Concretismo surgido na década de 1960. Acessar link: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1281
Aula 1
Ampliar em papel A3, três ou mais, imagens do trabalho da artista plástica Lygia Clark e expor na sala de aula;
Apresentar as imagens e dizer que estas são articuladas, o que permite a alteração de seus formatos;
Pedir aos alunos que falem sobre tais imagens, descrevendo-as, tendo como referência seus conhecimentos pessoais:
Segue sugestão de questões:
1. De que material são constituídas?
2. Porque a artista as articulou?
3. O que você sente ao olhar para este trabalho?
4. O que te remete estes objetos/bichos articulados?
5. O que podemos fazer em papel que nos lembraria as articulações destes objetos?
Segue sugestões de imagens e links:
Objetos Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_4EXWXhTziv4/SZQqtUij-uI/AAAAAAAAA3U/O5Xmgdk1WUg/s1600-h/objetos_lygia_clark.jpg
Lygia Clark Bicho (caranguejo duplo), 1961 alumínio, 53 x 59 x 53 cm Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo SP Foto: Romulo Fialdini Disponível em; http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.itaucultural.org.br/tridimensionalidade/arq/images/clark.jpg&imgrefurl=http://www.itaucultural.org.br/tridimensionalidade/arq/livro03.htm&usg=__45EKzI318YYgBRUVlgSzG3GYfRQ=&h=373&w=420&sz=15&hl=pt-BR&start=6&itbs=1&tbnid=QV6mhDtmfbWgCM:&tbnh=111&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dlygia%2Bclark%2Bobras%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:
Falar com os alunos sobre dobradura/origami;
Origami é uma arte milenar japonesa de dobrar papel. No Japão, entre as crianças, os jovens e os adultos, esta arte é muito difundida. Para sua execução são necessários obedecer algumas regras básicas como trabalhar com folhas de papel quadrado e sem corte, apesar de muitos não obedecerem rigorosamente esta regra. Com algumas simples dobras no papel é possível ver surgir vários objetos, tais como aves, flores e outros;
Apresentar aos alunos imagens de alguns origamis;
Segue sugestão de imagem e link:
Sugerir para os alunos pesquisarem em casa, em livros ou em sites, alguns origamis e trazê-los dobrados para a próxima aula;
Segue sugestão de sites para pesquisa sobre origami: Disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=891&bih=550&q=origami&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=
Disponibilizar para cada aluno 3 folhas de papel em cores diferentes, para que possam realizar as dobraduras resultantes da sua pesquisa sobre origami.
Aula 2
Providenciar, para esta aula, varas de pescar pequenas (1m) e linha de nylon;
Entregar uma vara e três linhas de 1m de comprimento cada, para cada aluno;
Solicitar aos alunos que prendam a extremidade de cada linha em uma dobradura, sendo que cada dobradura deverá ter sua própria linha;
Pedir para os alunos prenderem as extremidades livres das linhas na ponta mais fina da vara de pescar;
Conversar com os alunos sobre os desenhos articulados, da artista Lygia Clark, que a cada momento transformam-se em desenhos diferentes (esta artista apresenta seu desenho em chapas de metais articulada, seu objeto possui, altura, espessura e largura, portanto, é um objeto tridimensional);
Lembrar aos alunos que cada uma das dobraduras produzidas por eles também são objetos tridimensionais, diferem dos objetos de Lygia por não serem confeccionados com metal e por não serem articulados;
Os trabalhos de Lygia são peças únicas, ao contrário dos origamis produzidos pelos alunos que podem ser repetidos, da mesma forma, várias vezes. Sendo assim, são peças artesanais e não trabalho plástico como os objetos da artista;
Falar para os alunos que, assim como a artista utilizou um suporte diferente para seu trabalho, eles deverão utilizar também um suporte diferente do lápis e do papel, ou da tinta e da tela e outros materiais convencionais, para desenharem formas únicas;
Convidar os alunos a se dirigirem para o pátio da escola;
Dizer aos alunos que, com suas varas de pescar, desenharão no ar, com seus origamis;
Os alunos deverão gesticular vigorosamente suas varas de pescar, de modo a permitir que os origamis deslizem no ar;
Fotografar os rápidos desenhos realizados pelos alunos, dos origamis no ar;
Cuidar para fotografar os desenhos de cada criança.
Aula 3
Revelar para esta aula, as fotos tiradas na aula anterior e apresentá-las a seus produtores;
Discutir com os alunos sobre a experiência vivenciada;
Colher as impressões dos alunos e verificar se conseguiram compreender a relação dos origamis com a obra de Lygia Clark e de trabalho visual com artesanato.
o Os alunos serão avaliados durante e ao final do processo de desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque a compreensão da poética da artista Lygya Clarck, a capacidade de pesquisar e produzir origamis, o envolvimento com o desenho no ar e a capacidade de compreender o trabalho de Lygia como uma produção visual e o origami como possibilidade de artesanato.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2013
Cinco estrelasExelente idéia! Principalmente a relação entre o origami e as esculturas de Lígia.